O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EGITO - A PRIMAVERA ÁRABE NÃO ACABOU ...


Protestos forçam Mursi a abandonar palácio presidencial no Egito

Cercado por milhares de manifestantes em torno do palácio presidencial, no Cairo, o presidente do Egito, Mohamed Mursi, decidiu deixar nesta terça-feira (04/12) a sede do governo, de acordo com a agência Reuters. O Ministério do Interior emitiu uma nota negando o fato.
Em comunicado, um responsável da segurança egípcia assegurou que o presidente deixou o palácio apenas após o seu expediente normal. E não houve confirmação, até a noite de hoje (04/12), de que ele teria abandonado o governo.
Respondendo ao chamado de líderes da oposição no Egito, milhares de manifestantes compareceram nesta terça-feira a marchas contra o decreto que expande os poderes do presidente e contra o projeto da nova Constituição do país.
Ainda de acordo com a Reuters, ao menos oito pessoas ficaram feridas no protesto, onde centenas de pessoas tentaram remover barreiras de arame farpado e soltaram fogos de artifício contra agentes de segurança.
A polícia respondeu com bombas de som, granadas de gás lacrimogêneo e tropas de choque e tenta dispersar a multidão aglomerada em frente à residência oficial da presidência.
Mais cedo, jornais e emissoras no Egito cumpriram a promessa de entrar em greve em protesto contra o decreto de Mursi. Ao menos 12 diários não circularam e cinco canais de TV prometeram ficar fora do ar na quarta-feira. Centenas de jornalistas se reuniram em frente à sede do sindicato da classe no Cairo, em ato contra o governo islamista.


Análise de conjuntura

Nenhum comentário:

Postar um comentário