O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MADURO RESPONDE AO ARROGANTE MINISTRO ESPANHOL COM ADVERTÊNCIA FORMAL


"NÃO SOMOS MAIS COLÔNIA" - MADURO RESPONDE A MINISTRO ESPANHOL COM ADVERTÊNCIA FORMAL


O candidato vencedor das eleições venezuelanas lançou uma solene advertência ao Governo de Madrid e aos seus interesses na Venezuela: “Cuidado, Espanha”. Nicolas Maduro respondia desse modo às declarações do chefe da diplomacia espanhola, José Manuel García-Margallo que manifestara um não reconhecimento do resultado eleitoral enquanto não forem recontados os votos. Mas os oito políticos espanhóis enviados à Venezuela como observadores pronunciaram-se favoravelmente sobre a correção do processo eleitoral.
García-Margallo tinha dito que é melhor esperar “para ver quem é o ganhador”. Exortara, além disso, ao “diálogo” do chavismo com a oposição e à recontagem dos votos, tal como reclama essa oposição, encabeçada pelo candidato Henrique Capriles.
Nicolás Maduro, no seu primeiro discurso como presidente eleito, reagiu violentamente às declarações do ministro espanhol, lembrando: “O povo da Venezuela já se libertou. Somos o povo de Bolívar, que há muito tempo derrotou as tropas do rei”.
Passando à contra-ofensiva, Maduro aconselhara os membros do Governo espanhol: “Tratem dos 25 por cento de desemprego, que estão a tirar a habitação aos trabalhadores (…), preocupem-se com isso, não com a Venezuela, que é um país livre e tem uma democracia”.
Para além disso, Maduro ameaçou que “tomará medidas a todos os níveis” se Madrid persistir numa política considerada de ingerência. E foi recordando os investimentos da companhia espanhola Repsol na exploração de petróleo e gás da Venezuela, que poderão ser afetados por uma deterioração das relações entre os dois países.
Com efeito, não há dúvida que as relações se deterioram. Para além das palavras de Maduro, há o gesto do ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros, Elías Jaua, de fazer regressar para consultas o seu embaixador em Madrid. Jaua respondeu à atitude expectante de García-Margallo, sobre o “ganhador”, afirmando: “Há aqui um ganhador”.
 


Fonte:RTP:

Nenhum comentário:

Postar um comentário