O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PARSIFAL,SE DEU MAL PARTE III



PARTE III

O 'falcão' Parsifal, Foi o grande derrotado depois de encerrado este primeiro momento.

Foi a liderança que saiu -ele sabe disso, mais que ninguém- como a mais enfraquecida no final dessa novelona, podendo ter, ajoelhado,contribuído, obrigatoriamente, para a vitória daquilo que mais combateu,ou seja: ter que aceitar a solução de um nome 'laranja' que foi-lhe imposta goéla a baixo. Duro foi por não ter sido o seu.

Saiu muito 'arranhado' com esse desfecho justamente por ter se exposto excessivamente; virou um caçador de holofóte e a sua vaidade fez-lhe, ao que parece, ignorar um velho e sagrado ditado marajoara que diz: 'menino farto, não é menino guloso'.

Um dia ainda vai descobrir que a tal emenda contemplando os 143 municípios paraenses, da forma como ele propôs, foi uma vitória de Pírro.

Mais a frente será dito que, vai beneficiar infinitamente mais a governadora que prejudica-la.

Esse reconhecimento vira mais rápido do que se pensa e está,desde já, contabilizado, positivamente, como um presente e parte importante da sua estratégia de vitória inevitável:A força da caneta da governadora e mais forte que a força da garganta do arauto.

Parsifal, queria ter sido o escolhido para pré-candidato e isso é legítimo e ele toparia com muita alegria. Afinal, trata-se de um político jovem, que se acha inteligente e, muito,muito, naturalmente, ambicioso,como é peculiar a todo político.Não trata-se de um demérito.

Talvez, tivesse sido picado pela mosca azul ao pensar na certeza que tinha da decisão do seu chefe,decisão que há muito tempo já havia sido tomada, que era a de Jader disputar o senado.

Ele era um dos poucos,fora da família, que tinha o domínio concreto dessa informação e se divertia com os factóides do chefe da sua legenda.

Quem sabe se diante da oportunidade, unica, da ausência de Jader e Helder -que encontra-se chumbado pelo PT a prefeitura de Ananindeua- nesta disputa, tenha se deslumbrado ante a possibilidade de surgir como solução de 'consenso interno', por considerar-se provavelmente o 'cara', da mais alta confiança, o combativo, o nº 3 , com força para comover os corações e as mentes, contentes e descontentes, dentro e fora da legenda, o coração fiel ao rei e ao principe?.

Que iria porpurinar o céu caramurú feito uma espécie de fenômeno do norte, com todas as boas chances de ir para um segundo turno, queixo para cima,peito estufado e desafiador e voz grossa contra o partido da Dilma Lula e sua aliada Ana Julia...

Ignoraria todas as ultimas pesquisas que apontam que governadora vem, literalmente, 'tratorizando' e pavimentando a cada dia a sua vitória. Mas isso para ele, seria apenas um pequeno, pequeníssimo detalhe.

Alem do mais,para quem entra em campo para jogar pela vitória,mesmo que improvavel, ou pela derrota com acúmulo positivo,em nível de exposição,estaria, de qualquer forma, se cacifando como candidato a virar referencia política real...

Com poderes para influenciar a nova composição no tabuleiro do partido a partir da influencia que poderia exercer diante a nova bancada a ser eleita agora, em 2010.

Força que, bem trabalhada por ele, durante os próximos quatro anos de mandato petísta, poderia fazer o papel de sua guarda pretoriana, visando as eleições de 2014, quando tentaria evitar que a governadora e o PT fizessem o seu sucessor.

Momento que levado pela ambição que parece ter, bateria chapa com Helder, possivelmente fundamentado no raciocínio ímpio de que esta chegando a hora natural do velho barbalhão vestir o pijama.

Pensamento este que, na avaliação de muitos, se dará logo após a velha raposona cumprir o seu próximo mandato no senado que, somado a sua idade já avançada, marcaria o fim da linha da sua carreira política, abrindo espaço para o seu sucessor e filho,atual prefeito de Ananindeua Helder Barbalho,como consta do 'script'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário