O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 17 de março de 2010

ESTUDANTES: CARTA ABERTA AO PREFEITO HELDER BARBALHO...



Por Mariana Freitas*

Prefeito Helder.
É do conhecimento de todos os cidadãos do município a precariedade enfrentada no dia a dia com relação ao transporte público, que deixa muito a desejar em nossa cidade. O senhor, evidentemente, não anda de ônibus, se assim o fizesse,constataria que existem bairros em Ananindeua em que a situação neste sentido é mais grave, caso do Icuí-Guajará, onde se encontra localizado o terreno da granja que servia de moradia aos governantes no passado e agora de jogo de manobra que pode ser irreversivelmente prejudicial a toda Classe Estudantil a qual estou aqui por representar.

A sofrida população, em especial os estudantes desta área que o digam, o quanto é difícil se locomover para lá, uma vez que os donos das empresas de ônibus que são detentoras da concessão das linhas que a exploram,disponibilizam poucos coletivos, a maioria em péssimas condições de uso e higiene talvez porque não são devidamente fiscalizados,e que não conseguem atender a demanda de usuários, que são obrigados a viajar nesta precaríssima frota,onibus para lá de lotados de passageiros, sendo muitos os motoristas que “queimam” as paradas obrigatórias.

Sem falar que a região é classificada como sendo uma zona vermelha. A pergunta que todos os estudantes vêm fazendo na cidade é a seguinte: se até a própria governadora com todo o amparato militar e de segurança institucional de que dispõe fora a sua Guarda municipal, sentiu-se insegura para habitar na nesta área, imagine-nos, pobres mortais? Seremos os alvos mais fáceis no futuro por estarmos sendo preteridos das discussões no presente que poderiam tender para um conjunto de opções mais racionais e mais sintonizadas com a nossa realidade conjuntural?.

Por ser o Senhor ainda jovem, deveria estar com a mente mais arejada, fugindo da tentação meramente ‘politiqueira’ que parece estar possuído. Deixe essa postura anacrônica para os políticos mais velhos que se negam a compreender que é justamente a população que habita a periferia com renda que vai de 0 a 3 salários minimos, que representam 29% da demanda reprimida dos carente de moradia no seu município,desta forma o senhor não estaria contentando nem os sem casa e tão pouco os estudantes.

O que o senhor tem a favor do desconforto de deslocamento e da violência a qual nos estudantes podemos ser alvos fáceis?

A instalação deste importantíssimo projeto do Pólo Educacional médio e superior, sob a ótica do que foi exposto não seria mais apropriado fosse à própria BR-316, já que se apresentaria geograficamente mais inclusiva e plural em nível multiplicidade de linhas que se conectam com todos os bairros, inclusive a capital, oferecendo benefícios e vantagens de custo e deslocamento e ao mesmo tempo mais segurança aos futuros alunos, principalmente ao final das aulas noturnas?

Parece lógico, prefeito, mesmo porque existe um quartel da Polícia Militar e um fluxo constante de veículos da Policia Federal Rodoviária que impõe respeito e nos deixa certa garantia de segurança pela freqüência de suas presenças.

Mesmo porque contemplaria tanto os habitantes do lado esquerdo da rodovia, quanto os do lado oposto, Distrito, Aurá, Che Guevara, Marighella,contemplando estudantes de outros pólos da Região Metropolitana que precisam estar inseridos feito os de Marituba, Benevides, Santa Bárbarae outros, beneficiando milhares de jovens com esta iniciativa positiva que tem a chancela e apoio do Governo do Estado e Federal sem a qual não sairá do papel já que a sua contrapartida será muito pequena...

Que ficariam desobrigados de ter que miseravelmente pagar duas passagens de dois ônibus, o que fatalmente ocorrerá caso esse importante projeto seja deslocado do centro para a periferia e instalado na ex-residência dos governadores que é servida por poucas linhas, ficando na contramão para a maioria da classe estudantil.

É esse ponto que tem gerado grande controvérsia, especialmente entre os estudantes mais humildes.

Por gentileza, responda-nos.

Queremos um encontro com o Senhor para discutir aquilo que nos interessa,diretamente. Não aceitaremos decisões sobre as quais não estamos consultados e que os senhores desejam empurrá-las a partir do seu gabinete, goela abaixo da classe estudantil por mero capricho. Mesmo porque não somos bichos de presépio e sabemos dialogar.

Obrigado

Postado por:
*Mariana Freitas,lider estudantil metropolitana.
.

5 comentários:

  1. Entendo que essa juventude não deveria ter apoiado esse governo, fruto da corrupção de longas e longas datas. O que aconteceu? Se não me engano vocês do PT apostaram todas as fichas nele, não foi mesmo??

    ResponderExcluir
  2. Ora seu Miguel, não confunda composição de governo em determinada conjuntura com debate, discussão entre governo e a classe estudantil. A juventude do PT e todos os petistas marcharam unidos com o PMDB e elegemos o atual prefeito, porque naquela conjuntura era correto fazer isso. Mas, daí a dizer que nossos jovens tem que se calar e reclamar, se contrapor e até mesmo propor vai uma grande diferença. A companheira está correta temos todos os setores que lutar pelos nossos interesses e construirmos uma mundo melhor. VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO DIRIGENTE E DE LUTAS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Viva sim o movimento estudantil e a luta de todos os trabalhadores que não se trocam nem se vendem. Não sei quem és, mas parece-me que contribuiste para ressuscitar os Barbalhos!!

    ResponderExcluir
  4. Quem é o senhor seu Miguel pra ter moral pra aponta dedo pra quem tá na luta,valendo,como é o caso da companheira Mariana que teve o que o senho e seu partido aedes egpty nunca tiveram:bolas pra sair do discusso vazio de ação e rico em retoricas.Venha se junta com quem ta dando a cara a bater, vá pra rua conosco.É facil ser bacana a partir da ponta da caneta e da garganta.Quero vê é ser bacana suando os fundilhos no movimento,coisa que vcs esqueceram ou ñ tem competencia pra fazer,se viciaram em chorumelas?.Chega de léro-lero e tenha vergonha na cara respeite os estudantes combativos.

    Bruno C.N.III,Ananindeua

    ResponderExcluir
  5. Acho que você precisa conhecer pra depois se posicionar! Não é assim que merecemos respeito e consideração, até acho que você está sendo usado. Saiba, Bruno, que tenho o maior apreço pela jovem Mariana, pois a conheço desde quando ela era criança e tenho uma amizade sincera com sua família, sobretudo na pessoa do professor Favacho, companheiro de luta e muitíssimo solidário, a quem respeito muito. Entretanto, releia meus textos e veja que não discordo da luta e nem tampouco me dirijo à companheira Mariana.
    Ratifico minha posição: a juventude liderada pelos companheiros equivocou-se em apoiar os Barbalhos, ajudando esses corruptos a se manterem no poder. E o que mais me entristece é que todos já conheciam o passado deles. Isso não é postura de jovens que lutam pela melhoria da sociedade. Pelo que sei, é característico do jovem se rebelar contra tudo e todos que ameaçam passar por cima dos seus direitos, não é mesmo?
    Bruno, tenho escrúpulos! Ficaria envergonhado se tivesse acreditado nas mentiras deles e ter ajudado a colocá-los no poder, pedindo votos pra amigos, tentando convencer o povo de que eram eles a melhor opção e agora ter que baixar a cabeça ou pensar em desculpas esfarrapadas quando a sociedade perguntar o que está acontecendo.
    Convide-me para lutar contra todos os que exploram o povo, que não hesitarei em participar! Mas não se deixe enganar mais uma vez por eles, os Barbalhos! As eleições já estão aí, cuidado!!

    ResponderExcluir