O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SUCESSOR POLÍTICO DO DALAI LAMA PRESTOU JURAMENTO NA INDIA.

http://imagens.publico.pt/imagens.aspx/350375?tp=UH&db=IMAGENS&w=350&t=1312899290,95313 
Lobsang Sangay (foto), advogado de 43 anos, e que é o sucessor político de Dalai Lama, prestou juramento nesta segunda-feira como primeiro-ministro do governo tibetano no exílio e como líder da luta dos tibetanos pela auto-determinação...

http://www.el-nacional.com/www/files/images/dalai%20lama%20ap.expand.jpg
A cerimónia foi presidida pelo próprio Dalai Lama (foto acima), no Templo de Tsuglagkhang, centro espiritual de Dharamsala. A cidade fica no norte da Índia, sede do governo no exílio e onde se refugiou o líder espiritual depois do fracasso da revolta contra a China em 1959.
http://losdatosdecosta.com/wp-content/uploads/2011/08/dalai1-300x198.jpg
Sangay, eleito para o cargo em Abril, fez o juramento à frente de centenas de monges budistas. 

http://mercuriocromorock.files.wordpress.com/2011/03/tao-china-tibet.jpg
Templo tibetano
Entretanto, já afirmou que vai seguir o modo de abordagem de Dalai Lama para lutar pela autonomia do Tibete em relação à China, que se recusa, porém, a reconhecer a autoridade de Sangay.
http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/11/tibete-e-china.jpg
“Vamos continuar a utilizar a política da ‘via média’ (mais do que uma independência pura em relação à China, Sangay pretende uma autonomia significativa).


http://www.ageac.org/pics/congreso/tibet_provinces.jpg
O Tibet sagrado
Estamos igualmente dispostos a negociar com o Governo chinês a qualquer altura, em qualquer lugar”, declarou Sangay perante a multidão presente para assistir à cerimónia.
http://www.rnw.nl/data/files/images/lead/2011/08/photo_1312806375829-1-1_0.jpg
Acrescentou ainda que iria trabalhar com o objectivo de preencher a visão de Dalai Lama sobre o que é verdadeiramente uma sociedade secular democrática: “A liderança tibetana está longe de fracassar. Estamos cá para ficar.”

Para além das tradicionais oferendas de chá e arroz, o novo líder fez o juramento exactamente nove segundos depois das 9h09 (hora local), seguindo a crença que associa o número nove à longevidade.

http://megaarquivo.files.wordpress.com/2011/05/tibet-potasi-monastery.jpg
O Tibet pertence somente aos tibetanos...


Esta transição política e histórica garante uma posição muito mais visível ao novo primeiro-ministro, que terá poderes alargados em relação aos antecessores. De facto, Lobsang Sangay, nascido numa região produtora de chá no noroeste da Índia, vem romper com o passado, no qual figuras religiosas dominavam a vida política do movimento tibetano. Além disso, Sangay, especialista em direito internacional, nunca viveu no Tibete nem nunca lá esteve.
http://exame.abril.com.br/assets/pictures/34713/size_590_dalai-lama.jpg?1311082281
O Dalai Lama, de 76 anos (foto acima), anunciou em Março que abandonaria o cargo político como chefe do movimento de exílio tibetano, essencialmente simbólico, mas que permaneceria líder espiritual dos budistas. 

http://www.airsim.net/nc/kmetros/free_tibet10.jpg
Para explicar a sua decisão, disse apenas que precisava de se demitir como líder político porque receava o caos depois da sua morte quando o Governo chinês e os monges budistas discutissem quem seria o sucessor. “Agora, já não existe esse perigo”, disse o líder espiritual à Associated Press, citada pelo "Guardian".

Nenhum comentário:

Postar um comentário