O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Top 10: crise nos EUA abala economia global



Americanos conviveram este ano com levas de desempregados e incerteza nos mercados

E o ano não foi nada fácil para a economia dos Estados Unidos. Acostumados com mercados aquecidos, os americanos tiveram a difícil tarefa de reduzir gastos e rever planejamentos.

Em 2011, o país sofreu uma de suas maiores crises econômicas, que surtiu efeitos não somente para a economia americana como a global. Confira abaixo os principais capítulos da crise.

1 - Rebaixamento da nota da dívida dos EUA

A crise de confiança nos mercados americanos culminou com uma surpreendente redução da nota da dívida dos Estados Unidos.
A decisão da agência de classificação Standard & Poor’s de reduzir a avaliação de AAA para AA+ a nota aumentou ainda mais a queda genealizada das bolsas de valores no mundo.

2 - Protestos contra a crise econômica ganham as ruas nos EUA

Milhares de americanos indignados com a situação da economia dos Estados Unidos aderiram ao movimento "Ocupe Wall Street". Durante o levante, a população acampou nas principais cidades do país como forma de protesto.


Mais de mil manifestantes paticipam de nova marcha do movimento Occupy Wall Street, em Washington, nos EUAKaren Bleier / AFP

3 - Manifestações ganham o mundo

Motivados pelo movimento nascido dos Estados Unidos, milhares de pessoas ao redor do mundo também engrossaram o movimento dos indignados contra a crise global. O Brasil não ficou de fora dos protestos.


Manifestantes preparam sopa para os acampados no Anhangaba¿¿ 
Anderson Barbosa/AE

3 - Enfraquecimento de Barack Obama

Nem o popular presidente dos EUA, Barack Obama, escapou ileso da crise que atingiu a maior economia do mundo. O democrata enfrentou rejeição interna e precisou de jogo de cintura para minimizar os efeitos da crise.

Durante discurso de Obama, televisão mostra contagem regressiva para aumento de impostos caso o impasse na questão fiscal não seja resolvido  
Mandel Ngan / AFP

4 - Líderes contestam avaliação negativa da economia dos EUA

Nem os números negativos divulgados pelas agências de classificação sobre a situação americana abalaram a confiança de alguns líderes globais sobre os EUA.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, fez o seguinte comentário:
“Podemos deixar claro que não compartilhamos com a avaliação um tanto quanto rápida e, diria, não correta da agência que diminui o grau de valorização de crédito dos Estados Unidos”.

5 - Dólar atinge menor poder aquisitivo da história

A crise americana atingiu um de seus maiores pilares: o dólar. Segundo estudo dados da consultoria Economática, a moeda dos EUA registrou seu menor poder aquisitivo no início de 2011. Se em 2010 era possível comprar uma cesta básica com US$ 100, em janeiro de 2011 apenas 44,8% dos produtos seriam levados por este valor.

6 - Americanos fazem fila por emprego

Cena correiqueira nos países emergentes ou em desenvolvimento, as filas de desempragados tornaram-se comuns nos Estados Unidos.

Desemprego EUA

7 - Banco Central adota medida de estímulo

Para tentar promover a retomada do país, o Banco Central dos EUA decidir manter quase perto de zero os juros. A decisão vale até 2013.

8 - FMI revisa para baixo crescimento dos EUA

Apesar do esforço em manter de pé a maior economia do mundo, O FMI (Fundo Monetáro Internacional) decidiu reduzir as perspectivas de crescimento do país para 2011 e 2012.

9- Oscilação do dólar

A dúvida dos mercados sobre a capacidade dos Estados Unidos de saírem da situação de crise foi a responsável pela queda de bolsas e altas oscilações no dólar no mundo inteiro durante 2011.

10 - Comércio sofre com a crise

Com os gastos mais controlados em meio a uma das maiores crises da história do país, os americanos tiveram que rever suas prioridades, prejudicando as vendas do país.

noticias@band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário