O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 30 de abril de 2011

VITÓRIA DO POVO VIETNAMITA: UMA VITÓRIA DO SOCIALISMO!



Kim Phuc, menina vietnamita de 9 anos, fugindo de um bombardeio em sua comunidade em Napalm.


Há 36 anos, em 30 de abril de 1975, as tropas do Vietnã do Norte (comunista) entravam na antiga capital do Vietnã do Sul (capitalista), encerrando décadas de guerra ininterrupta contra japoneses, franceses e principalmente norte-americanos. Muitos combatentes vietnamitas haviam entrado crianças na guerra e viram seu fim quando já tinham cabelos brancos. Imaginem a alegria e o alívio de um povo pobre que depois de uma vida inteira de guerra contra super potências finalmente viam a soberania de seu país e a liberdade de seu povo.


  A derrota dos EUA mostrou ao mundo que os gringos não eram invencíveis. O Vietnã venceu os EUA no cansaço, muito mais do que pelas armas: “Nossa estratégia se baseou em uma idéia simples: a da guerra de todo o povo, não havia um centímetro de nosso território no qual os norte-americanos podiam ficar tranqüilos. Eles perderam para o medo”, contou um general vietnamita
A vitória do Vietnã do Norte simboliza a força socialista! Apesar de não terem sido mantidas várias das características originais do regime, ele continua existindo até a hoje. Não podemos esquecer que esta vitória foi enormemente custosa, 2 milhões de cidadãos, filhos e netos da geração do conflito, sofreram alguma deformação genética provocada por produtos químicos usados pelos norte-americanos. As consequências da guerra são sentidas pela população até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário