O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PT ANANINDEUA : LUÍS FREITAS É O CANDIDATO LARANJA NECESSÁRIO?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFQqu-KBMnQxl1aPczjhyphenhyphenmS12InpSEZuO0yOnDEmdSZmSQ7pjjr5m3CFhXLQUOwE9VXOlbX_aZBI8sPhANKTqcdYjpIbgtRjo8E1xH1aYfyI7KmjSGJNfgHtDZebMzBgAYMxbDm8TGG98/s640/lobo_ovelha013.jpg
Aqui temos um fato político dentro de um meramente conjuntural: muito natural essa tendência, já que - sem demérito - para boa parte da militância petista de Ananin, Luís  Freitas é o homem de confiança do PMDB dentro do PT e vice versa.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg90bbAqxTOfspATuZBmyMwrdPaGjUHr1LVKU3K7yw9qllipH9HyCZihLYK0IfYJmim6MxBI1S2hnLMFbz6fZf3QT73dsABkmEdhqH3Ef1ZffVoaUnALA-4H7wQRFIhtvm078r55jcX-1_O/s1600/Luis+freitas.jpg
Jornalista e ex-vereador Luís Freitas
.
Se hoje Luís Freitas não esta abrigado dentro do partido do prefeito é porque esta não é a melhor estratégia que Helder considera inteligente para lidar com o conjunto que representa as complicadas lideranças petistas de Ananindeua, composto de três ou quem sabe, quatro mini-mandarins de meia tigela. Fato é que o PT local não se sustenta sem a maquina do PMDB de Helder, o que  fez com que a legenda perdesse capilaridade e a capacidade de caminhar com suas próprias pernas, abandonando o seu (outrora) revolucionário entusiasmo com relação a defesa ideológica das bandeiras históricas, ligadas á luta pela educação de melhor qualidade, saúde, segurança pública, transporte etc; descaso que só fez enfraquecer os laços com os movimentos sociais e com as bases, abandonados, faz tempo...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqQy-WIDAQlgR0n-kavdLLZFknXyPGT9IEzt4hAZvEtkEILNkRD95-lKPwxOuVkZv76xjJBBD8oPsCnzcst5WUtR71oX88JPp2yyBbCUxT26-j-L_7OPA2CzK4KalBtAdMSJqvVu1TTfFq/s1600/Fotos+PED+Nacional+047.jpg
A eleição de José Oeiras (foto) a presidencia do PT-Ananindeua em 2009, foi um fato importante que lançou uma réstia de luz e esperança na reconstrução dos estragos feito pelos colaboracionismo umbiguísta dos convictos:Pedro Soares, Filippe Bastos, Luis Freitas e Beto Ribeiro Ribeiro, que, inteligentemente, são deferidos individualmente pelos ótimos estrategistas do PMDB, que fingem trata-los 'individualmente', dividindo  a turma da estrela, para governa-los.

Oeiras é um quadro antigo que, pela sua trajetória militante exemplar, goza de bastante respeito diante a direção estadual petista e tem o respeito de toda a militância mas, se a escolha do nome do PT á prefeito for por na base do "consenso" (leia-se, centralismo democrático petista),enfrentará o peso do rôdo das batuta do maestro capa-preta Paulo Rocha, padrinho de Luís Caréca Freitas, que é o  assessor petista mais próximo de Helder... É ou não é o 'cara'?.
http://www.parapolitico.com.br/wp-content/uploads/H%C3%A9lder-Barbalho.jpg
O prefeito Helder Barbalho (foto acima), que já mostrou nas disputas anteriores que é bom de briga e que não joga para perder,  deverá - no final da grande 'refrega' que travará rua-a-rua contra a direitona reacionária representada pela tucanalhada-demo-ppsísta do Pará -  fazer o seu sucessor em 2012...

Já avisou num encontro que teve semana passado com os petistas, "que quer o PT  por inteiro" em seu embate contra o tucano Manoel Pioneiro, adversário de peso, que vem para a disputacom 'bala na agulha'. Pioneiro quer engatar uma tal 'onda amarela' envolvendo o possível candidato tucano á prefeito da capital, Belém, Zenaldo Coutinho, que, especula-se, teriam um caixa único; virão para a disputa apoiados pela poderosa maquina estadual do governador do atraso, Simão Jatene. 

Os 'chefitos' petistas solicitaram ao edíl 'espaços' na administração para levar em frente a tarefa; serão atendidos, mas não sem travarem uma briga de foice fatricida durante o encontro ampliado que terão hoje a noite, 30.09.11, para discutirem a valiosa 'partilha' na base da garganta e do invisível e escariótico punhal do individualísmo e do egoísmo.


Tomara que Oeiras tenha juízo e não se preste a convalidar um processo de cartas totalmente marcadas no qual prevalecerá o que já esta, ou for decidido pela cúpula regional do PT e do PMDB.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmI_HwguhtN0maiRd-691MY157cvK99tCX4DgOCFr3zEXHGd0aXOiv95Z09dYPeHcFZuvWiAdi4KOkmXKSj-R-S86_ELezIyMoUTAwzVxGxwMUbYJi6YGql8dWad5ZlNPvq-0OLRWIA3k/s320/vereador+01.JPG
Vereador Pedro Soares, de Ananindeua,Pará
Freitas que se cuide com o seu possivel principal adversário interno, o apagado, apagadíssimo, parlamentar Pedro Soares, que segundo dizem, pode manobrar e surpreender o candidato Caréca, por exemplo: apoiando com a força que tem, em nível interno, por dentro da legenda (com possível apoio de Filippe, que pertence a sua tendência, PTpra Valer) o nome de José Oeiras; na mesma tacada Pedro conduziria o sempre ambicioso Beto Ribeiro para mais uma mandato no cargo de presidente do PT-Ananin (hoje ele é vice), se fortalecendo diante da 'corte' como sendo o dono de uma estratégia que levará a legenda á apoiar Chicão do PMDB no segundo turno em 2012, serviço pelo qual ele  merece ser premiado  em seu principal projeto pessoal  que trata da sua reeleição á câmara, proeza difícil que, se conseguir, estará desenterrando uma  colossal "caveira de burro", das mais temidas, já que até hoje nenhum  -eu disse nenhum-  parlamentar petista conseguiu ser reeleito (e olha que já tivemos bons).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk23HhC2ZyVWhvtHeul4MO06Zuek-y41GqiLWHnGIP5UDTOIofbBvYP6N6dobhwZY03yi1OLphCTCWuOj0zdvpJe3V7DksFIFYAYKECBf8JdEHkFU9Fs6j98pnYX8njKfFUt6nIDyM/s200/IMG_0104.JPG
Outro que deverá contar com o ombro amigo pmdbista é Filippe Bastos (foto acima), por sua comprovada e canina lealdade com as diretrizes dos projetos pmdbistas em que esteve bravamente engajado, e agora com este mais novo, PT/Chicão 2012. 

Diante da decisão do prefeito Helder de transformar o DEMUTRAN - secretaria que Filippe ainda esta á frente -  em diretoria, pode leva-lo  -equivocadamente-  a pensar ter 'direito' a uma cóta maior de 'espaços', para ajuda-lo em sua pretensão de alcançar uma cadeira na câmara municipal Ananin, para melhor servir; além de ser premiado com um outro cargo 'mais adequado' a sua impecável folha de serviços prestados no passado,  o que valeu-lhe uma trajetória ascendente inigualável no cenário político do município, mas essa é outra estória...

De qualquer forma, desejo boa sorte ao jornalista e boa praça, Luis Freitas, uma vez que ele é a representação viva, em carne e osso, 'daquilo o que é possível ser feito' neste momento em que o PT-Ananin esta 'entubado' na UTI política dentro deste contexto paraense.

Só para se te uma ideia do quadro, até ridículo, deste 'paciente' (PT-Ananin) o partido importante do ocidente, que governa e mudou o Brasil para melhor, legenda de Dilma e Lula: vergonhosamente, em Ananindeua, sequer tem uma sede, mesmo que  alugada, para receber seus filiados e simpatizantes!. É triste...

7 comentários:

  1. Como é possível exigir que o prefeito barbalhinho haja de outra maneira,se ele conta com esse tipo de dificuldade em tratar o PT quanto legenda seria no seu município?. O jeito é ir alimentando o ego desses que se dizem representantes de um projeto,mesmo pessoal e não partidário,porque pelo menos, no imaginário popular, fica a impressão,não importa se falsa, para a sociedade de que o PT existe.O Freitas tende a repetir o que já fez no passado ou seja, cumprir um papel de candidato faz-de-conta,laranjão, e cruzar a bola para o seu chefe (que não é o João Batista), lá na frente.
    Melhor seria o nosso PT ( e mais honesto) apoiar um candidato de verdade,talvez um nome do PSOL ou do PSTU,ou mesmo do PSB e sair como vice.Mas o futuro a história pertence, vamos esperar pela caneta do jornalista Freitas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a impressão que esse processo em Ananindeua esta sendo antecipado e precipitado. A pré-candidatura de Caréca ainda não é um um consenso dentro do PT.Mesmo porque temos outros candidatos que podem cumprir esse desafio com menos rejeição na militância do que o Luís, que pela sua história recente, mostrou-se indigno da confiança de toda a massa de simpatizantes. Trata-se de um balão de ensaio da CNB e os nomes dos companheiros Oeiras,Beto, Felipe, e especialmente do vereador Pedro Soares, que mesmo sendo uma voz solitária por ser o único representante da verdadeira esquerda combativa,é um quadro corajoso que vem fazendo um mandato espetacular no município, principalmente no desenvolvimento da cultura.

    ResponderExcluir
  3. Bueres,as pré-candidaturas em Belém é Ananindeua é apenas parte de uma sofisticada engenharia que ainda esta se consolidando; o que esta valendo aqui?:ou vocês do Ananindeua Debates estão adiantados,tentando dar direção no processo ou estão a serviço do caciquismo do companheiro e ex-deputado Paulo Rocha e seu grupo?,já que vocês mesmos o apontam como principal apoiador e financiador do Luís Freitas?.Como se sabe, a Região Metropolitana tem densidade eleitoral para eleger ou derrubar prefeitos e governadores, como foi o caso da Ana Júlia, que negligenciou com essa realidade durante o seu governo,dividida por não ouvir as bases, o que fez a direita espalhar que ela era totalmente comandada por seu secretariado, que por sua vez obedeciam ou ao Paulo Rocha ou aos irmãos Monteiro - que por sinal, parece que caíram numa espécie de clandestinidade - todos péssimos estrategistas como ficou provado.
    A candidatura petista da cidade de vocês,Ananindeua, não deveria estar lincada em torno de um projeto pessoal como vocês querem inventar na marra a partir do poder dos blogs redes sociais; e sim comum,agregador e multiplicador, com o nome que for indicado pela frente multipartidária,processo vitorioso em construção que o PT deverá comandar a partir de Belém, pois estará no segundo turno contra seja lá quem for.Senhores,
    Parem de criar factóides!.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 16:02 ?,achei complicado e até meio que agressivo o seu texto; entendi parte do conteúdo que voce tentou dizer e protestar mas,relevando em linhas gerais.

    Somente para dar uma limpada no meio de campo: não tenho aqui no MILITÂNCIAVIVA, nenhuma ingerência com o que é publicado no Blog local Ananindeua Debates,ou em outros quaisquer sítios.

    Aqui na blogosfera é livre o pensar e apenas expressamos análises e opiniões por ser este espaço um fórum permanente de idéias.

    Por essa razão é que as redes sociais se transformaram na maior novidade e mais poderoso instrumento de consolidação do pensamento democrático,

    a ponto de destituir antigos reis, ditadores,denunciar corruptos,desarmar arsenais nucleares,salvar rios e a vida nos oceanos,denunciar genocídios provocados pela fome, pelo fogo e pela ambição, entre outras colossais utilidades; força partida e gerada pela incrível velocidade da propagação das informações, assunto de primeira que daria um livro e não caberia dentro deste nosso pequeno espaço.

    É do alto dessas possibilidades colossais e principalmente em respeito á outros Companheiros e Camaradas que no passado tombaram lutando para que conquistássemos esse direito de manifestação com plena liberdade, as pessoas para quem temos a sagrada obrigação de trabalhar hoje, libertos das amarras,cangas ou os grilhões,do choque e das balas que eles tiveram que levar.

    Mesmo não lamentando que voce tenha subestimado a nossa possibilidade de visão e assinado como anônimo,obrigado por sua importante visita, continue opinando.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. MEU COMAPANHEIROS!!,PÔ ESSA FOI PRA RIR OU PRA CHORAR????? NUNCA SE SOBE OU SE OUVIU NADA A RESPEITO DESSE NOSSO VEREADOR DE ANANINDEUA.É REFENCIA DE QUêêê???,É BOM ELE BOTAR UM ALTEDOUR NA BR 316 DIZENDO QUE ELE É DE VERDADE E QUE ELE EXISTE.FALA SÉRIO!!!!


    F.A.

    ResponderExcluir
  6. O PT de Ananindeua está morto, só falta enterrar!

    ResponderExcluir
  7. O PT de Ananindeua é zumbi, ou seja, morto vivo. O Freitas ganha as prévias, o Helder que gosta dele o apoia com aporte dos barbalhos, e o capa preta, seu chefe, o ajuda para que o nosso amigo jornalista conquiste a prefeitura, seu sonho de menino. Conto de fadas, novela das oito, dramaturgia. Pedro as coisas não são bem assim, como dizia o Raul...

    ResponderExcluir