O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ZENALDO COUTINHO EM APUROS - O CANDIDATO DO GOVERNO DO ESTADO Á PREFEITURA DE BELÉM LUTA CONTRA O TEMPO


Por Eduardo Bueres

Faltando 180 dias para as eleições municipais, a candidatura do ex-secretário Zenaldo Coutinho já nasce com um componente negativo: ele é um solene desconhecido na grande periferia da capital paraense; isso não é bom e, significa derrota na certa.  

Trata-se de um problema que certamente já foi observado por parte da sua equipe mas é coisa que, mesmo que seja iniciado um trabalho visando preencher esse indesejável vazio, dificilmente será removido a tempo e com a urgência que exige o projeto.
Em ano eleitoral a ‘menina dos olhos’ dos postulantes a cargos majoritários  estão focadas no chamado ‘suburbão’ e nas ‘baixadas’, áreas densamente povoadas e carentes de tudo, onde residem os eleitores mais pobres e desassistidos que, historicamente, com a força da sua fé e de seus votos, detém o real poder de decisão sobre o destino de quaisquer eleições, principalmente as municipais.
Até agora, esta parecendo que aquela necessária iniciativa de pré-campanha em nível mais ‘pessoal’ por parte de Zenaldo, esta estacionada. A primeira impressão é que ele ainda não se mexeu por falta de autorização de alguém; mas há quem diga que esta esta é uma questão cultural, que este estado de 'inércia' seria uma das principais característica dos tucanos. Será?
Fato é que, nada se comenta nos becos, botecos nem pelos mercados – como diria o Chico -  sobre o seu (s) trabalho (s) metas e projetos, mesmo sendo Coutinho considerado um dos políticos da terra tido como figura ‘queridinha’ e  constante, destaque sempre nas paginas e colunas sociais no jornal dos Maiorana, grupo afiliado a Rede Globo no Pará .
Não me ocorre aqui, chamar a atenção á necessidade do tucano encetar algum tipo de factoide somente para ficar em evidencia, ou perpetrar uma campanha dissimulada e ‘pirata’; sim apontar um fato. 

Falta mobilidade da sua parte, aquela presencial e não institucional, movida mais pela força do carisma do homem que pretende comover uma parcela do grande público que irá escolher nas urnas o melhor modelo de gestor, aquele que, pelo conjunto positivo da sua obra, ou de suas promessas não realizadas desperta certa paixão para o elogio ou simplesmente o mal humor pelas massas, por ser digno de elogio ou crítica, se enquadrando naquele contexto que diz: falem bem ou mal,mas falem de mim...
A proposta de pré-campanha de Zenaldo é tida como insípida e vai na direção contrária por exemplo, da movimentação do ex-governador Almir Gabriel, que anda sozinha e surfa subliminarmente na carona da milionária propaganda oficial da máquina municipal tocada pelo atual prefeito Dulciomar Costa, político impoluto que é maldosamente acusado de larápio por alguns despeitados na feira do Ver-o-Peso de bancar o seu projeto politico futuro (senado) com o dinheirinho suado que ele arrancaria dos pobres contribuintes belemenses...

Mais ainda na contra mão da pré-campanha de Zenaldo, são as movimentações do elétrico ex-prefeito Edmilson Rodrigues, que, desde que foi eleito deputado estadual em 2010, tem trabalhado diuturnamente, ocupando espaços preciosos no parlamento, falando com o povo nas praças; dialogado e estreitado alianças estratégicas com importantes lideranças ligadas aos movimentos sociais, entre outros órfãos da sociedade civil que foram abandonados pela direitona pragmática e idem pela ultra sectária esquerda burra do PT paraense que recentemente governou e entregou o governo do Pará para aquilo que existe de mais atrasado no Brasil: a tucanalhada.

O candidato Edmilson Rodrigues, acreditam alguns cientistas políticos, corre o belo risco de ganhar ainda no primeiro turno, por ser reconhecido pelo sociedade entre todos os candidatos que disputam o Palácio Antônio Lemos, como sendo o único que conseguiu, sem alarde, colocar a sua ações de rua e parlamento na rua e na boca do povo.

Prova disso é que o ex- prefeito e arquiteto premiado, que não é snobe ou 'pavulagem', diariamente de forma alegre e totalmente espontânea é festejado e saudado através das redes sociais, sem que isso o torne um  snobe, ou  orgulhoso e otário.

Além disso, conta Edmílson com o entusiasmo militante de um exercito grandioso, testadamente vitorioso, magoado que guarda um invisível sapo na garganta que precisa ser vomitado, composto de simpatizantes petistas que, mesmo não declarando publicamente, na hora 'H', no silêncio da cabine, não  votará no candidato do seu partido, professor e gente boa Alfredo Costa, que foi inventado para compor mais á frente com o PMDB, sob as ordens do senador Jader Barbalho no 2º turno das eleições de outubro de 2012. 
 
A maioria dessa companheirada petista desconfia que, se assim o não proceder, estaria desperdiçando não somente o próprio voto, mas também a real possibilidade de fazer renascer na capital da principal província mineral brasileira abaixo dos trópicos, uma alternativa de administração socialista moderna e dotada de forte marca ideológica, uma verdadeira refundação da esquerda papa-chibé em alto nível.  
Já  a candidatura de Arnaldo Jordy, não pertence nem ao candidato nem ao PPS: este candidato, a despeito de seus próprios méritos que não são poucos, não dispõe da musculatura econômica e estrutural pesada para fazer frente sozinho com plena autonomia a esta grande batalha para a tomada do Antônio Lemos; esta preso a um difícil conjunto de estratégias de composição de forças que atravessa pela escrivaninha do governador Simão Jatene, o canetudo que vai testar friamente na rinha eleitoral, quem é o galo campeão da direitona durante o 1º turno  - Zenaldo,Jordy,Priante - com condições de enfrentar a esquerda belemense representada na candidatura de Edmílson.

Como em política o boi é voador, no momento decisivo da onça beber água, não se sabe se o governador poderá ou não, compor com o candidato do atual prefeito Dulciomar Costa do PTB, - seu criador e arqui-inimigo -  o Dr. Almir Gabriel.

Jordy é reconhecido como um candidato intelectual do centro da cidade, tem uma linha de atuação que o torna bastante identificado com a classe média que compra e lê diariamente o jornal O Liberal; ainda assim, trabalha planejadamente em cima dos  números do TRE nos principais distritos onde recebeu os votos que o elegeram deputado federal, sendo que ele, melhor do que ninguém, sabe ser este um outro tipo de eleitor totalmente diferente daquele que irá decidir quem será o novo prefeito de Belém.

8 comentários:

  1. O Zenaldo não se elege nem para síndico de prédio. Como é que um cidadão que nunca "colou' a sua própria imagem em marca nenhuma (fora ser contra a divisão do Pará),pretende ser o novo prefeito da capital. Será que ele pensa que isso é possível somente porque é apadrinhado do governador?. Fala sério Zenaldo, Belém não te quer!...

    ResponderExcluir
  2. Acredito, pelo que tenho visto nos horarios politicos, que poderiam ser unificados dois candidatos: ZENALDO e JEFFERSON LIMA, Zenaldo por propostas boas de governo e estar caminhando junto ao governo Jatene e Jefferson pela sua competencia de afirmar que não precisa de experiencia para administrar uma cidade basta simplesmente colocar em cada lugar pessoas capacitadas que sejam técnicos isso é fundamental. Exemplo na CTBel Engenheiro de Trafego/transito, na administração de hospitais e posto de saude profissionais formados em administração hospitalar e deixar de lado os comprometimentos que candidatos ficam em ganhando preencher as secretarias com cargos politicos. Ctbel não pode ser administrato por um medico, um posto de saude não pode ter como chefia um engenheiro florestal , um pronto socorro da vida não pode ter como diretor um Arquiteto.

    ResponderExcluir
  3. O PSDB que foi contra as politicas socias e a a favor das privatizações,imagine que o zenaldo vai fazer com Belém. Ele com certeza vai privatizar a Cosanpa junto com o Jatene, um gande absurdo, zenaldo votou contra as politicas socias e contra os trabalhadores.Sera que o Zenaldo merece ser prefeito de Belém ou vai continuar as mesma porcarias e privatizações de Duciomar? Já que o PSDB sempre esteve ao lado de Duciomar deste 2004. Duciomar que acabou com Belém, so agora foi fazer as obras imagine Zenaldo ou Vale no Governo? Todo os dois sempre tiveram ao lado de Duciomar(pior gestor que Belém Já Teve)Vote Limpo!

    ResponderExcluir
  4. Já que o PSDB foi contra as politicas socias e a favor da Burguesia e privatizações, imagine o ZENALDO como prefeito de Belém. Tem duas Vantagens(Contra a Divisão e o apoio do Governador) ele aproveita as duas vantagens pra enganar o povo de Belém, Jatene que privatizar a cosanpa, ser ZENALDO for eleito todos os dois vão privatizar a Cosanpa e uma serie de empresas públicas, um grande Absurdo, água e vida. Zenado como deputado foi contra o Bolsa-Familia que ta ajudando muita gente. Zenaldo pretende acabar com Belém como fez com a Celpa que foi privatizado pelo PSDB e pelo Jatene no governo passado Piorando o sistema de energia. Já o Anivaldo Vale que pretende continuar os desatres de Duciomar. Duciomar como prefeito de Belém sucateou a SAEEB, foi cassado em 2006, ta com 42 processos, tentou privatizar orgãos da PMB e agora que privatizar o Aurá, um grande Absurdo, e so agora depois de 7 anos ta fazendo sua obras.Que prefeito que nunca fez nada. Será que o ZENALDO ou VALE merecem ser Prefeitos de Belém? Já que os dois são ficha suja e querem ser contra as politicas socias e continuar as privatizações e sucateamento do Duciomar.Vote Limpo!

    ResponderExcluir
  5. perderam...
    Zenaldo venceu

    ResponderExcluir
  6. Chega dessa conversa fiada de cidade criança, escola circo e outras baboseiras, Belém tem que avançar, e ao invés de escola circo tem é que ter escolas com tempo integral e escola profissionalizantes. Qual a serventia do aprendizado circense, se nem circo temos aqui na região. Tem é que dar profissão pra eses meninos ganharem dinheiro e tem uma vida digna.Edimilson já teve a sua oportunidade e pouco fez por Belém, temos q dar oportunidade para novas idéias, novos projetos, chega de atraso.

    ResponderExcluir
  7. Égua! Só petista aqui...O STF quer falar com vocês!

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha... Se fuderam, criançada comunista. Erraram tudo e tomaram na rabiola.

    ResponderExcluir