O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO PT ANANINDEUA, JOSÉ OEIRAS


José Oeiras é militante e ativista histórico da esquerda paraense, tendo participado ao longo das ultimas três décadas de varias lutas defendendo e debatendo questões de fundo cruciante para o desenvolvimento de políticas publicas, como: a questão da reforma urbana; qualidade e defesa dos recursos hídricos; questão dos resíduos sólidos, combate a fome e a pobreza e implantação da Agenda 21, somadas á outros conjuntos de bandeiras da esquerda humanísta mundial. Atualmente e está presidente do Partido dos Trabalhadores em Ananindeua desde 10/02/2010 e, caso não seja reeleito, encerrará seu mandato em janeiro ou fevereiro de 2014

MVIVA - Boa tarde, presidente Oeiras. Em 2008 durante as ultimas eleições municipais a chapa do PT e do PMDB saiu vitoriosa. Essa experiência foi exitosa, Em que aspecto?
José Oeiras - Boa tarde. Bom, eu só posso dizer que não: principalmente no aspecto da construção de uma agenda que pudesse tirar Ananindeua da condição de um dois dos piores municípios em nível de desenvolvimento humano e social.
MVIVA -   O senhor acha que a participação do PT-  no governo local do PMDB, no plano real - não no plano legal - teve o caráter de coalizão?
José Oeiras - Não. Entendo que um governo de coalização todas as partes que compõem esse governo devem ter uma atuação ordenada e organizada para que as políticas desse governo possam virá políticas públicas, coisa que não ocorreu em Ananindeua. 
MVIVA - O senhor poderia  explicar melhor ?
José Oeiras - Os petistas que passaram estiveram e/ou estão no governo não conseguiram estabelecer essa relação, seja do ponto de vista partidário e a nível institucional na gestão pública.
Sandra Batista
MVIVA – Após a vitoria nas eleições de 2008, além da vice prefeitura da cidade, que foi ocupada pela ex-deputada Sandra Batista, o PT  ocupou mais duas secretarias: Agronegócios, ocupada por Filippe Bastos, 
Filippe Bastos
que depois foi remanejado para o DEMUTRAN -  hoje ele  esta pré candidato a câmara ficando essa vaga com o petista professor Célio; e a Secretaria de Segurança Social, que foi entregue ao Pré candidato á prefeito, Luís Freitas, vaga que hoje esta ocupada pelo seu homem de confiança, Fernando Júnior. Na sua opinião,foram decisões acertadas?
Luís Freitas
José Oeiras - Olha, primeiro eu desconheço que esses senhores foram para o governo por indicação do PT, pelo menos até hoje, não recebi nenhum documento ou expediente de posse ou nomeação que justificasse suas ida com cota do PT, soube apenas por informações extra-oficial. 
 MVIVA - Então como se materializaram?
José Oeiras - Essas indicações foram mais uma vez, como já se tornou práxis em Ananindeua, de alguns setores que estão no governo municipal. Portanto, vamos abrir um processo de avaliação sobre essas e outra práticas que fogem da institucionalidade partidária. Como afirmei anteriormente, o partido como instituição não tem nada a ver com essas indicações, portanto não temos responsabilidade por ações e mandos desses militantes indicados. Defendo que se abra um diálogo com esses militantes pra ouvi-los e depois submeter às instâncias para decidir essa questão.
 
MVIVA - Isso que o senhor acabou de responder significa que enfraquece a relação do PT mais o conjunto da militância com a Prefeitura?
É bom ficar claro que temos que diferenciar o que é governo e o que é partido. São duas questões diferentes: o governo é uma esfera pública municipal, composto pelos órgãos e responsáveis pela realização e manutenção da administração pública, enquanto que os partidos são organizações compostos por atores da sociedade civil, com ideologia que expressa os interesses do grupo social ou de parte dele.
MVIVA - Presidente Oeiras, qual é a sua relação com o PMDB e os outros partidos da base.
José Oeiras - Na minha gestão a relação com os partidos políticos - em especial os que compõem o arco de aliança com o PT a nível nacional – é normal. Desde minha posse, tenho conversado com esses partidos no sentido de construir relações, é claro que na atual conjuntura eleitoral é natural que haja estremecimentos e crises entre esses partidos.  
MVIVA - Então, com relação a prefeitura de Ananindeua...
José Oeiras - Em relação Prefeitura , ou seja, o governo, temos sim diferenças de opinião como a cidade vem sendo governada, sem participação popular, sem mecanismo de controle social e manutenção de patamares de desenvolvimento muito aquém do que se poderia se realizado, como déficit no sistema de saneamento ambiental que se mantém no nível de 2% de esgotamento sanitário, no planejamento e ordenamento da cidade, do déficit qualitativo e quantitativo na habitação na subdimensionamento do sistema e abastecimento de água que são quase os mesmos de 16 anos atrás, que é na ordem 35%, isto é muito grave!
MVIVA - Existiria em Ananindeua um PT por dentro do PT, onde está o conflito?
José Oeiras - Participo do partido desde sua fundação em 1981, e nestes quase 33 anos de existência, estive presidente do partido, no município algumas vezes, lá se vão quase 13 anos (8 anos na década de 80 e agora 4 nesta gestão), portanto, as disputas internas sempre foram naturais no partido. 
MVIVA - Então, não estaria tudo normal?...
José Oeiras - Ocorre que hoje o PT se transformou numa maquina eleitoral, ampliou sua base militante e ai os interesses são mais difusos e não mais coletivos, portanto em Ananindeua tem dois projetos em disputas no interior do partido: Um que quer o PT dependente nas amarras, “correio de transmissão” do PMDB e de seus interesses, de manutenção do status quo em detrimento das lutas sociais e populares. E outro que quer o PT com cara própria, independente e autônomo que aposte na reconstrução do partido, na criação de um projeto de poder alternativo para o PT de Ananindeua.

MVIVA - Quais foram os principais desafios afirmativos da instituição PT durante o seu mandato; o senhor se sente apoiado pelas instancias superiores em nível local estadual e nacional?
José Oeiras - Sim,sim...Quando reassumir o PT após 20 anos fora da direção municipal, o principal desafio foi dialogar com todas as forças e frações políticas cujo objetivo era a reconstrução partidária. Nosso intento foi fundamental para organizar ainda em 2010 as setoriais do partido (existia apenas a setorial da juventude) e hoje temos sete setoriais organizadas, que de uma forma e outra estão se firmando como órgãos do partido com objetivo de propor políticas e participar da vida partidária, com destaque para as mulheres, juventude e LGLBT. Outro desafio foi a agenda eleitoral de 2010, onde nos dedicamos a campanha da companheira Ana Julia e do Paulo Rocha e a companheirada que saíram na proporcional. Depois, no inicio de 2011 nos iniciamos o processo da construção da agenda eleitoral municipal, hoje temos uma chapa de militantes petista para a disputa proporcional forte e respeitada, talvez parecida com  a de 1996 onde elegemos três vereadores petistas e uma vereadora do PDT na coligação, bem como um performance vitoriosa com a candidatura do companheiro Bira Diniz para majoritário. Este ano são as previas que agendaram o partido e, colocar cinco nomes para esse disputa é dar um salto de qualidade na dinâmica interna do partido.
Bira Diniz


MVIVA - Como estão as relações do PT Ananindeua com o PT estadual?
José Oeiras - A relação do PT estadual com Ananindeua tem sido aperfeiçoada e de parceria no bom trato em relações as direções. Tenho acompanhado reuniões e eventos a convite da direção estadual para debater rumos do partido, organizações das setoriais estaduais (sou coordenador adjunto da setorial de meio ambiente). O PT Pará colocou nosso município como um pólo estratégico para a construção partidária por se tratar do 2º colégio eleitoral e ser a 3º cidade da região norte em importância estratégica. O PT Nacional ao estabelecer um projeto de fortalecimento para os municípios com mais de 150 mil eleitores, colocou Ananindeua no contexto dessa estratégia eleitoral e política. A prova disso foi meu encontro que foi acompanhado pelo Secretário Geral Favacho em reunião com Secretário Nacional de Mobilização Jorge Coelho que informou a importância de Ananindeua para o PT Nacional.
MVIVA - O senhor na condição de presidente tem sido ouvido pelo prefeito?
José Oeiras - Não. Em três audiências que a Executiva esteve com o Prefeito, foram reuniões protocolares, mas nunca nos deu retorno dos assuntos discutidos e encaminhados.
 MVIVA - O senhor se sente isolado ou desrespeitado institucionalmente?
José Oeiras - Como dizia um velho filosofo alemão:”o critério da verdade é a pratica”, então deixo essa resposta pro processo histórico aferir.

MVIVA – Como o senhor esta avaliando o processo da prévias, existe rumores de tumulto referente a quitação com cheques,o que está certo e errado?.
José Oeiras - Lutamos pra ter as prévias como a melhor forma de escolha de uma candidatura. Tinham setores que eram contrários, queriam um consenso em torno de um “único” nome que era o secretario de defesa social do Governo Helder. Ao propor uma política de governança com o atual prefeito e ser este, contrário às previas, setores importantes no partido discordaram e apostaram em novas lideranças para cumprir um papel estratégico nas eleições de 2012. Ai me pergunto, governança para que, e para quem? Aquela submetida aos interesses de setores das elites que comandam a política em Ananindeua nos últimos 20 anos? 
MVIVA - E sobre a questão envolvendo com uso de  cheques sem fundos para quitação de filiados nas prévias? 
José Oeiras - Sobre essa questão das denuncias dos “cheques”e prazos de quitações, comprovamos a Comissão Executiva do PT Estadual que nunca existiu cheques sem fundo, aprovamos na Executiva que receberíamos valores em cheque e de fato teve um, mas foi compensado,  portanto tinha fundo, diferente de outras épocas que já rolaram esse tipo de expediente. 
MVIVA - E quanto aos prazos para quitação?
José Oeiras - Sobre os prazos e a quitação coletiva, aprovamos também essa política que é regra no partido. O adiamento da previas foram em função da desorganização dos responsáveis, como caso a Secretaria de Finanças que não expediu os recibos de quitações e a não organização da lista de filiados quites que não foi enviado com tempo para as instâncias competentes (estadual e nacional).
MVIVA - Qual a expectativa de comparecimento ás urnas dia 20 próximo?
José Oeiras -Penso que vamos ter um número aproximado do próximo do ultimo PED em torno de 1.200 pessoas participantes.

MVIVA - O senhor acha que existe uma paralisia nesse processo das prévias, algo que seria aparentemente incompatível com o calendário ideal, a quem deve-se culpar?
José Oeiras - Não... não existe paralisia numa conjuntura eleitoral, já demonstrei acima que estamos construídos uma agenda de reconstrução partidária e eleitoral desde 2010. 
MVIVA - Então o que esta acontecendo?
José Oeiras - O que há, repito são dois projetos distintos no interior do partido, um que aposta na submissão, na manutenção do status quo de alguns militantes, e que não tem vinculo com as lutas populares e sociais. E outro que aposta na transformação do partido como ator próprio e autônomo e que fortalece vinculo com as lutas populares e sociais. Neste projeto eu me incluo.  Portanto, a paralisia existe para esses setores que militam no interior do partido e não concordam que a nossa dinâmica que é a afirmação e delicação na luta para termos um partido que tenha um programa de governo que atenda os interesses da sociedade de Ananindeua.
MVIVA - Quais são os maiores desafios do seu partido para as eleições 2012 e quais são os principais projetos e metas até 2014 em Ananindeua?
José Oeiras - Eleger uma banca de vereadores (as) comprometidos com as lutas sociais e a partir deles construir um projeto alternativo de poder para os próximos anos. Influenciar e incidir na agenda eleitoral deste ano de forma política e clara divulgando o “modo petista de governar” com uma candidatura majoritária que tenha a cara do PT e não uma candidatura não tenha condições de potencializar o debate de um projeto de desenvolvimento sustentável para Ananindeua e que leve em consideração a gestão participativa, o controle social e o planejamento estratégico da cidade como e revisão do diagnóstico do Plano Diretor que não foi implantado e a capitalização das políticas do governo federal que tem investido no município nos últimos oito anos. Para 2014, pós-eleição, acho fundamental o partido se debruçar na sua organização interna e para tal alguns mecanismo já foram estabelecidos no ano passado no 4º Congresso do PT, como um maior rigor na política de novos filados, no reordenamento da realização do PED, na concretização da composição de gêneros, etnia e racial, juventude e principalmente no fortalecimento das setoriais que são o elo do partido com as lutas dos trabalhadores e da sociedade e, quem sabe estas substituíram as “tendências” que hoje em várias lugares mais atrapalham a vida partidária do que constroem efetivamente o PT.
MVIVA – Obrigado pela entrevista, deixe uma mensagem para os militantes, simpatizantes e sociedade de Ananindeua.
José Oeiras - Desejo que todos (as) que, ajudem a construir as ações do PT de Ananindeua. Temos uma previas no próximo dia 20 e lá estão os nomes que se apresentaram para contribuir com o partido, são nomes de origens diferencias que militam em espaços diferenciados. Então, devemos repensar suas posições, mas, ai saindo de condição de presidente, peço que votem nos candidatos da Frente denominada CHAPA ESQUERDA VIVA.


29 comentários:

  1. Eterlene Castelo Duca12 de maio de 2012 às 13:22

    Parabéns ao Blog e ao nosso companheiro Oeiras, presidente do PT Ananideua. Muito boa, muito boa mesmo esta entrevista. Aqui está o registro real dos fatos, descritos com toda ética, peculiar ao nosso presidente Oeiras. Aproveito e peço o voto da militancia na CHAPA 9 - ESQUERDA VIVA. A minha Candidata é a Professora Socorro Lopes.
    Eterlene

    ResponderExcluir
  2. O que o Essa liderança esta dizendo com todas as letras é que o prefeito de Ananindeua ignora a instituição PT e, prefere tratar diretamente com os seus comandados que estão "plantados" na legenda para obedecer as suas ordens. Isso não é bom para o PT, não é bom para o PMDB e suas respectivas militâncias, que entendem que o que vigora é a ordem de um chefe que se põe acima dos partidos propiciando com isso a discórdia, a diáspora, a cizania. Se a intenção de Helder Barbalho é dividir para comandar o PT, ele conseguiu.O Pioneiro e sua turma agradecem.

    ResponderExcluir
  3. Companheirada, esta entrevista é a mais pura verdade. A militanças do nosso PT, em Ananindeua está dividido não só pelas suas tendencia internas mais em partidos. Porque os "petistas" PMDBistas não sai logo do muro se filiam ao BMDB? Já que esses não contribui pro crescimento do PT, pelo menos mostrava a cara pra sociedade. Eu sou um deles, estou no grupo por questões financeiras. Vá enfrente CHAPA 9 - ESQUERDA VIVA, quem sabe não são vocês que abra a possibilidade, como diz na entrevista, de um projeto alternativo para Ananindeua.

    ResponderExcluir
  4. O OEIRAS TEM MAIS É QUE PEDIR O SEU BONÉ E SAIR PARA DAR LUGAR A OUTRO COMPANHEIRO MAIS AGREGADOR. POR TUDO O QUE SE PODE LER EM SUAS PALAVRAS E NAS ENTRELINHAS,ESTÁ CLARO QUE FALTA COMPETÊNCIA E MENTALIDADE DE CONCILIADOR. FORA OEIRAS!

    ResponderExcluir
  5. Nunca me filiei a partido nenhum. Tenho vontade de me filiar ao Partido dos Trabalhadores - PT, de quem sou simpatizante e, sempre votei em alguns candidatos, principalmente pra presidente da república - LULA e DILMA. Mas de algum tempo pra cá o que vejo em Ananindeua não é uma aliança - PMDB e PT e uma prática de sobrevivência de alguns que dizem PT. Porque este grupo não toma vergonha na cara e larga o PT. Ainda bem que esta entrevista me esclarecer, me convenceu que não é todo PT que é puxa saco do Helder Barbalho. Muito sucesso pra quem está com o Presidente do PT,daqui de Ananindeua. Rita

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Blog Militância Viva pela iniciativa, precisamos de espaços para o debate do destino de Ananindeua.
    Estamos no momento de reescrever uma nova página na história do PT Ananindeua. Não discordo de alianças do PT com partidos que se aproximam do projeto que o PT tem para a sociedade, porém não admito a submissão. As prévias no PT Ananindeua são uma resposta necessária para a militância petista e para os simpatizantes do PT, os quais devemos respeito. Não podemos jogar nos bueiros de Ananindeua, a história de cada militante, em troca de um projeto pessoal. O PT é um partido de massas e como tal deve agir. Oeiras tem sido incansávelem emcaminhamentos para que o PT volte a ter identidade em Ananindeua, o parabeneizo por isso.
    Caros militantes, sei que o sonho não é só meu, e não começou agora. Temos a oportunidade nas mãos, VAMOS RECONSTRUIR O PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ANANINDEUA!
    Profª Socorro Lopes

    ResponderExcluir
  7. Falta tempo para analisar este processo,coisa que somente lá na frente será possível saber quem é que esta tão profundamente equivocado, se o presidente do PT por não entender o significado de um momento,de uma uma época,em que ele fracassou, nada foi construído ou acumulado de novo no velho celeiro do pobre do PT de Ananindeua;ou errados seriam os seus pra lá de espertos companheiros que, não conseguem ou, preferem construir aquilo o que é politicamente possível de ser construído (na aba larga do generoso e cooptador chapéu dos Barbalhos)para essa legenda não desaparecer de vez do mapa neste município.Célia Regina -

    Aguas Lindas

    ResponderExcluir
  8. Fiquei feliz após ler esta entrevista. Que bom, pelo menos vejo alguém dizer a verdade dos fatos. Ao contrário do que dizem por aí - que o PT faz aliança com o PMDB. Essa "aliança"? é de um grupo do PT,que não defendem o Partido e sim, os seus interesses pessoais. Como diz o comentário 2: é com os comandados que estão "plantados" na legenda para obedecer as suas ordens. Que vergonha. Da-lhe CHAPA 9 - ESQUERDA VIVA. Que pena, não sou filiado... se fosse você teria meu voto. Boa sorte e tirem o PT dessa escuridão. Parabéns presidente Oeiras.

    ResponderExcluir
  9. Não entendo como um partido da grandeza do PT permite que um grupelho que se dizem petista, que não tem o mínimo de respeito e compromisso com o projeto maior - governo federal, estacione-se numa gestão pmdbista, somente pra ter os seus salários no bolso ou outras vantagens pessoais. O PT está perdendo o vínculo com os movimentos sociais e desaprendendo o modo petista de governar. Fazia muito tempo, uns 10 anos, eu acho, que não via um presidente do PT, em Ananindeua dizer uma verdade, tão real, tão a vista de todos. Parabéns Oeiras. Não sou mais filiado... e se não tivesse saído, a CHAPA 9 - ESQUERDA VIVA teria meu voto. Sucesso...quem sabe eu não reflita sobre o meu erro e volte pro partido.

    ResponderExcluir
  10. ESTA ENTREVISTA DO OEIRAS E A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS ESTÃO PAI-D'ÉGUA. ACREDITO QUE TEM GENTE POR AÍ,PRINCIPALMENTE AQUELES QUE PENSAM QUE SÃO INTOCÁVEIS, FULA DE VIDA E COM MEDO DE PERDER A GALINHA DOS OVOS DE OURO. POIS NÃO É QUE A COISA ESTÁ FICANDO MELHOR DO QUE EU PENSAVA. VAI PT... VOCÊ É MAIOR, O POVO PRECISA DO SEU GOVERNO. MOSTRA PRA ESSES FALSOS PETISTA O QUE É UM GOVERNO COM GESTÃO PARTICIPATIVA COM CONTROLE SOCIAL. FIQUEI FORA DE ANANINDEUA UM TEMPO, NÃO SEI SE ESTOU NA LISTAS DE VOTANTES, SE TIVER O MEU VOTO É SEU CHAPA 9 - ESQUERDA VIVA.

    ResponderExcluir
  11. Definitivamente,este espaço esta servindo de espaço gratuito para cultuar a gestão de um dos piores presidente que o PT já teve em Ananindeua. A bem da verdade neste quesito, este partido é muito azarado,nunca houve até hoje um dirigente petista que não fosse fraco e inábil frente a desta função. O companheiro José Oeiras não fugiu a regra: é preguiçoso,vaidoso e dado a um estrelismos e um pedantismo estérico, deslumbramento incompatível com a crise de confiança pela qual o petismo atravessa em nosso município;postura insuportável e ridícula, fruto do seu perfil de intelectual esquelético de botequins.Quanto presidente ele é rejeitado externamente porque nunca sequer se articulou com lideranças da base aliada para estrategicamente,criar novos rumos resgatando alianças importantes;ou se preocupou em mobilizar o conjunto da militância para oferecer um plano de formação politica permanente.Quem conviveu com ele testemunhou a sua subserviência escandalosa com 'pragmatismo' na política.Em vez de ficar expondo o seu partido pelas redes sociais,deveria o invisível Oeiras se render a última oportunidade de livrar o PT do destino do gueto, ajudando a eleger o melhor nome entre os que estão colocados para disputa,nesse caso do companheiro Luís Freitas. Vai trabalhar Oeiras!

    ResponderExcluir
  12. Boa Entrevista!!!!Pela reconstrução do PT de Ananindeua!Força e Fé companheira Profa. Socorro Lopes. Conte sempre com meu apoio> Bandeira

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela Entrevista! Pela reconstrução do PT de Ananindeua vamos centrar força na luta pela mudança> Profa.Socorro Lopes, conte sempre comigo. BANDEIRA

    ResponderExcluir
  14. INTERESSANTÍSSIMO (COMENTÁRIO 11) QUEM FAZ DEFESA DO NOME DO LUIZ FREITAS NÃO TEM A CORAGEM DE SE IDENTIFICAR. É CLARO QUE FAZ PARTE DO MESMO GRUPO, ENTÃO PORQUE NÃO SE IDENTIFICA? MEDO DE SE QUEIMAR? PORQUE SERÁ? SERÁ QUE ESSA PESSOA, É PRE-CANDIDATO A VEREADOR E TEM RECEIO DE IDENTIFICASSE PARA OS MILITANTES? ELE SABE QUE IRIA PERDER VOTO COM CERTEZA....

    ResponderExcluir
  15. ""TUDO E POSSIVEL SE DESEJAR MUITO""

    Meu camarada jose de oeiras!!!

    E isso que a militancia quer do nosso partido, voltado para as questoes que possa de fato da esperança e cidadania ao povo pobre e miseravel de nossa cidade. o partido tem condiçoes reais de chegar ao comando de ananindeua com uma aliança com os sindicatos e e as organizaçoes vivas de nossa cidade.

    FORA ALI BARBALHOS E OS 40 .....................

    ZECAPEDRA

    ResponderExcluir
  16. MOSTRA A TUA CARA FEITOSA, DEIXA DE SER COVARDE.É MEDO DE PERDER OS TEUS QUATRO DAS?

    ResponderExcluir
  17. Não adianta nada tentar embarreirar a vitória de Luís Freitas na prévias e deixar o resto da bandalha(Pedro Soares, Felipe Bastos e Beto) ficarem. Amanhã estarão lá, em nova disputa,fazendo a mesma coisa, e o PT de Ananindeua continuará sob intervenção jardista.E melhor entregar o jogo para o Luís Freitas.Também,francamente:a qualidade dessa "oposição" que luta contra a candidatura dele é de dar pena; um bando de gente ignorante que não sabe nem se expressar,burros na fala,na estratégia e descolados da realidade como é o caso do gagá Bira Diniz,do analfa e retardado do Jéferson e sua ararinha,do catatônico Favacho bola murcha da DS,da confusa e abilolada Marineide,todos trabalhando sob o descomando desse presidente faz-de-conta Oeiras, esperar o que?.Haja incompetência!.VAI FREITAS,QUE ESSA BOLA É TUA!!!...

    ResponderExcluir
  18. Companheiro Oeiras, não desista, a sua gestão está no rumo certo. Nos últimos anos,a direção no PT aqui em Ananindeua, só teve você com coragem de abrir diálogos com todos seguimentos da sociedade, partidos, lideranças, todas setoriais do partidos e todos os militantes do PT. Se existe rejeição de alguns, como diz o comentário,11, é natural e pertinente à democracia, além de termos a certeza, de quem fala de "rejeitado" não passa de pessoas que se sentem ameaçadas, com muito medo de serem derrotados desse processo de disputa interna do PT. Por outro lado agente ver o comentário do SECAPEDRA muito bem colocado, toma a posição correta de um consciente revolucionário e deixa o seu recado para quem quiser entender. Maravilhosa entrevista, Oeiras. Parabéns, não posso aparecer mas estou com a CHAPA 9 - ESQUERDA VIVA, lugar onde todos que gastariam de ver uma página virada, deveriam está, principalmente os petistas mais jovens.
    Simplesmente José.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. O blog se reserva ao direito de publicar as opiniões e pontos de vista dos seus leitores desde que, estejam devidamente enquadrados no plano da disputa politica - mesmo que de forma acirrada -, se reservando ao direito de recusar postagens que contenham ofensas racistas,homofóbicas,inaceitáveis de baixo calão,incluindo baixarias,acusações sem provas,palavrões ou façam referencias pessoais visando atingir o lado estritamente pessoal e familiar dos que aqui são citados. Não adianta insistir.

    ResponderExcluir
  21. Bueres,não acredito que agora tu vais virar censor?!...
    Vou retirar alguma coisa, mas vou dizer tudo outra vez.
    Para que continuar encenado essa choradeira; é tudo palhaçada!:quem manda no PT Ananindeua é o Helder!.Em vez deste bando de patetas ficar espinafrando com os serviçais diretos do prefeito (Luís Caréca Freitas,Felipe Garcia Bastos,Beto Abestalhado Ribeiro da AS, e o "desvereador" Pedro Soares,deveria esse teu líder marciano municipal,José Oeiras, era pautar, questionar respeitosamente o prefeito e o PMDB através das instâncias partidárias, exigindo respeito político em função do cargo que "exerce" e para o qual foi democraticamente eleito. Cadê o presidente banana estadual João Batista?, que também não se impõe exigindo um tratamento respeitoso para a sua esculhambada legenda em Ananindeua?.E esse um jogo de cartas marcadas?.O Luís Freitas esta apenas cumprindo um ritual de vitória imposto por uma conjuntura que o favorece: de um lado pela minoria que o combate com ignorância e incompetência (são aqueles os que não aprovam seu nome porque queriam estar no seu lugar); do outro, ele presta-se como de costume,obedecer e cumprir direitinho as ordens do seu chefe político do PMDB. Resta o que ao candidato Freitas?, somente tirar partido dessas circunstâncias favoráveis e, mais á frente, usufruir das grandes benesses em nível pessoal que resultam dessa "nova" missão.Não preciso de mestrado para dizer que,o Freitas ganhará de lavada as prévias com a ajuda de seus velhos aliados internos feito: as irmãs cajazeiras Leidiane e Leiliane,do camaleão coral Feitosa,do ambicioso puxa-saco totó-bul Felipe Barbalho, do gandula F.Jr, do Pedro Malandro e do trairão da juventude petista, Bin Lade e, principalmente, por obra de seus opositores vira-latas e outros pangares,feito o apagadão Bira Diniz, que não da cara á tapa, nem para ser ressuscitado.

    ResponderExcluir
  22. Liberdade, Pluralidade, Autonomia e controle social

    Nos últimos anos, alguns dirigentes, de forma individualizada, conduzem o Partido dos Trabalhadores a efetivarem acordos esdrúxulos, equivocados com o PMDB. Esses dirigentes negociam o governo na surdina, a revelia da direção partidária e da maioria de seus militantes, demonstrando o desrespeito com essa militância, inclusive, tentaram impedir internamente as PRÉVIAS Petistas, porém elas oportunizam aos militantes filiados, a concorrer ou escolherem seus representantes de forma coerente, participativa e democrática. Temos clareza e compreensão do nosso arco de alianças em todos os níveis e reconhecemos a importância dos partidos que a compõem. Questionamos, todavia, a forma de como a mesma está sendo conduzida.
    Mas, felizmente, há no PT, muitos militantes que estão preocupados politicamente com um partido que represente a cara dos movimentos populares, dos sindicatos, dos movimentos étnicos, dos movimentos estudantis, da juventude, LGBT e dos movimentos de mulheres.
    O governo Federal nos últimos anos( Lula e Dilma) implementou importantes projetos em nosso município com dimensão social nunca visto em nossa história, mas não capitalizamos isso em função da apropriação do governo municipal sobre essas obras, a exemplo da inauguração do restaurante popular, da inauguração das casas a fundo perdido do projeto de Assentamento do INCRA e Luz para Todos na Região das Ilhas onde sequer nossos secretários, no governo municipal, puderam manifestar-se.
    Feitas as considerações acima, apresentamos o nome do companheiro FAVACHO à militância petista, para concorrer as PRÈVIAS e tornar-se o nosso candidato a PREFEITO pelo nosso partido com o apoio de toda militância aguerrida, ousada, como alternativa socialista para gerenciar o nosso município com o modo petista de governar: participação popular e controle social. O que nos possibilitará, de fato, efetivar uma gestão municipal que transforme o quadro sócio-econômico de nosso município com geração de renda, emprego, inclusão social aos nossos munícipes para fazer jus ao segundo município do Pará que é Ananindeua.

    ResponderExcluir
  23. Cada um tem o direito de expressar seus pensamentos, e devemos respeitar mas não concordar, no que se refere ao que está posto, a chapa ESQUERDA VIVA, está oportunizando aos militantes do PT-ANANIN o resgate do debate com a militancia e não o que dizem, que queremos ocupar o lugar do CARECA, pois apostamos em novos quadros para a sociedade e alem do mais resgatar, reconstruir o pt que a sociedade vota, acredita e que sabe governar, ACREDITO NA CANDIDATURA DO COMPANHEIRO PROF. FAVACHO com uma NOVA ALTERNATIVA pra Ananindeua, e o que se configura AGORA é que esse BLOCO que foi formado pela CHAPA ESQUERDA VIVA não descansará enquanto não alcansar seus objetivos que não se restringe somente as PRÉVIAS, mas pra DERROTAR OS OPORTUNISTAS QUE ESTÃO NAS ENTRANHAS DE NOSSO PARTIDO. Por isso peço que no dia 20/05 VOTE CHAPA ESQUERDA VIVA Nº 9 E PROF. FAVACHO Nº 5 e Vamos a luta!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Será que agora o complicado Favacho sofre gravemente de problema de amnésia, ou ele abilolou de vez?. Na propaganda acima que ele digitou (por sinal muuuito mal), serviria na ilusão da sua cuca maluco beleza, para colocá-lo como uma iluminada ‘opção de transformação’ o novo 'messias' no cenário politico ananindeuense, mas deu tudo errado, lógico!.Seu textozinho ficou mais para um pobre tratado sobre si mesmo e sua limitações. Sem querer desmerecer a pessoa,eu estou falando aqui sobre candidato(que fique bem claro)que esta mais para porteiro cobrador dizimista de igreja das beatas e beatos dos petistas da igreja dos convertidos jurássicos, do que para ‘novo e carismatico lider’ petista revolucionário ananin.O prtencioso Favacho chega a ser hilário quando ele se esforça para ser original, mas só consegue reproduzir apenas o velho blá,blá,blá vazio,o nada absoluto,que aborrece quem dele esperava algo a mais, fazer o que?, essa e a sua verdadeira marca.
    Isso não é nenhum segredo inconfessável:todo mundo que com ele convive sabe disso, que ele que é um bom companheiro,um burocrata nato e também um dedicado militante, porém, repetitivo e confuso por natureza, prolixo e cheio teorias manjadas, as jurássicas de sempre.
    E triste falar sobre essa questão mas, basta ler o seu textozinho de campanha acima para constatar o que eu digo: onde ele ‘desfia aquele seu rosário’chato, fala sobre tudo aquilo do que ‘poderia’ ‘ser o PT Ananindeua, menos sobre o que já fez, ou deixou quanto ‘marca pessoal,’ para se credenciar ao cargo de (nada mais ,nada menos) prefeito do município.A militância já esta suficientemente cheia de teóricos para ter que engolir mais essa tartaruga mental.

    ResponderExcluir
  25. Milito há 12 anos no PT Ananin e nele exercí as funções de Secretária de Formação e vice presidente. Atualmente sou membro do Diretório Municipal. Se eu fosse o que o COVARDE que se esconde no anonimato diz, jamais ocuparia espaço em um partido tão importante como o PT. Mas entendo a covardia, afinal, com certeza é alguém que vive sobre o jugo barbalhista, lambendo-lhe os ovos por um mísero DAS. Sinto pena d@ coitad@.
    A prévia no PT Ananindeua é a grande oportunidade que a militância tem de dizer se quer que o PT governe a terra Ananin.
    As 04 pré candidaturas (MARIA ARANHA, SOCORRO LOPES, RAONI E FAVACHO) significam o rompimento com a submissão do PT Ananin aos caprichos do Barbalhinho. O voto na chapa 9 - ESQUERDA VIVA significa o grito de tod@s @s petistas que querem renovação, respeito e NÃO ACEITAM o CABRESTO, a imposição, a corrupção, o descompromisso.
    Vote na ousadia: MARIA ARANHA para prefeita para Ananindeua será refeita.

    ResponderExcluir
  26. KKKKKKKKKKK,Que cara de pau!.Marineide,todo esse rôlo de papel higiênico que voce desfilou com a sua suposta biografia militante, não é credencial suficiente para fazer de voce uma figura respeitável e impoluta. Quanto militante,tu és um peééésimo exemplo á ser seguido, já que toda comunidade petista e de outras forças onde tua fama chegou,no cotidiano político de Ananin, comenta sobre a tua fama de traíra.Se eu fosse a candidata Maria Aranha,arranjaria uma desculpa (mesmo que esfarrapada) e faria de tudo para ficar a 1 quaquilhão de quilômetros (em anos luz!) longe de voce!.Para começar voce é uma azarada e 'pé frio' de primeira,uma perdedora;em todos os debates em que vc se mete, o clima de fofocagem,discórdia, imediatamente coloca em segundo plano a verdadeira discussão partidária construtiva.Marineide,as suas companheiras dizem que esse apoio que voce encena dar para a Aranha,tem covicção ideológica zero!, porque Vc esta sempre em busca de se dar bem. Quer ver como vc para com essa sua falsa valentia superior picareta de falsa moralidade?.E fácil, basta o candidato da maioria, Luís Freitas,te arranjar outra 'boquinha', desta vez um pouquinho melhor, na prefeitura Ananin. Pronto!. Aí voce se tornará da noite para o dia uma 'Carekete' apaixonada. Para de cuspir no prato (PMA) que voce já comeu, trairona ingrata!.

    ResponderExcluir
  27. EXTRA, EXTRA, CANDIDATO MEDÃO IRA SUBSTITUIR SUA DENFENSORA FINANCEIRA NA EXECUTIVA MUNICIPAL: LEIDIMAR ESTA SENDO CONVIDADA A SAIR DA PASTA, POIS O CANDIDATO MEDÃO TÁ COM MEDO DE DEVOLVER O VALOR DE R$: 2.610,00. POIS ACHA QUE COM "ESSE RECURSO" IRA SER DERROTADO NO DIA 20/05/12. E ISSO IRA CAUSAR UM GRANDE CONSTRANGIMENTO PERANTE AO CAPÃO.
    ASS: MARIA JOSÉ.

    ResponderExcluir
  28. ÊTA desespeeeeeeeeero!!!!!!!! DIZEM OS PROVÉRBIOS: "NÃO SE ATIRA PEDRAS EM ÁRVORE QUE NÃO DÁ FRUTO" "A MELHOR DEFESA É O ATAQUE"
    DESCULPA AÍ, COVARDE DAS 11:47, SE PROVOQUEI A SUA IRA. VC COMPROVOU O EU JÁ SABIA: VC É UM BABA OVO. NÃO ESQUEÇA O QUE ME FOI OFERECIDO EM 2006 PARA EU RETIRAR MINHA CANDIDATURA A CONSELHEIRA TUTELAR E NÃO O FIZ. SEI Q ISSO DEIXOU VCS INDIGNADOS PQ TIVERAM QUE GASTAR MUIIIIIIITA GRANA PRA DERROTAR NOSSA CHAPA. VCS COMPRAM MUITOS, MAS NÃO CONSEGUEM COMPRAR TOD@S.
    E NÃO IMPORTA SE VAMOS GANHAR OU PERDER A PRÉVIA. O QUE IMPORTA É QUE, COM OU SEM RECURSOS, ESTAMOS NA DISPUTA PRA MOSTRAR QUE O PT NÃO TEM DONO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Kkkk.Ah,como é gostosa a música da vitória...Brincadeirinha,companheir@s.
    Quero dizer q é na condição de observador, totalmente imparcial, que acredito que todos os que participaram da prévias do PT Ananin, estão de parabéns.Afinal, ninguém tem obrigação de ter amesma opinião,nem todo mundo tem o Q.I. altíssimo.Ontem, mesmo diante da grande incompreensão de alguns (tô falando daquelas ratazanas q se negam á dar moral para o nosso partido), foi um dia perfeito pra mostrar mais uma vez que certas posturas negativas,decadentes e intrigantes de uma certa rodinha de falsos militantes,não constroem; são estes os responsáveis pela não decolagem do partido.Nos que pertencemos a maioria que mostrou força nas urnas,estamos de portas fechadas para @s perdedor@s profissionais.Compreendemos ser este o grande momento para nos reconciliarmos, e de uma vez por todas, promover a superação do tempo perdido.Porque não existe nada que atrapalhe eternamente o desempenho do nosso partido,que é vitorioso!.Vamos desarmar o palanque companheiros!.Pra encerrar,só pra não dizer k ñ falei de flores,acho que deveria existir uma lei proibindo a certas figurinhas muito mal resolvidas juramentaaaadas e azaraaaadas, de ficarem em silêncio,que é pra militância em peso poder comparar (como agora tá fazendo) aquilo que aconteceu antes, e o depois, das suas bravatas.A ordem do dia que vai esta pixada nos muros em breve é: "vamo avançar com força e decisão, a chapa da vitoria e FREITAS X CHICÃO!!!" VIVA A JUVENTUDE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir