O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 20 de novembro de 2010

PT EM ANANINDEUA VIROU UM GUETO:VEJA OS RESULTADOS DAS URNAS PARA DEPUTADO ESTADUAL

ANANINDEUA:GUETO DA DIREITA?

O município de Ananindeua, com o seu meio milhão de habitantes, parece o patinho feio da fábula: tomara que algum dia vire um lindo cisne. A cidade é desprovida de teatros, cinemas,estádios olímpicos, diversidade de espaços de lazer arborizados, museus, zoológicos, EMOPA, pronto-socorro municipal com capacidade para realizar cirurgias de urgência e emergência de média e alta complexidade (O Metropolitano é estadualizado) uma santa casa, para que as mulheres possam parir aqui os filhos dessa terra e, tudo o mais que mereceria uma população ligada umbilicalmente a capital mais antiga da Amazônia - que daqui a exatos seis anos, completará 400 anos de fundação - mereceria ser.

A grande constatação é que, esta cidade permanece sendo um grande dormitório dos belemenses que optaram por morar em imóveis mais espaçosos e confortáveis sendo que, o emprego, a faculdade, a escola dos filhos menores,as opções de lazer, os grandes centros de compras, em especial os shoppings, clubes, bancos e infra-estrutura federal e estadual, permanecem na capital, Belém, e não transfere quase nada para o município, além da violência é claro, que se espraia democraticamente pelos distritos Ananins, em grande parte por conta da dos fluxos e reflexos migratórios despropositados de irmãos que chegam de todas as partes,mas, em sua maioria, do paradisíaco estado do Maranhão; gente 'sem lenço e sem documento', como na canção do Caetano; despossuidos de instrução ou qualificação técnica, entre outros desamparos que, poderiam ser trabalhados pelo Estado e municípios que os ignora, massa que acaba se instalando na sub periferia ananindeuense, sem condições de serem absorvidas pelo mercado; o que gera desigualdades e injustiça social para todos.inclusive na capital.

Fica viva a impressão absurda que nunca tivemos gestores com força suficiente para encarar de frente e tentar reverter alguns índices já idosos, recentemente apontados pelo IBGE que chegam a ser haitianos em nível de saúde, educação, transporte e segurança pública. Lamentavelmente os filhos humildes dessa terra, por não terem a devida noção do valor do seu voto e numa sequência quase sádica e masoquista, continuam elegendo uma gama de deputados estaduais, federais, senadores, pertencentes a partidos conservadores afinados com o que tem de pior no pensamento conservador e neo-liberal, todos da direita brasileira monarquista que, pouco ou nada fizeram nesses últimos anos para transformar a cruel realidade desta ilha humana que um dia foi um ananingal e que hoje, tem como principal finalidade servir como fiel  depositária e reservatório do lixo da capital, aqui despejado, por parecer mais uma  "terra de ninguém".

Os partidos de esquerda nunca conseguiram chegar a conquistar a prefeitura de Ananindeua,especialmente o PT que em certa ocasião chegou a ter 4 vereadores na câmara local. Atualmente possui apenas um vereador, Pedro Soares, parlamentar que ainda não disse a que veio como opositor: certamente por não ter encontrado, ainda, um só ponto de discordância que o fizesse levantar a voz ou uma bandeira de luta que não fosse de 'mentirinha', para não se melindrar com o seu ex-chefe  e de sua esposa, Helder Barbalho,para atuar em socorro e á favor dos reais necessitados do município; vive apostando, parece, eternamente, numa sonhada 'boquinha', em que seria conduzido pelos braços da velha guarda do partido para  figurar na condição de  "vice", seja lá de quem for.

Caberia-lhe, na condição de único parlamentar de esquerda eleito pelo Partido dos Trabalhadores, no mínimo, tentar se reaproximar para rearticular, juntamente com as lideranças do movimento social e popular, á criação der uma agenda de curto, médio e longo prazo para atuar em consonância com o governo Ana Júlia -que já esta findando- e Dilma, que esta iniciando (será que ele sabe?). Dizem que ele parece um zero a esquerda.

O PT impôs na eleição municipal passada a vice prefeitura que foi ocupada pela ex-deputada comunista, Sandra Batísta (PT), que veio para um mandato-missão-tarefa e acabou isolada e acuada pelos velhos petistas 'nativos' que ficaram "amuádos"com a escolha da governadora por se julgarem a "bola da vez" para ocupar o tão perseguido cargo.

O principal objetivo desse mandato foi  marcar mano-a-mano o atual prefeito, Helder Barbalho (PMDB), que acabou, de fato, levando um cheque-mate nesse sentido e ficou sem condições de concorrer para nenhum cargo em 2010, posição que de tudo, não foi ruim para ele, já que, ajudou a não entornar o caldo e rachar o seu partido, PMDB ananindeuense que é cheio de caciquinhos.mais essa é uma historia para outra postagem. Para encerrar, vamos aos resultados das últimas eleições:

Os mais bem votados pelo Partido dos Trabalhadores para deputado estadual APENAS no município de Ananindeua, segundo os dados que se encontram publicados nas paginas do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

Partido dos Trabalhadores (PT)  
Sandra Batista-----------------2.330 (sem tendencia)
Regina Barata------------------1.935 (sem tendência) parlamentar
Joclau-----------------------------1.828 (UL)
Alfredo Costa-------------------1.436  (DS) parlamentar
Edilson Moura------------------1.131  (DS) ex-secretário estadual
Otávio Pinheiro----------------1.274  (UL)
Valdir Ganzer------------------1.142 (PTp/V) ex-secretário
Suely--------------------------------812 (DS) ex- secretária estadual
Edilza Fontes----------------------758  (Sem tendência)
Airton Faleiro--------------------525 (PTp/V)
Bernadete Ten Caten----------351(UL) parlamentar
Cláudio Arroyo-------------------210 (DS)  

Como podemos ver pelos números publicados pelo TSE, a atual vice-prefeita e candidata Sandra Batista, foi a melhor avaliada tendo sido a mais votada do seu partido no município de Ananindeua, mesmo sem contar com  estrutura ou apoio real de nenhuma tendência interna do PT, o que, em época de eleição, faz muita diferença, em especial da Democracia socialista (DS) que tinha seus candidatos definidos, alguns dos quais licenciados de secretárias importantes, que interagiam e operavam dentro do município e, claro, em nível global dentro do Estado, como é o caso de Valdir Ganzer que emplacou na administração pmdbista e manteve cravado o secretario de agro-negócios e meio ambiente Filippe Bastos, que pertence a sua tendência,PTpraValer,assim como o vereador Pedro Soares, que "viajou" com o pensamento em 2012 e estava mais ocupado em demarcar espaço para sua esposa, que saiu candidata a deputada federal,tendo obtido 1.334 votos no município, o que já é um comecinho para disputa á câmara.

A conclusão a partir dos resultados mostrados nestes números frios, não pode ser outra, neste que é o segundo maior colégio eleitoral do Pará: foi pífia para o PT,em nível de urnas,para não dizer ridícula, para um partido que detém o poder estadual( até fevereiro) e federal.  

11 comentários:

  1. É isso aí velho.Parece que tem caveira de burro enterrada aí.A questão aí é que tem muito talher pra pouca carne. rsss

    ResponderExcluir
  2. Caro Boeres.Ficou faltando dizer que o PT ou melhor a DS nunca levou a serio o potencial eleitoral de Ananindeua .O ressultado foi sentido nas urnas, quando a Ana Julia perdeu a eleição para o Jateve,exatamente na região metropolitana.Tomara que a lição sirva!

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA BUERES. NÃO VAMOS NOS ILUDIR: O MUNICÍPIO DE ANANINDEUA É SIM UM GUETO DA DIREITA, E A CULPA PERTENCE AS LIDERANÇAS VENDIDAS COMO LUIZ FREITAS E FELIPE BASTOS QUE FAZEM ENTREO OUTROS QUE FAZEM DE CONTA QUE SÃO DO PT,SE VESTEM COMO PT,FALAM COMO PT,MAS NA HORA DE AGIR,AGEM COMO PMDB.SÓ RESTA PARA O PT A VICE EM 2012 E OLHE LÁ!

    ResponderExcluir
  4. Pelo amor de Deus Regina Barata e Edilza Fontes não são da DS, ambas não possuem tendência no PT

    ResponderExcluir
  5. Errata:
    As bravas lutadoras,Regina Barata e Edilza Fontes não pertencem a nenhuma tendencia.O Blog pede desculpas,inclusive por grafar errado o nome da professora Edilza.

    ResponderExcluir
  6. BUERIS O BAIANO NO BLOGUEY DELE, DE ANANINDEUA PUBLICOU OS NOMES COM OS BONS NUMEROS SOMENTE DOS CANDIDATOS DA DIREITA,DEPOIS PINÇOU DO PT SÓ O NOME DA SANDRA BATISTA. O QUEELE TEM CONTRA ELA? FOI PRA ATINGI A PESSOA????.VAI LÁ NO ILHARGA PRA VÊ O ESTRAGO. NÃO VAMOS PEDIR POR NINGUEM, POR ENQUANTO A DIREITA MANDA VELHO! O PED VEM AÍ. SEM CONVERSSAR COM A MILITANCIA NINGUEM VAI A LUGAR NENHUM ! NADA DE SAIR COMO VICE BUERIS.O TEMPO DO OPORTUNISMO,VELHO, JÁ PASSOU!!!!!!!TE MANCA PEDRO,LUIZ,FELIPE!!!


    BRUNO

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela análise, caro Bueres, você apenas esqueceu de analisar o porque da votação tão pífia da Vice-Prefeita, pois se ela foi tão mal recebida aqui em Ananindeua, no PT. Porque não cumpriu um papel diferente do que está cumprindo. Será que ela veio só para "marcar" o prefeito. Não poderia na sua condição de vice cumprir outro papel, tanto para o governo, como para algo que se aproximasse do chamado modo petista de governar, inclusive lhe dando a projeção que tal tarefa lhe permitiria. Ou seja, ficar numa posição subalterna como está o PT, já é um problema, mas ficar submissa a essa condição, só se explica pela falta de política do mandato-tarefa, como você diz, pela fraca assessoria, e pela pouca disposição da mandatária em se rebelar, no bom sentido, e assim enfrentar tanto o inoperante prefeito, bem como a turma do pt barbalhista. Talvez, essa incompreensão de seu papel, a levou a esse resultado eleitoral tão pífio.
    A candidata teve essa votação reflexo de sua atitude ruim, errática e individualista, pois não conseguiu dialogar com vários setores do partido, abdicou da luta interna, tentou sair do partido, não dialogou com a sociedade e, o que é pior, teve a sua imagem totalmente identificada com esse governo inoperante, pouco realizador e sem perspectivas, pelo menos a curto prazo de mudar rumos na gestão que possa trazer impato na sociedade.
    Quanto aos demais candidatos, são apenas reflexo da falta de direção partidária, da submissão do partido e seus secretários a política do pmdb local, não tenho portanto que me deter nessa análise.
    É meu caro blogueiro, tem muita coisa a ser feita para que se possa mudar rumos, debater estratégia partidária e dar uma direção mais consequente a esse partido aqui em Ananindeua.
    Um grande abraço e, mais uma vez parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Caro, lembro que Bira Rodrigues foi candidato a deputado estadual pelo Bloco da Esquerda Petista (não para deputado federal). Parabens pelos seus comentários, saudações Pere Petit (AE-PA)

    ResponderExcluir
  9. Bruno.
    Não sou candidato a vice de nenhum lugar..Obrigado pela visita e, continue mandando...

    ResponderExcluir
  10. Prezado Eduardo,

    O companheiro BIRA RODRIGUES foi candidato a deputado estadual e não a federal como consta no post.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo das 10:35
    existe muita coisa por ser analisada.Nossos pensamentos geram nossos atos e nossos atos geram pensamento nos outros.A ação e o efeito de legitimar com autenticidade cada tópico levantado,em caracteres nítidos, cabe a própria vontade de manifestação (ou não) da parte diretamente envolvida.Obrigado pela visita e parabéns pelo sentido literal.

    ResponderExcluir