O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LULA ABRE O JOGO E DIZ QUE NÃO DESCARTA DISPUTAR A PRESIDENCIA MAIS UMA VEZ



 "Assim como não tenho coragem de dizer que vou concorrer a alguma coisa em algum momento, não tenho coragem de dizer que não vou". A declaração foi dada pelo ex-presidente Lula numa reportagem publicada na edição desta semana da revista americana "The New Yorker". Na reportagem, sobre o governo Dilma, Lula, ao ser perguntado se consideraria voltar a disputar o cargo de presidente, não descarta a possibilidade.
http://2.bp.blogspot.com/_xouULh7tF44/TQ_RYNp0EMI/AAAAAAAARxg/u4OPmhL7f3c/s1600/jimmy-carter.jpeg
"Não existe isso de ficar fora da política para sempre. Só a morte pode tirar um político da política para sempre. Olhe o Jimmy Carter (foto acima): teve uma Presidência falha, e agora é o melhor ex-político na política. Eu o admiro. E Bill Clinton (foto abaixo) - nunca vai perder sua importância. Então, o que vai acontecer no futuro? Eu não sei. Eu já cumpri meu papel no Brasil", diz Lula na reportagem.
http://www.ufofreebandclub.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/bill_clinton2.jpg
Segundo o ex-presidente, "se Dilma quiser concorrer à reeleição, é o direito dela. Ninguém pode negá-lo. Só há um jeito de ela não concorrer à reeleição: se ela não quiser". Lula diz ainda que há hoje no país "muitos jovens que estão no lugar certo para concorrer à Presidência" - para afirmar, porém, em seguida, que continuará na política, e viajando por outros países. "Não nasci político. Estive fora da política até os 31 anos. Mas sei que vou morrer político. É minha vocação", disse Lula, que deu a entrevista no início de agosto, antes do diagnóstico de câncer.

Também na reportagem, Lula sublinha que, do governo FH, manteve só a responsabilidade fiscal, e que "se tivéssemos continuado as políticas de Fernando Henrique (foto abaixo), o Brasil teria falido (...). 
http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2007/09/fhc.jpg
O Brasil por muito tempo não teve política de investimento, nenhuma habilidade para gerar empregos, nenhuma política de redistribuição de renda. (...) E tive outra ideia, a ideia de que não tinha sido eleito para brigar com meu antecessor (...), então decidi governar o país".

A reportagem destaca que Lula mudou seu pensamento sobre a economia após ser presidente. "É como ser pai. Quando você é filho, você acha que seu pai tem todo o dinheiro do mundo para te dar", disse Lula, que, numa análise da relação brasileira com outras nações, afirma ainda que "o Brasil tem a chance de crescer em parceria com países como o Brasil".

O ex-presidente contou ainda a primeira conversa que teve com Mahmoud Ahmadinejad (foto abaixo), presidente do Irã, na qual perguntou se ele não acreditava mesmo no Holocausto. "Se sim, você é o único que não acredita". 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMHOUijMi5kk-CPd0dij0hHmNL6cduGJkjZdjJYDtp4CkO6doQKuWE6XJ-bjT65PPuM7pmu9LNn3Q3OzcbUbMgV0pXVBOJfYsnTTyGfkZVVF6SosnDkEXqHXw_sNCwSgMaHqzB0gNCYFgM/s1600/lula-ahmadinejad_grande.jpg
Ainda na entrevista, Lula, ao citar as opções que analisou antes de escolher Dilma sua sucessora, lista José Dirceu, "um amigo", e Antonio Palocci, "uma das companhias mais inteligentes que tenho. Ele cometeu erros que não deveria ter cometido".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiX0kS6lvIqIUIaIWVOMOU-5a1LuBG2pAXUoMTesOrtMstcq7_pvuINJdBlX0mJAAlFdRxXlBKxdgNCfEpGuLUMcO7lxVlOJIXoCVEx2BKmlF5_SYtZiCfJqABnW8vH9Wf7SePGQrpJa-M/s1600/dirceu-e-palocci.jpg
 Zé Dirceu, ao lado esquerdo,com Palocci

Uma análise do governo da primeira mulher presidente do Brasil, a reportagem relembra também a atuação de Dilma contra a ditadura, destacando que ela foi presa e torturada. "O Brasil é governado por ex-revolucionários sem remorso, muitos dos quais, incluindo a presidente, foram presos por anos por serem terroristas", diz o texto.
http://1.bp.blogspot.com/_VI09UZEkRY4/SiKzSKyo2uI/AAAAAAAADOU/afqiBiPHD84/s320/CHE-DILMA.jpg
Ao falar da gestão da presidente, a quem elogia dizendo ter "uma presença forte", a revista aponta os escândalos. Mas não mira na presidente: "Ninguém acredita que Dilma é corrupta, mas ela trabalhou por anos com algumas das pessoas que se demitiram", diz a reportagem.
Entre frases que destacam o crescimento da economia brasileira, a publicação diz que 28 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza na última década e que o país tem um orçamento equilibrado, dívida e inflação baixas, e atinge quase o pleno emprego. Mas também fala de aspectos negativos.
"O governo central é muito mais poderoso que nos Estados Unidos. Também é muito mais corrupto", afirma a revista, dizendo que o Brasil é "caoticamente democrático e tem uma imprensa livre". "A criminalidade é alta, as escolas são fracas e as estradas são ruins", completa.


Fonte : O Globo

Um comentário:

  1. Não adianta lamentar o leite derramado. Agora quem tiver força na munheca que segure a peteca...Não quiseram a Dilma, agora tome prejuízo o atento e o distraído!!

    ResponderExcluir