O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARÁ: DISPUTA ACIRRADA DOS PARTIDOS DE OLHO EM 2012 E 2014

http://static.panoramio.com/photos/original/1299265.jpg
PALACIO ANTONIO LEMOS, SEDE DA PREFEITURA DE BELÉM.

Aos quarenta minutos do segundo tempo, todos os partidos em todas as cidades do Pará movimentam-se na busca de filiações de peso para as eleições de 2012, já de olho nos espaços de disputa para governo estadual e federal e mandatos legislativos em 2014

http://www.eps.ufsc.br/teses98/ivandi/figura/Image313.jpg

No caso de Belém, estão já colocadas informalmente 07 pré-candidaturas a prefeito. 

http://www.artcadeira.com.br/site/produtos/p_CADEIRA%20TEDDY.jpg
 Quem vai para o trono?
O (PCdoB) no estado do Pará lançou Jorge Panzera, pré-candidato em 2012 à Prefeitura de Belém.
Edmilson(Psol), Priante(PMDB), Jorge Panzera(PC do B),Zenaldo(PSDB), Jordy(PPS),Novelino(PMN),Almir Gabriel a definir partido. É certo que o PT terá candidato a prefeito até para consolidar a eleição de vereadores. Os nomes de Ganzer, Alfredo Costa, Regina Barata e Bordalo estão em debate.

O governador Simão Jatene deve trabalhar com vários nomes na disputa ao segundo turno, sem necessariamente apoiar formalmente um nome.Tanto Zenaldo, como Jordy e Priante, enquanto nomes de maior expressão, estão compondo sua base, sendo que este último, mesmo não sendo o nome preferido de Jáder, conta no mínimo com seu apoio formal. Seria então um nome de grande densidade e experiência, convivendo com os governos estadual e federal.Um nome que junto com Edmilson teria condições de ir ao segundo turno.



 

http://www.alepa.pa.gov.br/alepa/jornalalepa/images/stories/imagens/edicao105/pag11reginabarata.jpg
Regina Barata é um dos nomes que pode disputar pelo  PT

No PT , que conta com grande peso político no Estado, o grande desafio é a coesão interna e a capacidade de mobilização em torno de um programa para a cidade de belém, além de obviamente um nome capaz de empolgar a militância e chegar à população.Conta historicamente com parcela importante do eleitorado , tem presença de quadros no governo federal, o que , bem capitalizado pode contribuir na eleição de prefeitos e vereadores.
http://www.alepa.pa.gov.br/alepa/fotos/fotoimp05-08-201132955215.jpg
Edmilson, o nome mais falado nas pesquisas informais, ex-prefeito com grande capital político, tem pela frente o desafio de, com pouco tempo de televisão e militância reduzida, criar uma espécie de "candidatura de coalizão", que estabeleça um programa e alianças amplas para governar Belém, desafio que não sabemos se está a altura do PSOL e seu modo de fazer política.
http://www.excelencias.org.br/imgs/pub/2007-09-18/original/33276.jpg
Os nomes novos de Novelino (foto acima) e Jorge Panzera servem como uma tentativa de visibilidade mas que pode vir a ganhar corpo dentro do espaço político existente, carente de novas lideranças na capital, em que pese partidos ainda de porte médio.
http://lh6.ggpht.com/_RHF2TAca3xI/TLjb5qvfn-I/AAAAAAAACu0/iPaI_NJZKxU/Almir%20Gabriel%5B3%5D.jpg
A incógnita é Almir Gabriel (foto acima), peça colocada no tabuleiro por Duciomar, que pretende se capitalizar politicamente na campanha para depois negociar apoios para um possível mandato de senador, seu sonho permanente.

É um quadro em evolução que promete alianças surpreendentes e pode desnudar uma correlação de forças totalmente nova para a política em Belém,decisiva para os rumos do Estado em 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário