O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FIDEL CASTRO FAZ ALERTA DESESPERADO SOBRE A MATRIZ ENERGÉTICA TIDA COMO NOVO SUBSTITUTO DO PETRÓLEO.

http://news.xinhuanet.com/english2010/world/2010-09/11/13490164_21n.jpg
TEORICAMENTE, É PIOR QUE A BOMBA ATÔMICA.
O ex-líder cubano Fidel Castro disse na quinta-feira que a humanidade estava em uma "marcha rumo ao abismo", que ele atribuiu, em parte, à descoberta e exploração de grandes reservas do chamado "gás de xisto" pelo mundo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9kbFr3Fsz-Mf_bXF0_Oku6KrBzUbsJunKwFpWOart-e2sD2wne0eB-nKXMzF3LOkqHb8AUnrlC7Llc4DDNt-lpvg36iRy_oRApUi4Tdz-FQd6Lbrs9nbYlkUxgcTvPd8VEfRuzOor_XJQ/s1600/Earth+-+2005+hole+in+ozone+layer.gif
O gás de xisto é um gás natural proveniente de formações rochosas (foto abaixo), que na década passada foi encontrado em abundância pelo mundo e agora é considerado a mais importante fonte de energia no futuro.
http://www.turismo.guarda.pt/descobriraregiao/SerradaEstrela/PublishingImages/xistoslistrados_big.png
Fidel, de 85 anos, escreveu em uma de suas colunas na mídia estatal cubana que "inúmeros perigos nos ameaçam, mas dois deles -- a guerra nuclear e a mudança climática -- são decisivos e ambao estão cada vez mais distantes de uma solução".
 http://media.monstersandcritics.com/articles2/1577201/article_images/headline_1281620106.jpg
Ele disse que apenas recentemente havia tomado conhecimento do fenômeno do gás de xisto, que provocou uma grande alta nas perfurações em algumas partes dos Estados Unidos. Ao perguntar a alguns conhecidos tanto em Cuba como no exterior sobre a questão, "nenhum deles tinham ouvido falar qualquer coisa sobre isso".
http://www.terrasquentes.com.pt/Img/Content/arqueologia_fraga_corvos003.gif
A produção de gás de xisto ( foto da rocha acima) é criticada por ambientalistas por exigir um processo extenso de "fraturamento hidráulico", que usa água, areia e químicos para fraturar a rocha onde o gás está contido e assim permitir que vaze para fora do poço. 
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/imagens/fraturamento-hidraulico.jpg
O fraturamento hidráulico( imagem acima), segundo os críticos, contamina as fontes de água subterrâneas e pode causar outros problemas.

CAMADA DE OZÔNIO
 http://www.speedupyourlife.com/wp-content/uploads/2010/02/hole-in-ozone-layer.jpg
Fidel apoiou os críticos, citando relatórios sobre os efeitos negativos do fraturamento hidráulico e pesquisas indicando que o gás de xisto emite mais gases de efeito estufa do que o gás por poços convencionais.
http://images.travelpod.com/users/mchase/1.1310417098.the-end-of-the-world.jpg
Aquecimento: centenas de milhares de relatórios científicos apontam a submersão e fim de vários países insulares em todas as partes do mundo,especialmente da Oceanía e caribe,onde esta Cuba.

Fidel disse que estava tão decidido a divulgar o alerta que deixou transcorrer "os dias festivos do velho e do novo ano" para escrever a coluna.
Foi a primeira coluna que o ex-líder cubano escreveu desde 13 de novembro, e foi publicada após rumores terem circulado no Twitter na segunda-feira de que ele havia morrido. 

 EFF FRANKS - REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário