O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontro em Santarém debate estudo sobre águas doces do Baixo Amazonas

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,20715880-FMM,00.jpgEspecialistas e técnicos em meio ambiente se reuniram para debater estudos sobre águas doces do Baixo Amazonas em Santarém. O “IX Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas - Sistemas Fluviais do Oeste do Pará: potenciais e desafios", encerrado na última sexta-feira, 29, incluiu mini-cursos sobre Instrumentos de Planejamento de Recursos Hídricos, Padrões de potabilidade de água para consumo humano, Ecopoluição dos rios; e mesas redondas, em que os profissionais discutiram os Usos Múltiplos e Planejamento dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Tapajós.

Paulo Altieri, diretor de Recursos Hídricos da Sema, também avaliou positivamente o encontro. Para ele, o tema chama a atenção do público local e nacional, por estar inventariada na localidade uma série de barragens para a geração de energia elétrica. 

“A questão da energia elétrica foi um dos assuntos mais discutidos, porque cria uma grande expectativa na região, afinal o rio Tapajós é considerado, junto com o Madeira, um dos principais do ponto de vista estratégico na matriz energética do Brasil”, explicou Altieri.
http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonia-Manaus-Amazonas-Encontro_das_Aguas_ACRIMA20101027_0039_13.jpg
Ainda segundo o diretor, o encontro foi uma oportunidade para a Sema mostrar as expectativas e oportunidades do Governo do Estado sobre a questão energética. “Do ponto de vista da expectativa, o Estado vai aumentar a compensação pelos royalties da geração de energia, ou seja, quanto mais geração de energia, mais recursos o Estado terá para investir em desenvolvimento; da ótica de oportunidades, o Estado poderá aprimorar o Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos (Segreh)”, complementou.
.
O evento teve também a participação do conferencista do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa), da Universidade Federal de Minas Gerais –– (UFMG), Dr. Eduardo Von Sperling, que falou da importância do saneamento na manutenção dos sistemas fluviais.
http://www.almadeviajante.com/fotos/brasil/27-amazonas-brasil.jpg.
Duas técnicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, Verônica Santos e Luciana Cavalcante, foram responsáveis pela apresentação do estudo sobre Instrumentos de Planejamento de Recursos Hídricos. Participaram, também, a Agência Nacional das Águas, representada pelo diretor de Planejamento, Dalvino Trocolli e equipe; Ministério de Minas e Energia; Ministério dos Transportes; Universidade Federal do Amazonas, e Universidade Federal do Oeste do Pará.
Capacitação
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Encontro-Aguas-tombado-preservada-reduzida_ACRIMA20110407_0071_15.jpg
Paralelamente a esta programação, a Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Sema, fez a Capacitação em Gestão dos Recursos Hídricos para os municípios do Baixo Amazonas. O objetivo foi habilitar a equipe técnica das secretarias municipais de meio ambiente para a gestão dos recursos hídricos no Estado, e criar condições e capacidades técnicas para a gestão integrada de recursos hídricos.
Na avaliação da coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico da Sema, Verônica Santos, a capacitação foi excelente, porque conseguiram atingir o público alvo, de 10 municípios; apresentar a política de recursos hídricos e o atual cenário da gestão da bacia hidrográfica, no cenário estadual e nacional. “Tentamos destacar a importância do fortalecimento da gestão ambiental municpal. Outro destaque foi que todos tiraram suas dúvidas sobre outorga e demonstraram interesse em fazer parceria conosco, para realizarmos outros cursos nos municípios em que eles vivem”, relatou a coordenadora.

Ascom Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário