O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 10 de maio de 2011

CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS RIOS ACREANOS

http://jornalbrasileirosgratuito.com.br/site/wp-content/uploads/2011/03/estados-basil-amazonas-rio-3-jornalbrasileirosgratuito-1.jpg

Rio Branco (AC) - “A nascente de um rio é uma magia, é o ambiente de um mundo novo que a gente pode entender. Se a gente cuidar do meio ambiente, as gerações que virão terão um grande futuro”. Foi o que disse ontem o governador Tião Viana, após plantar uma muda de cupuaçu em uma das quatro nascentes do Rio Iquiri, no município de Capixaba, em área pertencente à Usina Álcool Verde, situada no km 59 da BR-317.

http://www.criandomsn.com/wp-content/uploads/2010/03/2-amazonia.jpg
A frase de Tião Viana mostra a firme disposição do governo da Frente Popular de continuar avançando rumo à sustentabilidade ambiental das riquezas naturais do Acre, que agora passa a ser reforçada com o Programa Estadual de Conservação e Preservação de Nascentes e Matas Ciliares, inserido no Plano de Recursos Hídricos do Estado.
http://www.bepeli.com.br/papel_de_parede/RIOS%20FAMOSOS%20NO%20BRASIL/RIO%20NEGRO%20-%20AMAZONAS/BXK15810_rio-negro-am800.jpg
O projeto Iquiri Vivo vai conservar e recuperar as nascentes e as margens do Rio Iquiri através do plantio de árvores, contando, para isso, com a mobilização e participação direta de produtores rurais, pecuaristas, pescadores e outros segmentos sociais que habitam as re-giões por onde o rio passa dentro do Estado. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj60NHGvJjsqRda5QpVojVAzwyXX_OHv2w3UFl0wSZ8JYtUmTK2uT6k4LVguXfBQwZ7zlMroR65U7MIuERQfNkns-6sskXSTO2T1_C304PjIHzL54R4jD9_HVHRL5RMiNYHz36jlahBSIcu/s1600/rios+do+amazonas.jpg
As nascentes de cabeceira da bacia do rio Iquiri são Áreas de Preservação Permanente (APPs). O Código Florestal Brasileiro prevê o mínimo de 50 metros de largura de vegetação nas margens dos rios para evitar o assoreamento, o pisoteio de gado e a contaminação de suas águas. 
Por ser um rio piscoso, o Iquiri é de suma importância na dieta alimentar da população ribeirinha, fornecendo fonte de proteína, sendo também fundamental na geração de renda através da pesca de subsistência. Parte do pescado consumido em Rio Branco é proveniente do Rio Iquiri, sendo a curimatã, piau, sacaca e bico-de-pato as espécies de maior valor econômico, entre outros de valor nutricional, como a piranha, o bodó, a piaba e o cará. 
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK3963_peixe-no-rio-da-prata-bonito-ms800.jpg
Após plantar uma muda de samaúma, a maior árvore da floresta, o senador Jorge Viana disse que o projeto Iquiri é uma ação carregada de simbologia, que começou há anos, quando seu pai apontava para ele e o governador Tião Viana a região onde se situa as nascentes do rio.
http://1.bp.blogspot.com/_syRc4nfznsw/S-2SveoyCxI/AAAAAAAAMl4/cavH-D2O-ME/s1600/sama%C3%BAma.jpg
Arvore de samaúma da Amazônia
(Agência Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário