O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Justiça de SP barra ‘IPTU dos Pobres’, que diminui imposto dos 25 bairros mais humildes da cidade

O corajoso Prefeito Fernando haddad, de São Paulo.

Prefeitura deve recorrer ao STF para manter aumento do IPTU para os ricos

A Prefeitura de São Paulo deve tentar manter o aumento do IPTU com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal). Ontem, o Tribunal de Justiça suspendeu a elevação de até 35% do IPTU, sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT), a partir de 2014.
Em nota, a prefeitura confirmou que irá recorrer e fez questão de ressaltar que a decisão do TJ "não é definitiva".
A decisão do órgão especial do tribunal, que reúne 25 membros, é a principal derrota da administração petista na tentativa de reajuste do imposto --e de elevar a arrecadação em R$ 1,3 bilhão.
Ela foi tomada após ações da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do PSDB-SP, que questionavam a "razoabilidade" do aumento --muito acima da inflação, próxima de 6%-- e a maneira como ele foi aprovado na Câmara.
Embora a decisão do TJ tenha sido em caráter liminar (provisória), ela ocorre às vésperas de os carnês de cobrança do IPTU serem encaminhados aos contribuintes.
O órgão especial do tribunal --onde houve só dois votos a favor do reajuste-- se reunirá de novo somente em fevereiro.
Pelo projeto aprovado na Câmara, a alta do IPTU prevista em 2014 será de até 35% para imóveis comerciais e de até 20% para residenciais. Novos aumentos estão previstos nos anos seguintes.
A suspensão pelo tribunal abre brecha para que haja um reajuste conforme a inflação.
O desembargador Péricles Piza argumentou que haveria "tortuosa dificuldade" para devolver a quantia aos contribuintes caso a cobrança fosse considerada indevida no julgamento do mérito das ações da Fiesp e do PSDB.
A prefeitura já havia sofrido um revés anterior na Justiça, por meio de liminar obtida pelo Ministério Público, mas conseguiu revertê-la.
A Promotoria dizia que a votação havia sido antecipada pelos vereadores e realizada em sessão não agendada.
A gestão Haddad já afirmou que a alta do IPTU seria usada, por exemplo, para subsidiar a tarifa de ônibus, congelada em R$ 3.
Segundo Paulo Skaf, presidente da Fiesp e virtual candidato ao governo do Estado em 2014 pelo PMDB, "não é razoável aumentar um imposto acima dos ganhos de renda da população".
"A prefeitura pode cobrar a diferença depois, se a Justiça decidir pelo aumento. Mas cobrar mais primeiro e depois obrigar um cidadão a ir atrás da diferença, caso a decisão liminar seja mantida, é mais difícil", afirmou Ives Gandra Martins, jurista que atua a favor da Fiesp nesse caso.

Fonte: Folha - GIBA BERGAMIM JR/EDUARDO GERAQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário