O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O mau jornalismo da Folha



Impressionante a armação revelada por uma leitora da Folha e publicada por Luiz Carlos
Conta a história de um médico que aparece como fonta de um suposto movimento de desistência do programa “Mais Médicos”, pelo fato de este ser uma bolsa e, portanto, não pagar 13o salário e não recolher FGTS.
É obvio que se fosse para admitir médicos no serviço público, o Governo estaria preso aos critérios normais da administração: o contrato não poderia ter prazo determinado, nem lugar de exercício profissional determinado, nem os critérios de avaliação de desempenho que possui. FGTS também não teria, pois não o tem os servidores.
Mas voltemos à história da Folha.
Ela usa como exemplo dos médicos que estariam “desistindo” da inscrição para o “Mais Médicos” um certo cidadão que é médico do Hospital Sírio-Libanês, dá consultas particulares a R$ 450, é integrante do corpo clínico do Hospital da Clínicas da USP e ainda diretor de um projeto privado de que atende pacientes na favela de Heliópolis a R$ 40, segundo ele o valor que receberia por consulta dos planos de saúde.
Todos sabem que há um movimento de médicos que se inscreveram já com a intenção de desistir e tornar confuso o processo de seleção do Mais Médicos. O próprio médico em que a Folha se baseia procurou outros “desistentes” pelo Facebook, talvez para indicar â Folha.
Que o médico ouvido pela Folha não tenha o princípio da verdade como fundamento de sua ética, é problema dele.
Que a Folha mostra a seus leitores uma distorção como sendo a realidade, é um problema de ética jornalística que diz respeito à sociedade.
Na linguagem médica é um “falso positivo”, uma indicação falsa que leva a conclusões erradas.
 
Leia sobre esta barbaridade no Viomundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário