O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PM: REFORMA,JÁ!


O numero de registros de crime, em todo o Brasil,envolvendo policiais militares,chegou a um limite de conflito que desconstroi a instituição quanto modelo de proteção à ser oferecido para a sociedade moderna que pretendemos edificar.

Hà uma demanda macabra oferecida pelos militares policiais em todas as regiões do País,numa dinâmica de fatos que,a chamada grande imprensa,quase que não da conta de comentar os desvios,tantas são as violações;denunciando em especial a ausência da aplicação da lei penal e interdição cautelar dos militares acusados de praticarem crimes que,em geral,após o delito,continuam livres e soltos, como que zombando dos pudores e valores da civilização e do mundo livre.

Parece uma olimpíada do crime.As grandes redes de comunicação, com poder de comoção nacional,fazem a festa,ou seja:denunciam,fazem foguetório,ganham audiência e faturam com o sangue alheio derramado. No final,os chamados "ancoras-lograis",jogam o "bagaço da laranja"fora e,não fazem o que de mais importante tinham que fazer: acompanhar,até o final,monitorar a punição devida que merecem esses marginais que se escondem atrás da farda, para vergonha de muitos de seus pares, que a honram.

Será que ainda é possível conciliarmos,providos de convicção,motivados,essa aposta de proteção e segurança social oferecida pelas PMs estaduais? Para muitos NÂO!.Não hà mais interesse do cidadão comum e vasto segmento da população em continuar bancando o salário de gente despreparada,que falha, coletivamente, e reescreve diariamente, a cada uma edição de jornal que circula, uma espécie de declaração de incompetência.

A instituição PM, perde credibilidade ao retratar tanta fragilidade na formação e doutrinação de seu capital humano e,pior,abriga-los,mormente,com o manto do corporativismo;

essa pagina que é um resquício da ditadura militar que, já deveria ter sido virada,que parece ser -caso permaneça como esta- um aleijão arquitetado pelos velhos generais que ainda vai perdurar, sequestrando um mundo de esperanças de todos construirmos um mundo melhor.

Esta instituição,possivelmente,no futuro,será estudada nas academias e será lembrada como um instrumento de descontrole histórico que não foi corrigido e adequado no devido tempo pelos legisladores antigos,nem pelos atuais.

A questão que esta colocada é: como é que a gente vai poder construir um Brasil mais justo e uma sociedade mais valorizada e segura equipados com uma força policial tão capenga?.

É também ridículo, diante desta crise de evidente despreparo,tentar partidarizar essa questão culpando a governadora Ana Julia e seu secretário de segurança pública,responsabilizando-os pelo comportamento dos policiais bandidos,que são minoria.

Eles,executivos,são passageiros.A questão esta muito além disso:passa pela reforma radical da estrutura policial,judicial,política e,vergonha,muita vergonha na cara de picaretas niilistas,os chamados "profisionais de gravata e coisa e tal" -como diz o samba de Chico Buarque- que encontram-se aboletados nos parlamentos.

É uma série que daria um livro sobre o terror oficial,inclusive político, que encanta somente aos sádicos.

Um comentário:

  1. EU CONCORDO COM TUDO O QUE ESTA ESCRITO NESTE COMENTÁRIO.NESTES ULTIMOS DIAS,NO RIO DE JANEIRO,2 PM RESPONDEM POR CORRUPÇÃO E LIBERAÇÃO DO ATROPELADOR DO FILHO CANTOR DA CÍSSA GUIMARÃES;OUTROS MAIS LOUCOS,EM OUTRO PONTO,AGREDIRAM MOTORISTA COBRANDO PEDÁGIO POR CONTA PRÓPRIA E MUTILANDO QUEM NÃO PAGA.A COISA TÁ FORA DO CONTROLE?.NO CEARÁ PM MATA JOVEM DE 14 ANOS NA GARUPA DA MOTO DO PAI.CIDADÃO TRABALHA COM FURADEIRA DE MÃO EM SEU TERRAÇO E É ABATIDO POR TIRO DE FUSIL DA PM.NO PARÁ,ABAETETUBA, SARGENTO DA PM COMETE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA CIDADÃO E CONTINUA SOLTO E ARMADO SOB SEU PRÓPRIO COMANDO E ORTORIDADE.É O FIM DO MUNDO.O PAPEL DESSA FORÇA ARMADA POLICIAL PRECISA SER REDISCUTIDA COM TODA A SOCIEDADE,URGENTE!

    VINICIUS DE PAULA MATOS
    SALINOPOLIS, PARÁ

    ResponderExcluir