O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 17 de setembro de 2011

Dilma embarca para Nova York e se prepara para estreia na ONU

http://www.bulhufas.com/wp-content/uploads/2011/03/Dilma-Rousseff.jpg
Discurso da presidente ainda não foi finalizado, mas falará da crise mundial
A presidente será a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU
A presidente Dilma Rousseff embarca na noite deste sábado (17) com destino a Nova York, nos Estados Unidos, onde na próxima quarta-feira (21) abre a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). É a primeira vez que o evento será inaugurado por uma mulher.
O discurso de abertura da 66ª Assembleia-Geral da ONU será o primeiro da presidente brasileira diante de praticamente todos os líderes mundiais: mais de 190 participam do encontro, que é transmitido para vários países.
De acordo com o Itamaraty, o texto do discurso só será finalizado na véspera - ou seja, na terça-feira (20). O conteúdo que será lido por Dilma começa a ser definido a partir de uma lista elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores com uma série de temas. Até o fechamento da versão final, vários rascunhos passam por assessores, ministros e pela própria presidente.
Fontes do Palácio do Planalto e do Itamaraty disseram ao R7 que dois assuntos certamente serão abordados: a crise econômica mundial e a situação do mundo árabe.
Uma poposta para a resolução da crise, no entanto, não será apresentada. Em relação ao mundo árabe, Dilma deve dar atenção especial à Líbia e à criação do Estado Palestino.
Antes de subir à tribuna, ela se encontrará com o secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon.
As assembleias gerais da ONU acontecem desde 1945, quando a organização foi criada. A primeira sessão especial foi aberta em 1947 por um diplomata brasileiro. Desde então, cabe ao Brasil inaugurar os encontros, por ter sido o primeiro membro das Nações Unidas.
Os temas desta assembleia, que reunirá chefes de Estado do mundo todo, serão justamente a crise econômica internacional, o futuro político da Líbia e a criação do Estado Palestino, entre outros.

A viagem aos Estados Unidos
Dilma viajará pela primeira vez aos Estados Unidos desde que tomou posse, em janeiro. A visita já estava prevista desde que o presidente americano, Barack Obama, veio ao Brasil, em março.
http://www.deputadoaleluia.com.br/userfiles//curriculo-dilma(3).jpg
Em Nova York, ela terá encontros bilaterais com Obama e com os presidentes do México, Felipe Calderón, da França, Nicolas Sarkozy, e com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, marcados para terça. Outros encontros ainda podem acontecer, já que mais de 40 países, entre eles a Nigéria, solicitaram audiência com a presidente brasileira.
Na segunda-feira (19), ela participa pela manhã de uma reunião na ONU sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. À tarde, vai a um encontro que discute políticas para as mulheres.

Homenagem

Na terça à noite, Dilma receberá um prêmio por Serviço Público oferecido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars (foto abaixo).
http://asbarez.com/App/Asbarez/eng/2010/10/wilson-center.jpg

A homenagem existe desde 1998 e é concedida a líderes que tenham trabalhado para melhorar a qualidade de vida dentro e fora de seus países.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pediatra Zilda Arns, morta no terremoto do Haiti, em janeiro de 2010, receberam o prêmio em outras edições.
Dilma terá a companhia de seis ministros na viagem: Antonio Patriota (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior), Orlando Silva (Esporte), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social) e Maria do Rosário (Direitos Humanos). A comitiva retorna a Brasília na sexta-feira (23).
No R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário