O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 18 de junho de 2011

ANANINDEUA: PARAISO DOS OPORTUNÍSTAS?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgT-bcBt8HwYmLwj8DT9guhnh_E7zwblwjyzxPc-Sv0cnf1hJawXnraW_C8wRFtad4HrlpgymxBHhh12NAFklVt5YSdoLdA6VAO_eY7yeHSrnNR1oPobeI8hkaVNawCOKPZn-NCqSPBh1EQ/s1600/lobo_ovelha01-SOLblog-meduarda.jpg
O município de Ananindeua, que fica na chamada região Metropolitana de Belém, capital do estado do Pará, corre o risco de ficar conhecido como o paraíso dos oportunistas, um bom exemplo é o caso do senhor Luiz Samuel de Azevedo Reis, mais conhecido como “Muca,” que elegeu-se em 2004 com 1.637 votos (0,95) utilizando-se da estrutura e da legenda do Partido dos Trabalhadores, para em seguida debandar com os votos da esquerda para o PTB. 

O cenário eleitoral para 2012, onde o partido do trabalhadores tem chances - reais -  de eleger dois nomes para a câmara local, promete boas surpresas já que a corrida para tal já esta devidamente deflagrada e nas ruas. Os secretários petistas Luis Freitas, o "caréca" e Filippe Bastos, são nomes tidos como 'chapa-branca' que, comenta-se -  nos mercados,alcovas e becos  - que serão apoiados pelo chefe do executivo municipal Helder Barbalho do PMDB.  

Disputarão duramente as atenções e mimos do prefeito do PMDB com o atual e único parlamentar petista, Pedro soares que, por razões óbvias , tentará emplacar um segundo mandato.

Caso prevaleça a tradição,ou melhor a maldição, se conseguir exito, estará fazendo historia já que, até os dias de hoje nenhum parlamentar - eu disse nenhum - petista, até hoje, conseguiu operar a façanha de se reeleger em terras Ananins. '

Trata-se de uma caveirona de burro' de comprovada eficiência por ser muy evocada por seguidores do  personagem 'Zéca Pimenteira', conhecem?.

Correndo por fora, em sinal de repetição do mesmo filme de sempre, esta o ex-presidente do PT, Beto Ribeiro, que, dizem, jura  ele 'em todas as oportunidades possíveis' que, contará com o apoio luxuoso e inestimável de um seu xará - e capa-preta -  petista que, 'baixará' por essas plagas, tacape na mão, em 2012 para conduzir-lhe ao podium. 

Outros já testados nas urnas e saídos como fiasco eleitoral certo, como é o caso do economista e mestre em direito,Pereirinha, não somente terá  dificuldades em maior escala de se eleger, - menos por recursos do que por esforço -  já que ele, juntamente com o chamado grupo dos 'chapas brancas', não possuem nomes que  possam unificam o Partido dos Trabalhadores que, encontra-se na condição, neste município amazônico, de 'esfrangalho' absoluto e total, por razões que dariam um livro a parte.  

A grande surpresa pela trajetória pessoal altamente respeitada até por seus opositores da direitona, por ser respaldada pela visibilidade e coerência dos mandatos que exerceu na Assembleia Legislativa - deputada por duas legislaturas e vereadora da capital - é a atual vice-prefeita comunista, Sandra Batista, PT-PA, que, caso decida-se por lutar por uma cadeira, larga com apoio popular  e com grande chance de vitoria. 

Nas eleições passadas, em 2010, apesar de não ter conseguido eleger-se, em grande parte por falta de recursos e também por enfrentar um verdadeiro " bullying" por parte dos companheiros 'chapas brancas',entre outros da velha-guarda petista municipal, que aplicaram-lhe um "fogo-amigo' que perdura até os dias de hoje; tudo por terem sido preteridos pelo governo estadual petista, barrando-lhes a pretensão de ocupar a vaga de vice no governo do PMDB, comandado por Helder Barbalho. 

Ainda assim, diz a imprensa,foi a candidata de esquerda melhor avaliada, inclusive entre todos os candidatos de seu próprio partido, quando foi a mais bem votada. 

Aguardemos pois, para conferir lá na frente

6 comentários:

  1. A verdade é que o descredito tomou conta não somente da (ex) militância petista quee, cansou de ser engambelada por esses jardistas fantasiados de PT como: Caréca,Pedro Soares,Felipe Bastos e Beto, que não conseguem sobreviver sem o aparato oficial das benesses oferecidas pelo prefeito Helder Barbalho.Assim, meu queridinho, até eu!

    Rosa

    ResponderExcluir
  2. Bueres,achei o articulista um tanto quanto exagerado.É claro que todo processo politico tem seus momentos de calmaria mas, sem prejuízo da dinâmica.Os "chapas brancas" que o post se refere, são a expressão do que é possível de ser oferecido quanto alternativa, (mesmo sendo mercadoria "podre") á militância do PT, e do resto da esquerda, que não consegue furar o bloqueio das oligarquias estabelecidas e representadas por Manoel Pioneiro e pelo clã Barbalho que, tão cedo, não abrirão mão de comandar, até por meio de acordos fechados entre si neste município.

    N.P.

    ResponderExcluir
  3. O QUE EXISTE DE VERDADEIRO TODOS JÁ SABEM. NÃO ADIANTA ESCONDER O SOL COM A PENEIRA A U.L. QUER UMA DAS VAGAS E O LUIS FREITAS, MESMO ENFRAQUECIDO VAI TENTAR LEVAR USANDO A SUA ETERNA TROPA DE CHOQUE COMPOSTA,ENTRE OUTROS, PELO PROFESSOR PUXA-SACO FERNANDO JR,(MAIS UMA DE SUAS CRIAS)AS IRMÃS LEIDIANES E O ZEZÉ.O FELIPE GULOSÃO COM A TENDENCIA PT PRA VALER,QUER A OUTRA E VAI JOGAR COM O QUE PODE,JÁ QUE TAMBEM É SECRETÁRIO COMO O FREITAS. O VEREADOR PEDRO SOARES QUE PERTENCE A MESMA TENDENCIA DO FELIPE ACHA QUE POR DIREITO TEM QUE MANTER A VAGA PARA ELE E SUA FAMILIA.O BETO ACHA QUE O PT ESTA LHE DEVENDO A VAGA POR CONTA DO PED PASSADO EM QUE ELE TEVE DE ABRIR MÃO PARA O DES-PRESIDENTE OEIRAS. O QUE SOBRA? SO FRUSTRAÇÃO!.TUDO AÍ NO FINAL VAI ACABAR NUM CONSORCIO ENTRE ESSA TURMA QUE VAI TENTAR LEVAR A ÚNICA VAGA DO PT, AINDA ASSIM COM RISCO DE PERDER PARA OS ALIADOS DA DIREITA! AGUARDEM!QUEM VIVER VERÁ!

    ResponderExcluir
  4. Bueres.
    Concordo com o comentário acima. De fato vale a máxima: "em terra de cego, quem tem um olho é rei".Não da para ficar culpando o Sr. Luis Freitas, Felipe ( que é primo do Prefeito)e o vereador Pedro Soares entre outros pelo rumo que o Partido dos Trabalhadores tomou em Ananindeua.Todos sabem que nem mesmos as principais expressões desse partido se preocupam com isso e, estão se "lixando" com o rumo dessa legenda que virou de aluguel, em Ananinindeua.Se não fosse esse formato de "colaboracionismo", não existiria mais era nenhum vestígio dos trabalhadores.É um mal necessário?. Esses companheiros trabalham portanto, no limite do que é possível e nisso eu concordo por conta de uma realidade cruel: o PT não tem quadros capacitados ou eficientes, com competencia para fazer outra coisa. Resta ao PT sobreviver das sobras e na aba do PMDB, até que este tire o tubo de oxigenio.

    Prof. Alonso

    ResponderExcluir
  5. O Problema maior não é do PT ananindeua e sim do estadual que não 'puxa" uma plenária metropolitana.A coisa tá feia, é cada um por sí e todos por ninguem.

    ResponderExcluir
  6. vcs petistas são todos corruptos... viva o socialismo.. PSOL...

    ResponderExcluir