O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

GOVERNO JATENE MASSACRA A POPULAÇÃO DE TUCURUÍ E OS DEPUTADOS ELEITOS COM OS VOTOS DA REGIÃO LAVAM AS MÃOS NA PÍA DE PILATOS

http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/3/gallery_assist639317/3fde3c93be6f0.jpg

Tucuruí pede socorro. Quem socorrerá Tucuruí?

Então é assim.
Não deveria ser, mas é.
Em Tucuruí, o Hospital Regional está, com o perdão do trocadilho, de mal a pior.
Vejam aqui esta tuitada: "Os movimentos sociais de Tucurui me procuram pra acionar o Estado contra o estado de calamidade do Hospital Regional".
Esse é o advogado Ismael Moraes registrando, em seu Twitter, a revolta do pessoal de Tucuruí.
E a ação - uma civil pública - virá mesmo, se ninguém tomar providências.
Essa situação calamitosa, vale ressaltar, não é de hoje.
Vem de meses.
Vem de anos.
Em março de 2011, o Espaço Aberto fez aqui uma postagem intitular, justamente, Calamidade em Tucuruí.
Vejam abaixo o que um leitor mandou dizer:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3YOxtYA6kEG879nVUxUEICxgSmsc6_osYpnFHUHKAJcJMkXIk9A5RTE_S58wsf6SDCkTUChnhoRBN9rBtxNMxobR615mFuM9FLB8EzCAgVjYjvXrtq8x2oPsT1F0dCubuD9DEJkHymQhH/s400/081535jatene.jpg
No Hospital Regional de Tucuruí, os servidores estão sendo obrigados a escolher quem não deve morrer, deixar de atender a alta complexidade para atender a básica, que é de responsabilidade do município.
A prefeitura embolsa o dinheiro das AIH's e o Hospital Municipal está fechado. Todas as cirurgias são feitas no regional. As grávidas estão perdendo seus bebês e morrendo de parto, as cesarianas estão amontoadas em uma sala só. O risco de infecção hospitalar é enorme.
Falta tudo dentro do Hospital Regional: remédios, leitos, lençois e até médicos. Um exemplo do absurdo: o anestesista em plantão no Regional é o mesmo na escala do municipal e da urgência, colocando em risco a vida dos pacientes.  

Pior é que ele já tem 70 anos, a atividade requer agilidade e capacidade de concentração apurada para uma sala de cirurgia, imaginem tocar duas ou três salas ao mesmo tempo. A clínica cirúrgica está lotada de pacientes principalmente de ortopedia e um médico à disposição ganhando e sem operar. A situação é catastrófica. Os postos de saúde estão sucateados, até aparelhos para medir pressão não há, sequer remédio para febre.
Os dentistas passam um tempão sem fazer nada por falta de luva. O povo vai para os postos de saúde à noite e fica a madrugada toda na chuva, para poder pegar uma ficha e na hora o médico não aparece para a consulta. A dengue e a malária proliferam.
Os prestadores de serviço de laboratório e clínicas credenciados não recebem os recursos do SUS por falta de repasse pela prefeitura. Por isso o comércio local não vende para saúde, ambulâncias seminovas totalmente sucatadas estão enferrujando nos pátios de oficinas mecânicas e em um cemitério no fundo do hospital municipal, que fechou porque não tinha remédio, material para procedimentos cirúrgicos, nem comida para os pacientes.

Isso foi em março, repita-se.
Já estamos em setembro.
E tudo continua como dantes.
Em agosto de 2009, ainda no governo Ana Júlia, o então deputado estadual Gualberto Neto foi à tribuna e descreveu um cenário desolador do hospital
. Confira aqui.
Quem haverá de socorrer o povo de Tucuruí? 

Fonte: Blog  Espaço Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário