O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CACHOEIRA PODE SER MORTO COMO QUEIMA DE ARQUIVO


 
Por .Eduardo Bueres
Este é um temor real que  tem sido suscitado em várias rodas, em razão da extensão das 'vísceras' dos envolvidos e, principalmente, dos ainda não citados neste mega escândalo que abala contundentemente a nossa república. 

As investigações que envolvem o contraventor e tera-corruptor Carlinho Cachoeira, é uma caixa preta que ainda se encontra na fase das manchetes preliminares e promete denúncias escabrosas sobre lavagem de dinheiro e contratos conseguidos a base de propinas,em todos os níveis, que poderão ultrapassar um bilhão de reais.

Dependendo para onde aponte, poderá de forma surrealista, transformá-lo ante a sociedade, em um vilão menor que aqueles que foram corrompidos e cooptados pela força dos  seus caça-níqueis e negócios de fachada, isso em razão do inaceitável componente de hipocrisia contido nas impolutas biografias de alguns figurões envolvidos tidos como insuspeitos,como bem demonstrou o paladino decaído da boa moral, da ética e dos  bons costumes, Demóstes Torres. 

Dai existir o perigo de um ou mais dos envolvidos, especialmente os de grande patente, caírem na velha tentação republicana de  'silenciar'  a língua dessa assombração viva, deste arquivo ambulante, com o  poder de promover, caso se sinta falido, perdido ou acuado demais, uma defesa envolvendo um cenário de ''terra arrasada", onde ele, em queda livre, morreria 'abraçado' aos poderosos que viraram-lhe as costas. Coisa que, parece, ocorreu com o famoso PC Farias.

A corrupção que, no Brasil, dizem os historiadores, teria chegado nas caravelas de Cabral, virou um monstro faminto e desgovernado que afronta o Estado de Direito e a Democracia, mal que precisa agora,mais do que nunca, ser confrontado a qualquer custo.

Á presidenta Dilma que, detém neste momento um escudo de popularidade maior até mesmo aquele que desfrutava no mesmo período de governo o ex-presidente Lula, tem uma chance de ouro para trabalhar com todo o vigor do mundo, em favor de uma CPI esterilizadora.

A desratização do Estado brasileiro é uma obsessão que não pode ficar encalhada nos esforços de investigação da  Polícia Federal; para funcionar tem que ser completa, tem que passar pelo  legislativo com o apoio total e incondicional do Partido dos Trabalhadores e seus aliados, porque isso é um compromisso certo a ser cumprido, sendo esta uma das razões de sua existência, mesmo antes do PT virar poder.
Quando chegar ao judiciário,como diz o ditado popular - 'quem for podre que se quebre', ou seja: o  ônus do julgamento popular que poderá condenar a vilania dos acusados ou a conhecida brandura do sistema com esse tipo de criminosos. 

Todos nos brasileiros esperamos, até com certa aflição, que a presidenta Dilma Roussef cumpra com a tradição que já virou sua principal marca no governo e, não recue ou se acovarde diante deste turbilhão de pressão que, certamente, já vem sofrendo e sofrerá ao longo deste processo, por parte da banda podre e outras maltas de ratazanas chantagistas, que se esforçarão dia e noite para que se tampe com 'panos quentes' essa latrina, para que eles possam escapar pelo cano do esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário