O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Coitada da Cidade Velha II - Projeto urbanístico volta à pauta de hoje da CMB



Projeto urbanístico volta à pauta de hoje da CMB  (Foto: Ney Marcondes)
Vereador Marquinho do PT, soltando o verbo contra os vendilhões
O projeto que dispõe sobre o modelo urbanístico do Centro Histórico de Belém e seu entorno, de autoria do vereador Raimundo Castro (PTB), mais uma vez não foi votado ontem, por falta de quórum. Apenas 15 vereadores registraram presença na sessão de ontem da Câmara Municipal de Belém (CMB). O projeto deve entrar na pauta de hoje.
A proposta, que abrange a área do Centro Histórico, tem causado polêmica. O projeto de lei, de fevereiro deste ano, altera o anexo IV- B da Lei nº 7.709/1994, que dispõe sobre a Preservação Histórica, Artística e Cultural do Município. O projeto em si ainda não foi votado, mas algumas emendas já foram aprovadas, como a que garante a construção de prédios de até 30m de altura no Centro Histórico de Belém. Agora, o autor do projeto tenta levar para votação um artigo que restringe a área para tais construções, limitando a extensões de 10 mil m².
Assim, somente o quadrilátero correspondente à avenida Padre Eutíquio, avenida Almirante Tamandaré, rua Veiga Cabral e travessa São Pedro seria atingido pelo projeto. No fim das contas, o Shopping Pátio Belém seria beneficiado e poderia expandir a área construída. “Passaria de 22 para 30 metros de altura, ou seja, apenas mais um andar seria criado”, explica Castro. 
Segundo ele, o projeto foi formulado a partir de uma visita de representantes do shopping à CMB. “Quando eles quiseram expandir, esbarraram na questão legal da altura máxima. Como estão surgindo outros empreendimentos em Belém, para competir em igualdade, é necessário que o shopping possa alterar o padrão de suas lojas”, justifica.
“Só estão divulgando o projeto original, que não delimitava a área”, afirmou Castro. No site da CMB, o vereador frisou que vai “aproveitar o projeto para revogar a lei que permite construções de até 40m no setor II B, do Centro Histórico, que está em vigor”. Ele se compromete a criar um Fórum permanente de apreciação do Plano Diretor do Município de Belém, com a participação de todos os membros do atual grupo técnico.
Na semana passada, foi aprovada a emenda que trata da área de carga e descarga no entorno do Shopping Pátio Belém, de autoria do vereador Fernando Dourado (PSD). Segundo a emenda, o shopping tem que aumentar o número de vagas destinadas a esse fim, se quiser expandir o empreendimento.

REPERCUSSÃO
Perder a memória de Belém. Este é o medo dos moradores da Cidade Velha e demais bairros que compõe o Centro Histórico, assim como de órgãos que defendem a sua preservação. Para tentar impedir a votação, ou ainda conseguir um parecer contrário ao projeto de Castro, que estava na pauta de ontem, algumas pessoas acompanharam a sessão com cartazes de “Belém está de luto” e “Fora Morgado”. Gervásio Morgado é autor de outro projeto que trata de construções.
“Estão deteriorando a memória das nossas futuras gerações. Não acho justo sacrificar o Centro Histórico para beneficiar o shopping. Se o projeto fosse exclusivamente voltado ao shopping e isso trouxesse desenvolvimento, seria válido por ser legal”, considera a aposentada Graça Brasil. A opinião dela é compartilhada pelo designer gráfico Maurício Paraense, 21. “A especulação imobiliária está se sobrepondo aos interesses da população e da história de Belém”.
Durante a sessão de ontem da CMB, vereadores eleitos que ainda não foram empossados, compareceram ao plenário para pressionar os atuais membros da casa. Alguns chegaram a discutir com o autor de um dos projetos, o vereador Gervásio Morgado, e sugeriram que ele saísse da Câmara “com moral” e abandonasse o projeto que está em tramitação desde outubro do ano passado.

(Dol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário