O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ZENALDO TRANSFORMA BELÉM NUMA CIDADE SEM DIREITO A UM ANO NOVO

 
Somente o suprassumo da cara de pau em forma humana, poderia vir à público através de mensagens muito bem pagas para as rádios, jornais, rede de TV e também redes sociais, para dizer entre sorrisos brilhantes para os 'ferrados' contribuintes e eleitores da capital paraense - tenhamos em 2014 um " Feliz Ano Novo!".  

Todos ficam se perguntando: será que que o prefeito Zenaldo Coutinho vive numa espécie de 'bolha' intelectual que o aparta da cruel realidade?. Com tantos dramas que a cidade convive, somente alguém, cá do outro lado da Belém do Pará real, que fosse muito, muito, muito, otimista ou louco, poderia acreditar que o ano de 2014, será um ano bom de alegrias e surpreendentes novidades se depender dos tristes rumos em que estão colocadas as coisas em nossa capital por conta da atual gestão de Zenaldo Coutinho. 

FRUSTRAÇÃO REAL

Bradou o sorridente candidato Zenaldo durante a sua milionária campanha com o aval do governador Simão Jatene que, as suas prioridades caso eleito, estavam simbolizadas num triplo S: Saneamento; saúde e segurança pública

Saneamento - Boa parte da população de Belém, continua a chafurdar entre a lama e lixo a cada chuvarada que cai, em especial as famílias que habitam as periferias. O aguardado choque de macro-saneamento, a iniciar-se pelas aguardadas obras nas principais bacias do município,virou um samba para um ouvido surdo. Há falta de água potável e tratada em vários bairros da sofrida Belém e, este problema, continuará sendo um drama diário e revoltante, na medida que dezenas de novos condomínios horizontais são construídos na zona de expansão imobiliária ao longo da Rodovia Augusto Montenegro; a situação se agrava já que, até o momento, nunca existiu um planejamento sincero à suprir esta calamidade altura do desafio. Uma das principais razões esta na falta de investimento maciço na SAAEB - Serviço Autônomo de água e Esgoto de Belém, para que o órgão consiga cumprir minimamente o papel ao qual se destina, ou seja: levar água e saneamento para o povo. Há quem afirme que, o sonho dourado dos tucanos paraenses, seria promover a privatização desta entidade que se apresenta com um ótimo potencial arrecadador. 

SALVE-SE QUEM PODER!

Saúde - Quem ligar o seu aparelho de TV a qualquer hora, em qualquer canal, durante o noticiário local, sempre assistirá as mesmíssimas cenas tristes e macabras de sempre: são pessoas barradas nas portas dos principais  pronto-socorros: não há médicos para atender; não existem medicamentos adequados; faltam acessórios básicos; o calor impera onde não há climatização, é infestado de mosquitos. Não existem equipamentos para auxiliar cirurgias;  mormente encontram-se enguiçados os aparelhos de RX e hemodiálise e, principalmente, não há leitos suficientes; os corredores sujos vivem apinhados de gente gemendo de dor em macas improvisadas. 

A lista de mortos em Belém do Pará por falta de atendimento médico ou, atendimento inadequado, é gritante!; é um holocausto silencioso que já deveria ter chamado a atenção da OEA e da própria ONU, já que a própria justiça, através do Ministério Público, não fiscaliza os gestores incompetentes, assim como o Conselho Nacional de Justiça, precariamente comandado pela pavão global Joaquim Barbosa, parece ter lavado as mãos e faz vistas grossas para a falta de um conjunto de ações mais eficazes, por parte dos promotores. 

O S do risonho Zenaldo, neste quesito aqui, significa o S do 'Salve-se quem poder!'. A construção de novos hospitais e UPAS nos distritos, até agora, não passa de mentiras de palanque, uma vez que as promessas criminosamente deixaram de ser cumpridas. 

SEGURANÇA PÚBLICA - Esta questão aqui, merece ser um capitulo especial, por ser surrealista. Onde, como e quando será possível levar à sério o trabalho da Guarda Municipal de Belém?. Onde estão as estatísticas mirabolantes mostrando o fulcro horizontal e inestimável do trabalho desta força?.

Que fique claro, não nos referimos aos profissionais que a compõe, colaboram e dignificam esta corporação, se esforçando para tornar a entidade palatável e respeitável diante ao público; esses são trabalhadores dignos que  merecem todo o respeito da população. 

Tratamos aqui dos gestores, a começar pelo prefeito da cidade, que responde pela indicação do comando da entidade e dita as diretrizes das suas ações e planejamentos. Todos veem, não precisa ser falado que, as praças e monumentos históricos de Belém, salvo raras exceções, encontram-se desprovidas de agentes. 

A CTBEL, ou é AMUB?, ou qualquer coisa que signifique uma Companhia de Transito municipal, foi alvo de sérias acusações por parte dos próprios agentes de transito que, denunciaram  - com repercussão na imprensa nacional -  a existência de uma ilegal e descontrolada 'fabrica de multas'!. 
 
Por ser um órgão arrecadador, os guardas de transito seriam obrigados por seus superiores que controlam a autarquia, sob pena de retaliação, a praticar diariamente um determinado e absurdo número de multas contra os azarados motoristas da capital do Pará. A impressão que se tem é que esta realidade não mudou...

Zenaldo nunca esclareceu devidamente este absurdo praticado contra a população e contra a corporação. Mas paremos por aqui, já que esta linha de tristes lembranças sobre estas verdades, se perde num poço sem fundo... 

Mesmo não sendo um Ano Novo como desejaríamos que o fosse, sigamos em frente, enquanto existirem as urnas em outubro, sempre teremos a chance de nos livrarmos da incompetência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário