O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 14 de março de 2011

ALEIDA GUEVARA LOTA AUDITÓRIO DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA

 

Texto: Camila Alves


A cubana Aleida Guevara March, 50 anos, poderia ter conversado sobre diversos assuntos com as centenas de estudantes que lotaram o auditório da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) na noite da última sexta-feira, 4. Ela é filha do revolucionário mais famoso do século XX, Ernesto "Che" Guevara, já trabalhou como médica em Angola, no Equador e na Nicarágua e mora em Cuba, um dos únicos países socialistas do Ocidente. Mas a conversa de Aleida ficou focada em outro atributo seu, bem mais comum: o fato de ser mulher.


Depois de pedir desculpas por não falar português, Aleida iniciou sua palestra aos cerca de 300 alunos de Administração e Psicologia da FMP fazendo outra justificativa: "Não vai ser uma conferência acadêmica, porque estava viajando falando sobre a crise econômica mundial e não tive tanto tempo para pesquisar sobre o assunto", disse. A médica é militante do Partido Comunista Cubano e, nos últimos anos, vem se dedicando a promover as relações de Cuba com outros países.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUVPUYv0DFVmQqzTSoyYVUOCniWk2vbRQnmZLHzrCBhRLnmh3ZR9JH73jrWVYb1vkWboyFEplmJbsuAfCzrZKVRReVbJrRIhAz8nQhqDoUdrupCvRQTPZB8INaKm8CeYXMXUWKDIRyq9m1/s400/20040514cuba_marcha_antiusa590.jpg
Ilha de Cuba
Para começar a conversa, que durou cerca de 30 minutos, Aleida falou sobre a falta de estudos acerca da participação das mulheres na história e citou versos do poema "Hombres Necios", da freira e escritora mexicana Inés de La Cruz, que viveu no século XVIII: "Homens ignorantes que acusam/ a mulher sem ter razão/ sem ver que são a ocasião/ do mesmo que culpam".
http://www.1st-art-gallery.com/thumbnail/323109/1/Portrait-Of-Sor-Juana-Ines-De-La-Cruz.jpg
Pintura: Inéz de La Cruz
A médica afirmou que em Cuba, país colonizado por espanhóis e africanos e que possui uma forte herança católica, o machismo sempre foi muito presente. Mas disse que atualmente não existe mais preconceito contra as mulheres. Em cuba, 43% dos cargos eletivos são ocupados por mulheres. A ilha também foi um dos primeiros países da América Latina a instituir o sufrágio feminino em sua totalidade, em 1934. Segundo Aleida, a maioria dos médicos também é do sexo feminino.

En Cuba, 43% dos cargos eletivos são ocupados por mulheres,disse a palestrante.
"Em Cuba, a discriminação persiste de outra forma: dentro das casas. Os meninos não podem entrar na cozinha, a menina, sim. Os meninos não precisam lavar roupa, as meninas, sim. Enquanto as mulheres lavam a louça do jantar, os homens ficam assistindo TV", ressalvou.

De acordo com Aleida, a situação das mulheres no país começou a melhorar a partir da Revolução Cubana, movimento ocorrido em 1955, liderado por Fidel Castro, até hoje um dos principais políticos do país.
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/foto/0,,15798084-EX,00.jpg.

Entre outros fatos históricos, Aleida também citou o surgimento, em 1960, da Federação de Mulheres Cubanas como um dos marcos. A Federação agrupou várias organizações existentes e promove a igualdade de gênero e integração total da mulher na vida econômica, política, social e cultural de Cuba. "O primeiro objetivo do grupo era fazer as mulheres saírem de casa, mesmo que fosse para aprender a costurar", disse

http://www.dn.pt/storage/ng1285110.jpg?type=big&pos=2
Federação das mulheres de Cuba
Aleida, que estava acompanhada do Cônsul-Geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Cabrera, também aproveitou a palestra para defender a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), cooperação internacional entre países da América Latina e Caribe da qual Cuba faz parte. "Os outros nos criticam porque mostramos que se pode viver de outra maneira", afirmou.

Carnaval cubano

http://solidariedadesocialista.files.wordpress.com/2011/03/cuba_thumb.jpg?w=430&h=324
Aleida em Florípa: foi destaque e virou notícia no mundo inteiro
A União Ilha da Magia, fundada há apenas três anos, foi a escola campeã do Carnaval de Florianópolis e a responsável por trazer Aleida Guevara a Santa Catarina. A médica foi destaque do desfile da escola, cujo enredo "Cuba sim! Em nome da verdade" homenageou a Revolução Cubana.

Na madrugada de domingo, 06, Aleida desfilou na Passarela Nego Quirido em um carro alegórico em
formato de tanque de guerra, acompanhada de cerca de 2.500 pessoas.

Ernesto "Che" Guevara
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIxvFGkz0giKBBS5NSz8jmV8ozvf51MRX4mpyy_O-m8PLIXNblRCGpQu5CXGT8n0UmGIbTRVJ1CjAqSua1DitL3CXvVlfXO1Doyro7-YURp1VeSUAvQvkMVzaD6eLyyZdLz6qJ7OtYmaeh/s1600/Che_Guevara_Familia.jpg
Família Guevara: Aleida ao lado direito do pai, Ernesto, que segura Camilo.
"Che" foi um político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano.Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político m Cuba Guevara participou da organização do Estado cubano desempenhando altos cargos da sua administração de seu governo principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgn5tc_9NN9cX-_X2J3-oKwWb-EiQIGPOB7ofDJhS7ZQkyt0ueV7A2W6djDZRazTXoa6CgPgaCu-qj4qQgSz-c5uLKUWYVQTaoyxaEyLCd-8TzmPV7BDhPRv6cPF_RsMZTYK6ZDezmKBpMU/s400/che_10.jpg
Convencido da necessidade de estender a luta armada no Terceiro Mundo Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros m vários países da América Latina Entre 1965 1967 lutou no Congo na Bolívia Nesse último país foi capturado e executado pelo exército boliviano em 1967.
http://cloud.frontpagemag.com/wp-content/uploads/2009/10/che.jpg
Sua figura desperta grandes paixões na opinião pública a favor e contra, convertendo-se em um símbolo de importância mundial. Para muitos dos seus partidários, ele representa a luta contra a injustiça social ou rebeldia e espírito incorruptível, já para outros é visto como um criminoso responsável pelo assassinato em massa.
Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets


Nenhum comentário:

Postar um comentário