O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

IMPÉRIO CONDENA HOMEM QUE INSPIROU ' SENHOR DAS ARMAS' EM TODAS AS ACUSAÇÕES




Um júri de Nova York determinou esta quarta-feira que o russo Viktor Bout, julgado nos Estados Unidos como o maior traficante de armas ilegais do mundo, é culpado de todas as acusações feitas contra ele, constatou um jornalista da AFP.
Bout, conhecido como o "Senhor das Armas", foi condenado por quatro acusações ao todo, e poderá pegar uma pena que varia de 25 anos de prisão e prisão perpétua, segundo o veredicto lido pelo júri. O juiz informou que a sentença de Bout, que tem 44 anos e declara inocência, será anunciada em 8 de fevereiro.

Vestindo terno cinza e camisa branca, Bout ouviu o veredicto com ar abatido, embora tenha se mantido calmo. Ao final, abraçou seu advogado antes de ser reconduzido ao centro de detenção.

A defesa, por sua vez, anunciou que apresentará um recurso para tentar retirar as acusações.

"Este não é o final do processo. Vamos apelar. Temos uma chance", disse o advogado de defesa Albert Dayan.


O ex-piloto e tradutor das Forças Armadas soviéticas, que se declarou inocente, foi extraditado para os Estados Unidos em 2010, procedente da Tailândia.

Sua prisão ocorreu em 2008 neste país em uma operação secreta de agentes americanos em um hotel, e foi seguida por uma longa batalha judicial por sua extradição, que provocou tensões entre Washington e Moscou, que tentou evitá-la.

A defesa do acusado em Nova York admite que ele administrou uma frota de aviões de carga adquirida após o colapso da União Soviética, mas insiste que nunca vendeu nem serviu de intermediário em negócios com armas.

Bout, de 44 anos, é acusado de fornecer armas para guerras no Afeganistão, Angola, República Democrática do Congo, Libéria, Ruanda, Serra Leoa e Sudão.
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário