O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 21 de maio de 2011

A INSUSTENTÁVEL POSIÇÃO DO IMPÉRIO

De olho...
Ninguém pode garantir que um império em agonia não arraste o ser humano para o desastre.
Como se sabe, enquanto existir a vida de nossa espécie, cada pessoa tem o sagrado dever de ser otimista. Eticamente outro comportamento não seria admissível. Lembro-me bem um dia, há quase 20 anos, disse que havia uma espécie em perigo de extinção: o homem.
Antes de um seleto grupo de governantes burgueses, bajuladores do império, incluindo a massa imensa de bem-alimentados da Alemanha, Helmut Kohl, e outros de sua estirpe, que fizeram coro a Bush pai - menos alienado de que seu próprio filho George W. Bush – não poderia deixar de expressar aquela verdade que via como muito real, ainda que mais distante que hoje, o mais honestamente possível.
Eu não sei por que, apesar das pilhas de despachos e das notícias que ouço todos os dias, em nenhuma delas vi a notícia de que ele falaria a essa hora. Posso assegurar aos leitores que não são poucos os disparates e mentiras, que leio, ouço ou vejo em imagens todos os dias, entre verdades e fatos dramáticos de todos os tipos. Mas este caso foi algo especial. O que diria dizer o cara, nesta hora, para este mundo agoniado com os crimes imperiais, os massacres e os aviões sem pilotos jogando bombas mortíferas, que nem mesmo Obama, agora o dono de certas decisões de vida ou morte, imaginaria como um estudante de Harvard faz só faz algumas dezenas de anos?
Ninguém suponha, é claro, que Obama é o dono da situação. Só lida com algumas palavras importantes que o velho sistema deu originalmente ao “presidente constitucional” dos EUA. Neste momento, após 234 anos da Declaração de Independência, o Pentágono e a CIA controlam os principais instrumentos que o poder imperial criou: a tecnologia para destruir a humanidade em questão de minutos, e os meios para penetrar nessas sociedades, enganar e manipulando descaradamente, durante o tempo necessário, achando que o poder do império não conhece limites.
Uma pergunta tem-se de fazer quase que imediatamente: o que acontece na Espanha, onde as massas protestavam nas principais cidades porque até 40% dos jovens estão desempregados, para citar apenas uma das causas das manifestações desse povo combativo ? Será que eles vão começar a bombardear este país da OTAN como fazem com a Líbia e já ameaçam a Síria?

Texto do Comandante Cubano Fidel Alejandro Castro Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário