O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 11 de junho de 2013

VIGILÂNCIA DA AGÊNCIA DE SEGURANÇA NACIONAL: OS EUA ESTÃO SE COMPORTANDO COMO A CHINA



___________________________________________________
Por: AI WEIWUI

Ambos os governos pensam que estão fazendo o que é melhor para o Estado e as pessoas. Mas, como eu sei, como abuso de poder pode arruinar vidas

·    

·     


Hong Kong páginas 11 de junho de 2013

NSA denunciante Edward Snowden e Barack Obama aparecem nas primeiras páginas dos jornais locais, em Hong Kong em 11 de junho de 2013. Foto: Bobby Yip / Reuters

Embora saibamos que os governos fazem todos os tipos de coisas é  chocante como as informações sobre a operação de vigilância dos EUA, Prism vieram á tona. Para mim, o grande poder que dispõe os governos de interferir na vida privada dos indivíduos, estão sendo usados de forma abusiva. Mas,este também é um momento importante para a sociedade internacional reconsiderar e proteger os seus direitos individuais.


Este abuso de poder do Estado vai totalmente contra qualquer entendimento sobre o que significa ser uma sociedade civilizada. Vai ser impactante se cidadãos americanos permitirem que esse tipo de ação continue porque os EUA tem uma grande tradição do individualismo e de proteção a privacidade, por isso tem sido um centro de pensamento livre e criatividade como resultado dessa postura.


Em nossa experiência na China, basicamente, não há privacidade em tudo - é por isso que a China está muito atrás do resto do mundo em muitos aspectos importantes: mesmo que ela já tenha se tornado um país tão rico, ainda assim, fica atrás em termos de paixão, imaginação e criatividade.


 Claro, vivemos sob diferentes tipos de condições legais - no oeste europeu e nas nações mais desenvolvidas há outras leis que podem equilibrar ou restringir o uso de informações que o governo coleta. Isso não é o caso da China, onde os indivíduos estão completamente despidos deste tipo de direito. Como resultado disso as Intrusões ilegais podem arruinar completamente a vida de uma pessoa, fato que, acreditava-se, não poderia acontecer nas nações ocidentais.


 Mas ainda assim, se sobre a China falamos de interferência abusiva dos direitos dos indivíduos, o 'Prism' norte americano faz o mesmo. Ele coloca os indivíduos em uma posição muito vulnerável. A privacidade é um direito humano básico, um dos valores próprios do núcleo familiar. Não há quaisquer garantias de que a China, os EUA ou qualquer outro governo não  usarão a informação falsa ou errada sobre qualquer individuo. Acho que especialmente uma nação como os EUA, que é tecnicamente avançada, não deveria tirar proveito deste seu poder, já que, desta forma, encoraja outras nações a fazer  o mesmo.


Antes da era da informação, o governo chinês poderia decidir quem era um contra-revolucionário só porque um vizinho relatou algo que tinha ouvido. Milhares e até milhões de vidas foram arruinadas por meio do uso indevido de tais informações.


Hoje, através de suas habilidades técnicas, o Estado pode facilmente entrar na conta de qualquer um banco, correio, e-mail, grampear conversas e besbilhotar contas em qualquer  mídia ou rede  social. A Internet e as mídias sociais nos darão sempre novas possibilidades de expor a nós mesmos.


Nunca nos expusemos dessa maneira antes e, isso nos torna bastante vulneráveis para quem quiser usar tudo o que publicamos contra nós mesmos.  

Qualquer informação ou comunicação, tecnicamente, pode colocar qualquer cidadão sob a vigilância do Estado. Muitas vezes, quando são empreendidas ações opressivas pelos estados para prender pessoas, eles já possuem antecipadamente boa massa de informação em suas mãos. Esse conjunto de informação faz parte do poder e, pode ser usado como uma maneira de controlar o indivíduo, para lhe dizer: sabemos exatamente o que você está pensando ou fazendo. Este poder de manipulação pode conduzir as pessoas à loucura.


Quando todos os seres humanos estiverem com bastante medo de sentir as consequências de tudo aquilo que já está exposto aos governos, vamos censurar-nos sobre o perigo do pensamento livre. Isso é perigoso para o desenvolvimento humano.

Na União Soviética, antes, na China de hoje, e até mesmo em os EUA, as autoridades sempre acham que o que eles fazem é necessário, e acreditam firmemente que aquilo que eles fazem é o melhor para o Estado e as pessoas.  


A grande  lição que as pessoas devem aprender com esta história é a necessidade de limitar o poder do Estado.

Se um governo é eleito pelo povo,é realmente para trabalhar para o povo, não deveriam ceder á essas tentações.

AI WeiWei
Durante minha prisão na China eu era vigiado 24 horas por dia. A luz estava sempre ligada. Havia dois guardas em turnos de duas horas de pé ao meu lado - até mesmo vigiavam quando eu engolia uma pílula; eu tinha que abrir a boca para que eles pudessem ver a minha garganta, era obrigado a tomar banho na frente deles; era observado enquanto escova os dentes, em nome da certeza que você não está atentando contra si mesmo. havia três câmeras de vigilância para garantir que os guardas não iriam se comunicar comigo.


Mas existiram guardas que, mesmo sob risco, sussurrando conversavam comigo. Eles contaram histórias sobre si próprios. Mesmo sob as condições mais restritivas, há sempre um lume de humanidade e privacidade .

Necessário é limitar este poder  para proteger a sociedade. Não se trata apenas sobre a necessidade de proteção de direitos individuais, mas de fazer com que isso seja mais saudável que alimentação.A civilização é construída sobre a confiança e todos devem lutar para defendê-la, e para proteger os nossos

aspectos mais vulneráveis ​​- os nossos sentimentos interiores, nossas famílias. Não devemos entregar os nossos direitos para outras pessoas. Sem o poder do Estado deve ser dado esse tipo de confiança. Nem para China,nem para os EUA.

  •  
  •  
  • Ai Weiwei Ai Weiwei no The Guardian 
  •  
  •  
  • Free ilustration by: militanciaviva!
    • The Guardian , 
    • I

Nenhum comentário:

Postar um comentário