O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 28 de abril de 2012

JOSÉ PRIANTE (PMDB) - ENTREVISTA COM O CANDIDATO A PREFEITO DE BELÉM DO PARÁ

Em 2008, o deputado José Priante (PMDB) chegou ao segundo turno da disputa por Belém, mas perdeu para o petebista Duciomar Costa, que disputava a reeleição. Quatro anos depois, Priante está de volta. Primo do senador Jader Barbalho, ele aposta no trânsito de seu partido com o PSDB do governador Simão Jatene e com o PT da presidente Dilma Rousseff. “Temos um canal com a presidente e também junto ao governador. 

Nenhum outro candidato pode dizer que tem essa facilidade”, disse, ao jornalista Marcelo Osakabe.

Como o senhor está conduzindo sua pré-campanha? Conversamos com todos os partidos: PT, PSDB, DEM, PR, PDT e todos que quiserem agregar. Muitos lançaram pré-candidatos, mas alguns ficarão no meio do caminho. Ainda não posso dizer que acertei aliança com algum, mas duvido também que outro partido o tenha.
O que mudou em Belém desde a última eleição? As circunstâncias e os candidatos. Os problemas da cidade continuam os mesmos. Nossa saúde é das piores entre as capitais. Nossa educação e trânsito também. Os problemas só aumentaram de tamanho e gravidade.
Em que temas o senhor pretende focar na campanha? Estamos construindo a pré-campanha em conjunto com a sociedade. Temos de enfrentar todos os problemas, mas não podemos deixar de dar mais atenção à saúde. Belém tem apenas dois prontos-socorro, nenhuma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, e o atendimento é muito precarizado. Outro grande problema nosso é o transporte. Temos um grande gargalo de entrada e saída da cidade da ilha que não foi resolvido nas gestões anteriores. Aliás, não foi construída uma única avenida nos últimos trinta anos. Os dois principais troncais da cidade estão congestionados. Temos engarrafamentos enormes.
O banditismo é um problema crescente. Uma ideia que apresentamos na eleição passada, que teve bastante apelo entre a população, é a guarda municipal fazendo a ronda do bairro, em parceria com a Policia Militar. Além do patrulhamento ostensivo, precisamos de uma ação forte no campo social, principalmente com ensino profissionalizante e esporte, porque a delinqüência juvenil é a que mais cresce. Temos essa preocupação de fazer uma política social forte para essa faixa. O que acontece no município não pode ser jogado apenas nas costas do estado.
Como agregar outros partidos ao seu projeto? O nosso diferencial é que temos um canal de diálogo aberto com a presidente Dilma Roussef e também junto ao governador Simão Jatene (PSDB). Nenhum outro candidato pode dizer que tem essa facilidade. Ou são aliados do governo federal, ou do estadual, ou de nenhum dos dois.


Marcelo Osakabe (FOTO: José Cruz/Agência Brasil)

3 comentários:

  1. É esse o tipo de postura que fez,faz e fará do candidato Priante um eterno perdedor.A despeito dele ser primo do magnata da política local Jader Barbalho,de bravatear amizade com a presidenta Dilma Roussef e de deter algum acordo pragmático na gaveta do governador tucano Jatene, nesta "entrevista" ele conseguiu revelar da sua plataforma de governo, menos que um presidente adolescente de um centro acadêmico de uma cidadezinha do interior.O candidato repetiu uma cantilena puída como se,estivesse cochilando ao sofá. Desejo boa sorte ao candidato,parece ser um batalhador mas, essa mesma sorte certamente, os belemenses não terão,caso elejam um propositor medíocre,tão ôco de ideias que, acabou de perder uma ótima oportunidade de falar com sinceridade sobre os reais problemas de sua cidade e o que precisa ser feito para um veículo de expressão nacional (globo.com),como o fez agora.

    ResponderExcluir
  2. Credo cruz!.Nunca vi ninguém chover no molhado como fez o Priante.Ele fica devendo (e muito!)outra entrevista se realmente deseja ser levado á sério pelos eleitores da sua cidade.

    ResponderExcluir
  3. Quem disse que em apenas uma entrevista é possível detalhar todo um plano de governo de um candidato?;quem acredita numa lorota dessas?. Aquele que se diz capaz ou se propõe fazer isso é um irresponsável e não merece o credito da população que esta vivendo outro momento,esta melhor informada e não mais se deixa enganar. Essa angustia é própria daqueles que, maldosamente, tentam desqualificar um político sério, que não tem telhado de vidro. A razão dessa falsa campanha que visa atingi-lo negativamente,reside temos certeza, no temor daquilo que ele pode e tem á revelar caso seja eleito o próximo prefeito de Belém em outubro, ou seja:uma capacidade administrativa e de articulação política dinâmica, surpreendente,valores que somados poderão trazer benefícios inimagináveis, com poderes para dar a grande arrancada no rumo da modernização da nossa sofrida capital, preparando-a para o século XXII.
    Não é segredo para ninguém que o deputado José Priante - com muito orgulho - e parente do grande líder local do PMDB,Dr. Jader Barbalho,e que os dois irão trabalhar juntos, com independência e respeito,assim como é amplamente do reconhecidamente geral da sociedade terem um sólido e bom transito em nível nacional com o governo federal e estadual, como prova o volume expressivo de recursos que já fizeram chegam no Pará para mitigar as dificuldade nas áreas da saúde, transporte,infraestrutura,segurança e meio ambiente, entre outras.
    O candidato Priante,mais que os outros, é a verdadeira garantia de mais recurso e investimentos . Esse sim, é o cara.

    ResponderExcluir