O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Rússia bloqueia acordo no G8 para intervenção dos EUA na Síria

Putin barrou planos de Obama de oferecer aparato militar aos opositores sírios.
A Rússia não permitiu que o G8 chegasse a um acordo sobre uma intervenção militar na Síria. Nesta segunda-feira (18/06), em reunião em Belfast, na Irlanda do Norte, Vladimir Putin reiterou que o governo russo condena as acusações dos EUA sobre utilização de armas químicas por Damasco.
Em entrevista coletiva, o presidente russo concordou que existe a necessidade de controlar a violência em território sírio, buscando um acordo político entre as partes envolvidas no conflito. 
No entanto, deixou claro que o país refuta que fortalecer a oposição seja o caminho correto. “Estamos de acordo em trazer as partes para mesa e negociar, mas não concordamos com o apoio aos rebeldes”, afirmou.
Obama e Putin concordam que a violência na Síria deve chegar ao fim; EUA e Rússia, no entanto, não chegam a um acordo na maneira
Aqui não há inocentes: esses dois monstros defendem somente seus interesses estratégicos e comerciais.A questão humanitária fica em último plano.(Nota do Mviva)
Com o posicionamento russo, os planos de Washington de obter um consenso no G8 sobre o fornecimento de armas para os opositores sírios foram frustrados.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou à imprensa europeia ao fim da reunião que “existe claramente uma grande diferença entre a posição da Rússia e dos outros países do G8”. O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, afirmou que, caso não haja uma grande mudança da posição de Moscou, “não haverá acordo”.
O terrorismo de estado esta na ordem do dia. Os lideres das maiores potências militares do mundo e, especialmente, os ditadores sanguinários,feito Assad, o praticam em escalada cada vez mais crescente. (nota do Mviva)
Após o encontro do G8, o presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou que os europeus vão “pagar o preço” caso decidam oferecer suporte aos opositores sírios. “Se os europeus fornecerem armas aos opositores, o quintal da Europa vai se tornar um palco de terrorismo e a Europa vai pagar o preço”, afirmou em entrevista ao jornal alemão Frankfurter. “Os terroristas vão ganhar experiência em combate e regressar com ideologias extremistas”, reiterou Assad. Segundo informações da Agência Efe, Obama rejeitou também que uma ação "com maior antecedência ou mais contundente" dos EUA evitaria a "tragédia". "Este argumento, que evitaríamos a atual tragédia e o caos que vemos na Síria caso tivéssemos agido previamente, ou de modo mais contundente, acho que é equivocada", disse.
Desde que começaram as manifestações contra o governo sírio, em março de 2011, o conflito causou mais de 93 mil mortes e fez com que milhões de pessoas se mudassem para outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário