O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cuba: Ativistas condenam hipocrisia militarista dos EUA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivbByfUEZJvZT_g-mgO4xgLJ3ld6d58ERohnsfXZKzioYF598LZ89YvrZz8FcU_28QeyKTAybvviEOz2qtrTB7L0bEKhkq7RHTd8I77lwlTo1gLEGAxrntCN7LwWJKSYytMJpjYY7k2kM/s1600/bush_obama.jpg

Ativistas pela paz mundial condenaram a grande hipocrisia militarista dos Estados Unidos, responsável pela morte de milhares de pessoas e por enormes danos materiais na guerra no Iraque e no Afeganistão.

"Com as suas chamadas intervenções humanitárias, promovem a agressão, que aflige principalmente a população civil", diz o projeto de declaração final do 2º Seminário de Paz pela abolição das bases militares estrangeiras. Os signatários criticaram a dupla moral do presidente dos EUA, Barack Obama, que viola seu compromisso eleitoral de fechar o centro internacional de tortura estabelecido na base naval de Guanâánamo, no extremo oriental de Cuba.

Eles condenaram a presença de bases militares estrangeiras espalhadas pela geografia mundial e as interferências nos assuntos internos das nações.

A este respeito, a presidente do Conselho Mundial da Paz, a brasileira Socorro Gomes, repudiou a presença dessas instalações norte-americanas em El Salvador, Honduras, Panamá, Costa Rica e Colômbia.

Socorro disse que esta política faz parte da reconquista da América Latina, relançada pela administração do presidente Barack Obama. Os delegados exigiram de Washington a libertação imediata dos cinco antiterroristas presos nos EUA desde 1998.

Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e René González estão cumprindo penas severas por informarem sobre planos de ações violentas contra Cuba forjados por grupos terroristas sediados em território dos EUA.

O evento também repudiou a agressão militar contra a Líbia, que viola os princípios do direito internacional.


Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário