O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FESTA NORDESTINA INICIA EM MOJUÍ DOS CAMPOS NO BAIXO AMAZÔNAS 'SANTARENO'

http://notapajos.globo.com/imgs_jornal/festamojui6.jpg

Na 4ª edição da festa da Integração Nordestina teve início ontem (30) em Mojuí dos Campos, o lugar é casa da maior colônia nordestina paraense.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_yP2_uNgsKoNYgp5N5HW_OkFYhBFIHnRxOGgDBOVaSfGZbBbn3Q&t=1

No evento não faltaram comidas que fazem parte da cultura deste povo: rapadura, castanha, farofa de carne seca, mas a pinga artesanal foi a que mais chamou atenção.
Em um espaço exclusivo está a mostra o passado de personalidades que ajudaram no crescimento de Mojuí dos Campos. É o caso de Júlio Walfredo.
“Ele foi um dos primeiros desbravadores daqui da região de Mojuí dos Campos. Ele veio com vários familiares pra explorar aqui a Amazônia. Vieram por causa da região, da seca de 50 (...) e foi um dos fundadores da região do Mojuí dos Campos.” Afirma a responsável pelo espaço, Adeíse Portela.


Na cozinha do restaurante comunitário mulheres preparam o prato mais apreciado entre os nordestinos, a buchada de bode.


A Integração Nordestina é o momento que os mojuienses têm para confraternizar e celebrar as conquistas dos primeiros moradores do local.


A secretária de cultura Jarle Aguiar destaca: “A contribuição que o povo nordestino teve para o desenvolvimento de Santarém e pra essa região principalmente do planalto.”

Fonte: Blog do JK







Nenhum comentário:

Postar um comentário