O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A COMUNA DE PARIS - 18 DE MARÇO DE 1871, 140 ANOS DO “ASSALTO AO CÉU".


http://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2010/03/comuna.jpg

Às primeiras horas do dia 18 de março de 1871, há exatamente 140 anos atrás, a cidade de Paris era tomada pelos trabalhadores que saíram às ruas para instaurar o primeiro governo liderado por trabalhadores.

esquerda e acima: decreto que aboliu, entre outras coisas, o serviço militar obrigatório; direita e acima: estátua de Napoleão I derrubada pelos comunardos apenas cinco dias antes dos primeiros ataques à Comuna por parte do antigo governo; abaixo: comunardos nas barricadas das rua parisienses
http://blogdojoao.blog.lemonde.fr/files/je76_mai1870_p520_2.jpg.
A Comuna de Paris, como ficou conhecida, teve uma duração de 72 dias, sendo destruída por um massacre comandado pelo governo de Adolphe Thiers, em aliança com os prussianos.
A Comuna de Paris é considerada a primeira república democrática e popular. O governo revolucionário foi formado por uma federação de representantes de bairro (a guarda nacional, uma milícia formada por cidadãos comuns). Uma das suas primeiras proclamações foi a abolição do sistema da escravidão do salário de uma vez por todas.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ8KnsrrqOIrsuxzMbZ19JZrz8cMpNxde43s7GgZ8G1hqV24hIM.

Mesmo derrotada logo após seu surgimento a Comuna de Paris ainda hoje é referência para a luta dos trabalhadores, principalmente pela grande efervescência da população parisiense 
http://images.encydia.com/thumb/0/01/Communeprisoners.jpg/300px-Communeprisoners.jpg
Prisioneiros sendo levados para Versales

que lutou bravamente contra a opressão do governo de Thiers e pela construção de uma sociedade livre de explorações.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRFNekqXbYGqWamo89IoV9FksxKHsKvM-TUogSQiYhMzbQqZG9g

A luta pertence aos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário