O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 29 de março de 2011

PROTESTO EM MASSA NO AMAZONAS: ESTUDANTES E SERVIDORES DA UFAM EM PÉ DE GUERRA !


A coisa esta feia em Manaus (AM)  - Servidores administrativos e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam uma manifestação, às 7h desta terça-feira, na entrada do campus universitário, na Avenida General Rodrigo Otávio, Japiim, zona sul.
O protesto é contra ‘congelamento’ de salários, privatização dos hospitais universitários, aumento da tarifa do transporte coletivo e retirada dos ônibus que fazem a integração gratuita dos universitários. 
Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sistesam), Carlos Augusto Gomes de Almeida, o protesto deve durar uma hora, e, da universidade, os manifestantes seguirão em carreata para a Praça do Congresso, no Centro. “Ainda não foi definido indicativo de greve, mas nós aprovamos um calendário de mobilização que vai até o dia 14 de abril”, afirmou. 
As manifestações tem como objetivo retirar de tramitação da Câmara Federal um Projeto de Lei e uma Medida Provisória que prejudicam os servidores públicos federais. O Projeto de Lei nº 549/2010 prevê o ‘congelamento’ de salários dos servidores públicos por um período de 10 anos, impedimento da realização de novos concursos para reposição de pessoal e redução de gastos com investimento na administração pública. A Medida Provisória nº 520/2010 institui a privatização de Hospitais Universitários.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que cinco ônibus continuam fazendo integração normalmente no campus da Ufam. O órgão declarou que havia uma proposta de fazer o ramanejamento de algumas linhas de ônibus dos terminais de integração 1 e 2, mas que o estudo não será levado adiante.
Paralisação em Parintins
Estudantes, professores e servidores administrativos do campus de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus) resolveram paralisar as atividades nesta segunda-feira, em protesto contra o número reduzido de docentes e a falta de segurança.
A Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou que enviou representantes para negociar com os manifestantes durante a assembléia geral, marcada para a manhã desta terça-feira, para definir se dão continuidade à greve.
O presidente Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto, e representantes do Sintesam declararam apoio à manifestação e viajaram ao município, no final da tarde desta segunda-feira, para participar das negociações. 

Notícias da Amazonia
Fonte: Portal 24 horas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário