O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ACORDEMOS!: COM INESCRUPULOSO E HIPÓCRITA BARACK OBAMA NADA MUDOU...

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQeMVjoQrF6qQu9nvMFt16-qVcwnG-nmX32oteciEKpsmVv3g1gRQ&t=1
http://niqnaq.files.wordpress.com/2011/05/5b80d7aea0760aab73e59e1b08444ac9_xl.jpghttp://niqnaq.files.wordpress.com/2011/05/5b80d7aea0760aab73e59e1b08444ac9_xl.jpg
Obama foi ao ar semana passada para falar sobre as revoltas e os conflitos que se espalham pelo Oriente Médio. A hegemonia dos EUA sobre esta região estratégica e rica em petróleo tem sido o pivô da política externa de Washington. Utilizando um sistema de poder e de regimes submissos, a par de suas vastas forças militares na região, os EUA vêm sustentando uma rede de ditaduras brutais e o regime israelense por décadas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvOaRpxJKOO8GPuXIAnQP08gaA9XZuFBVqWxYbFIb17cdfvKNtFwL8wI-mpUpYvI3m085XT1oTYpW-YLWfkszvmANmW6IE3QCD3urGLRJuuRy25z9zQ9YOilVbjjNoOCGGirs7ktaEwWTE/s1600/military_aid_postcard_2.jpg.
Este sistema de controle imperial vem sendo sacudido por levantes populares que começaram na Tunísia e se espraiaram para o Egito e outros países. Sobre esta conjuntura, a administração Obama se pronunciou hoje na sede do Departamento de Estado como parte de um esforço para reafirmar a liderança norte-americana sobre a região ora em processo de célere mudança.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguBbF1hlSs88gCiny3ADk04gAYhnwpL90IlUIinUwzd8JbPAEwGygWca-QLZUilQxCGzIiR8mwe-BuN1QduHcsvcC5B5l73WPbYmGRKjmJ-WgCpwz-xYeGW9s7Q3AXhOQRWCwDQTDfnItk/s1600/conflict.bmp
Valendo-se da retórica de democracia e liberdade para mascarar a responsabilidade do imperialismo norte-americano na duradoura opressão e sofrimento por que passam os povos do Oriente Médio, o discurso do presidente Obama foi uma demonstração de inescrutável hipocrisia.

Hipocrisia: o presidente Obama disse que “o maior recurso não explorado no Oriente Médio e Norte da África é o talento de seus povos”.

http://caffeinatedthoughts.com/wp-content/uploads/2011/03/image42.png
Realidade: a estratégia dos Estados Unidos é baseada no controle do mais cobiçado recurso do Oriente Médio: dois terços das reservas mundiais conhecidas de petróleo. O governo de Washington forneceu bilhões de dólares e armou as mais brutais ditaduras do Oriente Médio durante décadas, uma prática a que a administração Obama deu ampla continuidade. 
http://gatewaypundit.rightnetwork.com/wp-content/uploads/2011/02/obama-pouting.jpgO governo dos Estados Unidos jamais bloqueou ou cortou os fundos destinados à ditadura de Mubarak ainda quando o regime matara mais de 850 pacíficos manifestantes. Mais de 5 mil civis no Egito foram acusados e presos desde 25 de janeiro em julgamentos conduzidos pelos militares egípcios. Os Estados Unidos continuam a enviar maciças somas aos militares egípcios a despeito da continua repressão contra o povo.
http://i2.cdn.turner.com/cnn/2009/images/06/04/obama.mubarak.jpg.
Hipocrisia: O presidente Obama declarou: “a política dos Estados Unidos será de promover reformas em toda a região e de apoiar as transições para a democracia.”

Realidade: Os únicos governos do Oriente Médio que foram objeto de invasão, sanções econômicas e derrubadas pelo governo dos Estados Unidos foram aqueles que seguem políticas independentes do controle, político, militar e econômico dos Estados Unidos. Washington jamais impôs sanções econômicas à ditadura de Mubarak e somente se manifestou publicamente contra Mubarak quando a maré da revolução tornou-se irresistível. Do mesmo modo, os Estados Unidos apóiam a brutal monarquia da Arábia Saudita.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS1pvvBh5Fe3nCEpUk5_atYErDQhvUUHupaH19u23VFYUS_wunVHvGRJR9HLUyOIX_3gT-LmuAQ4frD31fV8VhpR2eK7d-JvehwQrO6JqBg2VJYesR5V0J6jO4RXFNBCp54O6LusQVQYs/s1600/obama-saudi-arabia_47286438-pola.jpg
Hipocrisia: o presidente Obama advoga para os povos do Oriente Médio os “direitos fundamentais de expressar seu pensamento e ter acesso às informações”, afirmando que, “a verdade não pode ser escondida e a legitimidade dos governos vai depender em última instância de cidadãos ativos e bem informados.”

http://img4.allvoices.com/thumbs/event/609/480/78168120-bradley-manning.jpg
BRADLEY MANNING

Realidade: a administração Obama exorbitou ao punir aqueles que queriam informar o público ao jogar luz sobre as atividades do governo norte-americano. Bradley Manning permanece em prisão sob ameaça de prisão perpétua, sendo mantido em brutais condições que levaram o Relator Especial sobre Tortura das Nações Unidas a buscar investigação. O Departamento de Justiça está trabalhando à máxima velocidade para processar Julian Assange do Wikileaks por abrir documentos governamentais ao público, muitos dos quais expõem o papel dos Estados Unidos no Oriente Médio. O governo Obama leva a cabo uma grande campanha, mais agressiva do que qualquer governo anterior, a fim de processar criminalmente informantes que exponham a verdade sobre ações governamentais ilegais.
http://02varvara.files.wordpress.com/2008/08/american-soldiers-in-iraq-e1284273190935.jpg?w=600&h=553
Hipocrisia: o presidente Obama declarou: “Os Estados Unidos se opõem ao uso da violência e da repressão contra o povo da região.”

Realidade: Os Estados Unidos sob Obama estão envolvidos na invasão, ocupação e bombardeio ao mesmo tempo de quarto países predominantemente muçulmanos: Iraque, Afeganistão, Líbia e Paquistão. Além do mais, o chefe de Estado, isoladamente o maior violador dos direitos humanos fundamentais e perpetuador da violência na região, é George W. Bush, cuja invasão ilegal do Iraque custou a vida de mais de um milhão de pessoas. 
http://thewe.cc/thewei/_/images11/us_terror_state/war_criminal_bush.jpe
A invasão de 19 de março de 2003 foi uma guerra de agressão contra um país que não constituía nenhuma ameaça aos Estados Unidos ou ao povo dos Estados Unidos. A invasão e ocupação do Iraque levaram à morte de mais árabes do que os que foram mortos por todas as ditaduras da região somadas. O presidente Obama chamou Osama Bin Laden de assassino em massa. O 11 de setembro de 2001 foi de fato um repugnante crime que tirou a vida de milhares de trabalhadores inocentes, mas medindo-se na ordem de magnitude de vítimas fatais, o crime de assassinato em massa no Iraque não tem comparação. George W. Bush não só ainda não foi preso por assassinato em massa do povo iraquiano como é tratado com honras pela administração Obama.
http://www.theage.com.au/ffxImage/urlpicture_id_1051987603076_2003/05/04/05w_burnediraqi,0.jpg
Hipocrisia: Numa tentativa de apaziguar a opinião pública árabe, o discurso do presidente Obama dá a impressão que os Estados Unidos insistem com o retorno de Israel às fronteiras anteriores a 1967. 
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnEIq8HjPWky6B3cXAt9b4y81ZUkuCGRsuI_coCi3Va3dnStYx&t=1Obama afirmou “precisamente devido a nossa amizade é importante que eu diga a verdade: o status quo é insustentável e Israel também deve agir corajosamente em direção a uma paz duradoura.”

http://thewe.cc/thewei/&/bellaciao/momdadshot1.jpe.
Realidade: A guerra de Israel contra o povo palestino seria impossível sem o apoio dos Estados Unidos, que segue constante. 
http://thewe.cc/thewei/&_/images7/palestine/gaza_mother_dead_children.jpe
O maior destinatário individual da ajuda externa dos Estados Unidos é o Estado de Israel, que usa os US$ 3 bilhões de receita anualmente para manter o sítio ao povo de Gaza, continuar a ocupação ilegal da Cisjordânia e evitar o retorno das famílias de 750 mil palestinos que foram expulsos de suas casas e aldeias da Palestina histórica em 1948. 
http://www.muslimvideo.com/tv/thumb/1_21371.jpg.
As Nações Unidas, em várias resoluções, condenaram a invasão e ocupação israelense em 1967 de Gaza, da Cisjordânia e das Colinas de Golan da Síria. 
http://www.palestinianholocaust.net/English/In_Depth/GazaHolocaustMuseum/topic_01/images/15-00.jpg
Longe de impor sanções econômicas, o presidente Obama prometeu a Israel um mínimo de US$ 30 bilhões em ajuda militar para os próximos 10 anos, funcionando, portanto, como um parceiro da ocupação. 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7zIu-sDPHS6zRocopc0zIzSQf7rjU7YYrunOZsPQaY6JOWTCpzsguoNnCVKdKSphXyQqWm61XBzOinMpsxV7TZbxrzZkwWJ72jF66df2xQpIlKjOI36GI66dyT0o2Ro1_4hntnxP5vodw/s400/gaza2.jpg
O discurso de Obama deixou claro também que os Estados Unidos apoiariam Israel na retenção de vastas faixas da Cisjordânia. Isto é o que ele quis dizer ao se referir a “permuta de terras”. Nos próximos dias, Obama manterá encontros privados com Benjamin Netanyahu e será o orador principal da conferência do AIPAC (American Israel Public Affairs Committee). Com certeza, irá reforçar os fortes vínculos militares com Israel e a ajuda financeira.
http://ivarfjeld.files.wordpress.com/2009/07/idf5.jpg
Hipocrisia: o presidente Obama declarou: “Nós apoiamos um conjunto de direitos universais. Esses direitos incluem liberdade de expressão; liberdade de reuniões pacíficas; liberdade de religião; igualdade entre homem e mulher sob o império da lei e liberdade para escolher seus próprios líderes – onde quer que você viva em Bagdá ou Damasco, Sanaa ou Teerã ... Continuaremos a insistir que esses direitos universais se apliquem tanto às mulheres quanto aos homens.”

http://www.davidduke.com/images/aggress.jpgRealidade: Enquanto o governo dos Estados Unidos, junto com o Reino Unido e a França, os antigos colonizadores do Oriente Médio e da África, bombardeavam a Líbia com mísseis e bombas de última geração em nome da “proteção aos civis” e da “promoção da democracia”, o governo Obama apresentava a mais morna crítica à monarquia do Barein quando esta e a monarquia saudita matavam e prendiam manifestantes pacíficos no Barein. Nenhuma sanção foi imposta ao Barein ou Arábia Saudita. 
http://ericyoungonline.files.wordpress.com/2011/02/bahrain-protest.jpg?w=512&h=288.
A monarquia saudita é a suprema negação de democracia, privando as mulheres de todos os direitos, privando os trabalhadores de formar sindicatos e privando todos os setores da população de qualquer direito de livre manifestação, reunião ou imprensa. Nunca houve eleição na Arábia Saudita. Porém as funções da monarquia saudita como cliente e submissa dos Estados Unidos não fazem dela objeto de sanções econômicas ou “mudança de regime” como o são os governos da Síria e da Líbia. 
.
A monarquia do Barein igualmente funciona como cliente dos Estados Unidos e permite que a 5ª Frota utilize o Barein como base naval. Eis o motivo por quê Washington refere-se à monarquia como “um parceiro de longa data”.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOPh2qFISkS1WTTzyL_aiXLKOkW4SilfMiBHXWVF5eNs_ViY_F2iIStN877W-htp4Vcp4wRnUP2nxgK7ThK_P29M_L9piFTc0S1EuAzt1OdrtXJaLTJDOgPOAsUeuyFt2EBQcdGPjxVoCL/s1600/US%252520Navy%252520-%252520Aircraftcarrier%2525206%252520USS%252520G_%252520Washington.jpg
Hipocrisia: O presidente Obama denunciou o governo do Irã, afirmando que “iremos continuar a insistir que o povo iraniano merece ter direitos universais” e condenou o que ele chamou de “programa nuclear ilícito” do Irã.

http://previous.presstv.ir/photo/20101120/miriam20101120151500560.jpg.
Realidade: Ele deixou de mencionar que foi a CIA junto com o serviço secreto britânico que orquestrou a derrubada do governo democrático do Irã em 1953 e reinstalou a monarquia do Xá. Eles derrocaram a democracia iraniana quando o Irã nacionalizou seu petróleo da AIOC/British Petroleum. 
Os Estados Unidos só romperam relações com o governo iraniano quando a ditadura do xá foi derrocada por uma revolução nacional popular. 
http://www.estadao.com.br/fotos/khomeini2.jpgCom relação às armas nucleares, o governo de Israel recusou-se a assinar o tratado de não-proliferação nuclear e acumulou 200 “ilícitas” armas nucleares. É claro, os Estados Unidos têm milhares de armas nucleares e permanece sendo o único país a ter usado armas nucleares, destruindo Hiroshima e Nagasaki em 1945.
http://awesometalks.files.wordpress.com/2008/08/ng30.jpg
Hipocrisia: o presidente Obama diz ao mundo que os Estados Unidos partilham dos objetivos da revolução árabe, que “a repressão irá fracassar, que as tiranias irão cair, e que todo homem e mulher são dotados de certos direitos inalienáveis.”

.http://images-mediawiki-sites.thefullwiki.org/04/4/0/7/74959643486128411.jpg
Realidade: O governo dos Estados Unidos, seja ele comandado pelos republicanos ou democratas, vê o Oriente Médio, rico em petróleo, pelas lentes do império. Operando por meio de uma rede de regimes amigos que inclui Israel, Arábia Saudita, Jordânia, a ditadura de Mubarak no Egito, o xá do Irã até sua deposição em 1979 e outros regimes da região, suplementado por dezenas de milhares de tropas norte-americanas posicionadas em bases de toda a região, e por porta-aviões, os Estados Unidos almejam dominar e controlar a região responsável por dois terços das reservas mundiais de petróleo conhecidas. Mantém e continua a financiar uma rede de ditaduras submissas brutais, financia a máquina de Guerra israelense e leva a efeito repetidas invasões, bombardeios e ocupações contra os povos da região.

Publicado pela Act Now to Stop War and End Racism.

Nenhum comentário:

Postar um comentário