O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O ponto alto da fala de Dilma


Dilma na Onu

Por Paulo Nogueira 

Poucas coisas são mais maçantes que discursos de presidentes. Exclamação.
Mas a fala de Dilma na Onu merece uma reflexão por um ponto específico: a lucidez corajosa com que ela expôs a política externa brasileira. É um contraste formidável com o passado diplomático brasileiro, tão marcado no século 20 pela cabulosa e submissa lógica segundo a qual o que era bom para os Estados Unidos era bom para o Brasil.
Sublinho quatro pontos positivos:
1) A crítica à islamofobia que tomou de assalto os Estados Unidos e boa parte da Europa no rastro da assim chamada “Guerra ao Terror”. O infame filme “A Inocência dos Muçulmanos”, que provocou tantas mortes, é um símbolo da islamofobia.
2) O olhar agudo para a tragédia Síria. O regime corrupto de  Bashar Assad se engalfinha numa guerra civil na qual quem está pagando são os civis sírios. Tanto quanto as forças de Assad, os rebeldes, armados pelos Estados Unidos e aliados, cometem atrocidades. Dilma acertou em pregar um cessar fogo imediato.
3)  A defesa de um estado livre e soberano para os palestinos. Dilma está certa em afirmar que isso contribuirá para a paz na região.
4)  O fim do ignominioso embargo americano para Cuba. Já não foi suficiente, durante tanto tempo, os americanos terem tratado Cuba como um bordel? Não basta impor, há mais de 100 anos, uma base militar aos cubanos, a de Guantánamo, na qual se destaca, sinistra, a prisão homônina?.

Diário do Centro do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário