O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

EUA E EUROPA PRESSIONAM O GOVERNO EXTREMÍSTA DE ISRAEL CONTRA ATAQUE-SURPRESA AO IRÃ




Os EUA e países europeus pressionam Israel a desistir de qualquer plano de ataque a instalações nucleares do Irã. Diante de novas evidências sobre a natureza militar do programa iraniano, que serão divulgadas pela ONU esta semana, potências ocidentais insistiram ontem na adoção de sanções mais duras contra Teerã como alternativa a um ataque - cujas consequências seriam "irreparáveis" e "desestabilizadoras" no Oriente Médio.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQrwpC6mEXLqMX4b4FPJvigwiVM7M9zCq4kX1WKNAq4iXHHcdGxQ

Na semana passada, a imprensa israelense divulgou que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu (foto acima), está tentando persuadir seu gabinete a lançar um ataque-surpresa contra o Irã. Vozes de dentro do governo de Israel, incluindo o alto escalão do Exército e da inteligência, seriam contra a ofensiva.

http://farm3.static.flickr.com/2629/4164805531_93c9d6de95.jpg

Em meio ao crescimento do temor de uma ação israelense, a França alertou ontem para o risco de uma guerra. "Podemos ainda fortalecer as sanções para pressionar o Irã. Vamos continuar nesse caminho, pois uma intervenção pode criar uma situação totalmente desestabilizadora", afirmou ontem o chanceler de Paris, Alain Juppé (foto abaixo). "Temos de fazer de tudo para evitar o irreparável", completou.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/02/27/alain-juppe-620.jpg

Essa linha de ação havia sido defendida pelos presidentes Nicolas Sarkozy, da França, e Barack Obama, dos EUA, no dia 3, em Cannes. No encontro bilateral, os dois concordaram com o aumento da pressão sobre o Irã.



A possibilidade de Israel atacar o Irã tem sido classificada oficialmente pela Casa Branca como "especulação". Mas, nos bastidores, há alto grau de preocupação. Uma autoridade de "alto escalão" de Washington disse à CNN em condição de anonimato que há uma "absoluta preocupação" em relação às intenções de Israel.

http://www.e3a.nato.int/common/images/stories/storypic_004.jpg

Segundo o jornal israelense Haaretz, o secretário de defesa dos EUA, Leon Panetta, visitou Israel em outubro com o objetivo de conseguir um compromisso de Netanyahu de não atacar o Irã sem o aval dos EUA. Panetta alertou o premiê e o ministro da defesa de Israel, Ehud Barak, que Washington "não quer surpresas". Mas Netanyahu e Barak foram evasivos com Panetta e não prometeram pedir a bênção dos EUA antes de uma eventual ação contra Teerã.

http://jafrianews.files.wordpress.com/2011/06/leon-panetta-cia-chief.jpg?w=450
O Secretário de Defesa hebreu-americano Leon Panetta, aparece aqui bastante otimísta com  a situação, por acreditar na total obdiência e submissão do governo israelense diante o USA.
http://a.abcnews.com/images/Business/ap_barack_obama_economic_woes_ll_110505_wg.jpg
Obama esta nu: pode ter 'descoberto' quem realmente da as cartas no decadente sistema do seu país: os dólares da comunidade judáica.
Em recente entrevista à rede de televisão CNN, Barak afirmou haver preferência no governo israelense pela solução diplomática. Mas, completou ele, nenhuma opção está excluída.

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/24375/size_590_shimon-peres-arma-israel.jpg?1298300462

O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou na sexta-feira acreditar na possibilidade de seu país empregar a força militar contra o Irã. "Os serviços de inteligência de vários países estão olhando o relógio e alertando seus líderes sobre o fato de não restar muito tempo.  
 Em Jerusalém o presidente israelense, Shimon Peres, advertiu neste domingo que a possibilidade de um ataque militar contra o Irã é maior que a de uma ação diplomática, dias antes da publicação de um informe da Agência Internacional de Energia Atômica sobre o programa nuclear de Teerã."A possibilidade de um ataque militar contra o Irã parece mais próxima que a opção diplomática", afirmou o presidente em declarações ao jornal Israel Hayom.



Nações Unidas

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2B0B/7014/012B/0BB9/BC62/0250/iaea-energia-atomica-coletiva-tl-20100913.jpg

Esta semana, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deverá apresentar um relatório sobre o programa nuclear iraniano, no qual concluirá que existem crescentes indícios de que Teerã está de fato em busca da bomba. O documento deve trazer um grau de detalhamento inédito sobre o programa iraniano.



A agência internacional teria obtido imagens por satélite de um contêiner de aço em Parchin, na periferia de Teerã, onde ocorreriam testes atômicos longe da supervisão dos inspetores. Potências ocidentais esperam usar o novo documento da ONU para conseguir aprovar mais sanções contra Teerã no Conselho de Segurança.

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2011/11/03/2097553-9801-rec.jpg

No sábado, o chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi (foto acima), afirmou ser "desprovida de fundamento e de autenticidade" a vinculação entre os testes de mísseis e o programa nuclear do país.



Fonte: Estadão/com ilustração e inferência do militânciviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário