O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BRASIL ABRE OS OLHOS E DESFECHA IMPORTANTE OPERAÇÃO MILITAR NA AMAZÔNIA

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/165081.jpg

Uma operação conjunta entre a Marinha, o Exército e a Força Aérea vai mobilizar, a partir da próxima segunda-feira, aproximadamente 4,5 mil militares num importante exercício de simulação de guerra na Amazônia. Neste ano, as atividades da Operação Amazônia poderão ser acompanhadas pela internet. 
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Operacao-Amazonia-paraquedistas-Exercito-sexta-feira_ACRIMA20100917_0007_16.jpg
No site Amazônia, o internauta obtém detalhes da manobra, batizada de Operação Conjunta Amazônia 2011. Os exercícios terminam no dia 3 de junho, e a iniciativa visa a manter a capacidade operativa das tropas na região, além de prestar apoio às comunidades ribeirinhas, por meio de ações cívico-sociais.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2010/06/IMG_10891.jpg
É o nono exercício desse porte realizado na Região Amazônica desde 2002. Um dos objetivos é aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente de selva.
http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2010/06/07/photo2B.jpg
Segundo o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de Exército José Carlos De Nardi, manobras dessa natureza ajudam os militares a desenvolver novos métodos na área de logística e comunicações, bem como sedimentar doutrinas operacionais vitais para o emprego das Forças Armadas.
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Operacao-Amazonia-treina-paraquedistas-Exercito_ACRIMA20100918_0022_16.jpg
Neste ano, a operação será desenvolvida em uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Yauaretê. Estima-se que pelo menos 2 mil pessoas serão atendidas nas ações cívico-sociais promovidas, que servirão para fortalecer a presença do Estado e das Forças Armadas na região.
Essas ações levarão atendimento médico e odontológico à população de localidades isoladas como Fonte Boa, Japurá e Yauaretê. Serão empregados navios hospitais da Marinha, além de militares dos corpos de saúde do Exército e da FAB, que atuarão utilizando a estrutura de saúde dos municípios envolvidos.
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Militares-treinamento-Operacao-Amazonia_ACRIMA20100918_0016_16.jpg
De acordo com o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, órgão encarregado de planejar o emprego conjunto das Forças, as atividades relacionadas à Operação Amazônia começaram oito meses antes do início do deslocamento das tropas. 
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2010/09/M113.jpg
Esse planejamento envolve o desenho de cenários de guerra e conflitos na Região Amazônica, bem como o emprego eficaz das Forças em forma integrada com outros órgãos federais e estaduais que atuam na região.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/c-390_na_amazonia.jpg
Além da operação na Amazônia, o Estado-Maior Conjunto planeja exercícios em outras regiões do país. 
.
Estão programadas para acontecer, até dezembro de 2011, operações conjuntas de intensificação da área de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste. A Operação Amazônia é a primeira desta série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário