O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 19 de março de 2010

PT É VANGUARDA NA LUTA PELA MEIA PASSAGEM INTERESTADUAL...!


Esta aprovada, desde outubro de 2009 na ALEPA e sancionada pelo Governo do Povo, através da caneta da governadora Ana Julia Carepa, o projeto que institui e garante a Meia Passagem Interestadual, garantindo a todos os estudantes do Estado do Pará este importante benefício, vitoria que contempla a batalha de varias gerações de estudantes que foram ignorados por todos os governantes anteriores, prioridade esta que foi tratada pela esquerda como uma espécie de ponto de honra dentro do modelo de Gestão Democrática e Participativa, uma das marcas do governo socialista do Partido dos Trabalhadores.

Esta luta iniciou-se em 25 de janeiro de 2007, quando a ex-deputada e atual vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista (PT), apresentou na Assembléia Legislativa do Estado a Lei nº 35 alterando o Artigo 284 da Constituição do Estado do Pará, assegurando à classe estudantil o direito ao benefício da Meia Passagem Interestadual em todos os pontos do território paraense, incluindo as aldeias e população do campo que não tinha garantido esse direito ao acesso a educação.

Este é o resultado vitorioso que serve de exemplo do que acontece quando as forças progressistas instaladas no parlamento e no governo se unem para fazer justiça social, para escrever mais uma pagina na história de muitas lutas dessa combativa classe estudantil, que se mobilizou e foi para as ruas com suas caras pintadas enfrentar os cassetetes de uma época em que os governos defendiam, com muita força, os interesses do empresariado e da burguesia em detrimento aos anseios legítimos da juventude estudantil, em especial os oriundos das famílias mais humildes, que ficavam confinados numa espécie de ‘campo de concentração invisível ’ em nível social, já que o acesso ao ensino era quase um privilegio de moços bem nascidos e das hoje chamadas ‘patricinhas’.
BUERES DIZ:
VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES PARAENSES! VIVA O CHIBÉ SOCIALÍSMO!
PASSE LIVRE JÁ PARA OS ESTUDANTES ANANINS!

Um comentário:

  1. PARABÉNS POR ESSA CONQUISTA, MAS É PRECISO QUE ELA SE ESTENDA PARA TODO O BRASIL.
    Sou estudante de curso superior federal de Minas Gerais, mas resido no interior de São Paulo,e fiquei indignada ao saber que não teria direito a passes(meia passagem) por tratarem de transporte interestadual, e detalhe a distância é de apenas 100 km. É um absurdo que não há uma lei federal para estudantes pagarem meia em transportes.
    Foi criado o SISU,alavancando o ENEM, para "democratizar" a educação e nada é feito para melhorar a vida do universitário?! É PRECISO CRESCER BRASIL!

    ResponderExcluir