O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Paka-Tatu lança nova obra sobre a Cabanagem

Paka-Tatu lança nova obra sobre a Cabanagem (Foto: Divulgação)
Em ‘O Bravo Sangue Amazônico’, novo livro da saga ‘Em tempos Cabanos’, o personagem principal tenta evitar a represália contra o oficial que massacrou seu pai e mãe no porão do Brigue Palhaço. 

Mas os caminhos se cruzam novamente surgindo outra tragédia arquitetada pelo algoz militar. É nesse enredo de vingança, lutas e intrigas que o leitor é envolvido no segundo livro do romance cabano escrito pelo paraense Antônio Pinheiro Cabral e lançado pela editora Paka-Tatu. 
No centro da trama, o caboclo Santi tenta pôr fim à aflição que tem vivido. É então que ele se vincula ao valente amigo rebelde e braço direito dos líderes cabanos Batista Campos, Eduardo Angelim, Clemente Malcher e os irmãos Vinagre. “Por ser excelente navegador, caçador e guia, o amigo incumbe a Santi a missão de resgatar Batista Campos, que está escondido na igreja da Sé e escoltá-lo secretamente até a fazenda de Malcher, no Acará. Santi aceita, porém o anseio é a pura vingança, transformando-se num individuo frio e impiedoso”, comenta o autor.
 
No primeiro livro da saga, o enredo tenta inserir o leitor no universo que antecede as disputas da Revolução Cabana. Há referências ao clima da cidade, à exuberância da floresta amazônica e aos contrastes sociais da época.
“Agora, foi dado mais destaque à vida do personagem entrelaçado por artimanhas do jogo de poder para acender o pavio da revolta, não descartando o misticismo e a lenda regional. Coloquei também dois desenhos duplos e quatro desenhos simples, dando um toque especial à imaginação do leitor”, diz Antônio Cabral.
A ação, as lutas, perseguições e torturas ganham força em ‘O Bravo Sangue Amazônico’. E a trama já não se passa apenas em Belém. Há lutas na floresta e a morte do revolucionário Batista Campos, uma das figuras centrais do movimento cabano. E os conflitos vão aumentar na até então última etapa da saga, ‘A Cidade Escarlate’, que já está em fase de produção e deve chegar às livrarias em breve com o lançamento previsto para ocorrer na Feira Pan-Amazônica do Livro.




Fonte: (Dol) Free ilustration by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário