O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RETA FINAL : O NOVO PORTO DO OUTEIRO -BELÉM DO PARÁ - SERÁ O MAIOR GRANELEIRO DO BRASIL


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMNvYQdJVG6BD73Mdep9hNNujngO-kcVDp_jPDUUhpaEOvSlDLbV1z6-uDbqkhdZVzApgzz2OpVav_Co77xHkaNqACdbaYr2gk9hIAc_lcLLmuGAoeIfQGhFT9R0zZ7wuZdkFfItYuvoM/s320/sotave.jpg
Porto da Sotave,Ilha do Outeiro

Dentro de 15 dias, a Companhia Docas do Pará (CDP) finalizará o projeto de construção do Porto de Outeiro, que será o maior porto graneleiro do país. O antigo Porto da Sotave, desapropriado em 1988, dará lugar a quatro terminais de embarque, desembarque e armazenamento que serão arrendados para a iniciativa privada pelo prazo de 25 anos. 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSajP3eSdsxU67MuH7iVApfXsKrjOIXnEnxYEkFHnFXrO-k7aOOP4s15nN4
O projeto será inicialmente analisado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e, em seguida, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa da diretora de gestão portuária da CDP, Socorro Pirâmide, é que a licitação dos terminais ocorra ainda este ano, e o porto entre em operação antes de 2014.

O projeto do Porto de Outeiro foi feito com a colaboração de organizações de indústrias e de agricultura e de governantes de vários estados. Importantes trades internacionais de indústrias alimentícias, como a Cargill – detentora da concessão do terminal de Santarém –, ADM e Dreyfus, além da brasileira Caramuru, estão interessadas no negócio. Até um instituto do governo coreano manifestou interesse na licitação.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMC1oBDY7w8UHKv-UPhF5vVnJrkg91L_HR7Xbb3TyuarQRO_o_Bx1VDTMIomH-By3GLqso92Esvu3Fxlx23gVmoLe3wNewRixk3QBGVqEcp7PTtbT19swHNdBe7yIIs62MkJpFt1eyshI/s1600/Cargil+porto+em+Santarem.jpg
Porto da Cargill, Santarem -  PA
'Chegou a vez do Norte. Temos que ser inteligentes e vender logística de maneira ambientalmente sustentável', comemora Pirâmide. O transporte hidroviário tem custo reduzido, representando menos de 20% do valor do transporte rodoviário. 'A demanda mundial por alimentos é crescente e hoje o Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos para o mundo, principalmente com o aumento do poder aquisitivo da China', observa a diretora. 'O Porto de Outeiro vai inverter o fluxo hoje direcionado aos portos de Paranaguá e Santos'.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário