O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

De seus 10 principais programas, Globo perde ibope em 8


por Ricardo Feltrin

O caixa da Globo está cada vez mais gordo, o preço dos anúncios está cada vez mais alto, mas a audiência da emissora está em franca decadência. Pelo menos é o que aponta estudo com dez dos principais programas exibidos entre 2011 e 2013. O "F5" obteve uma lista com exclusividade. 
Só constam programas fixos: reality shows, como o "BBB", minisséries e outras produções temporãs estão descartadas para não distorcer os números. Vamos a eles, na comparação 2012/2013:
Caldeirão do Huck: -8%
Domingão do Faustão: -3%
Fantástico: -3%
Jornal Nacional: -8%
Video Show: -4%
Novela das 18h: -6%
Novela das 19h: -11%
Novela das 21h: -5%
Esporte Espetacular: +10%
Jornal Hoje: +6%
 
NUMERALHA
Em toda a tabela, dois pontos são notáveis: o primeiro, o fato de as últimas duas novelas das 19h —"Além do Horizonte" e "Sangue Bom"— terem perdido em média 11% do público. As últimas duas novelas das 18h —"Flor do Caribe" e "Joia Rara"— também perderam entre 6% e 8% de ibope. Tais novelas são estratégicas na programação. Se elas vão bem de ibope, elas acabam alavancando a audiência de toda a programação que vem a seguir. Quando vão mal, costumam ter efeito contrário.

Além do Horizonte

Vinicius Tardio, Juliana Paiva e Thiago Rodrigues protagonizam Além do Horizonte
 
JORNAL PRINCIPAL
Chama a atenção também o fato de que nos últimos dois anos, o principal telejornal da Globo, o "JN", perdeu um em cada cinco telespectadores, ou de 32 pontos para 26 pontos (cada ponto = 65 mil domicílios na Grande SP).

João Cotta/TV Globo
Os jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta, que apresentam o "Jornal Nacional", da Rede Globo
Os jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta, que apresentam o "Jornal Nacional", da Rede Globo
PORÉM
Do lado positivo pode-se notar a forte e positiva reação do "Esporte Espetacular", que recuperou 10% de audiência em 2013 e mais 8% em 2012.
E OS OUTROS?
Numa breve comparação entre as outras emissoras, nota-se que a Record ficou na mesma. o SBT teve um crescimento residual e o mesmo ocorreu com Band e RedeTV!
FALANDO EM ESTABILIZAÇÃO
O matinal "Encontro com Fátima Bernardes" finalmente achou sua velocidade de cruzeiro. É consenso na emissora que o programa tem personalidade (sic) e que já cativou seu público fixo. A atração tem ficado na casa dos seis ou sete pontos, muitas vezes empatando com o "Mais Você".

Fátima Bernardes


Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação
 
Fátima Bernardes no seu cenário novo
 
MUDANÇAS
Já o "Video Show" é caso de preocupação na Globo. Primeiro, porque a emissora tinha certeza que, com as mudanças de apresentador e mudança de quadros, o programa tinha tudo para decolar. Não só não decolou como também caiu cerca de 4% em 2013. Não é raro mais o "Video Show" passar vários minutos atrás da Record.
FUMOU, TRAGOU E GRAVOU
Estreia no próximo dia 2 de março o programa "Diálogos", na TV Cidade (Record Ceará). A apresentação é de Patrícia Calderon, que já fez duas entrevistas: uma com Marina Silva e outra com Aécio Neves. No bate-papo com o mineiro, Patrícia conseguiu fazer Aécio se soltar. Ele confirmou que já fumou maconha, que também foi muito baladeiro e que sua fama de estar sempre cercado de mulheres bonitas acabou, pois agora é um homem casado.
CONTEÚDO BOM, QUE É BOM
Canais estrangeiros instalados na TV paga estão comendo o pão que o diabo sovou para obter programação nacional de qualidade. O que não falta é projeto, diz um executivo da área. Tooooooodo mundo tem algum projeto de programa fenomenal, espetacular, fantástico e que vai abafar. Quando o roteiro é apresentado, porém, a vontade é de chorar (de raiva).
ALIÁS...
Quantas vezes a Warner vai reexibir o filme "Um Sonho Possível"? Mais duas exibições e o canal toma o Guiness World de repetecos, que pertence à Globo na década de 90, com o filme "O Feitiço de Áquila". Haja!
MAIS, POR FAVOR
Convidados para participar do reality show "O Aprendiz Celebridades", como Roberto Justus, estão indignados com o que consideram baixo o cachê para se isolar e se confinar no programa. A Record está oferecendo R$ 50 mil, só que alguns convidados tiram esse valor participando apenas de dois eventos ou uma campanha publicitária. Tira o escorpião do bolso, Justus.

Roberto Justus

Roberto Justus posa para a revista "Glamour"
 
SOBE
Overhaulin'
Muito bacana o retorno —ainda que de episódios atrasados— de "Overhaulin´", no Discovery Channel, um dos programas pioneiros de tunagem de carros de surpresa para pessoas geralmente com problemas de saúde ou de família. Reality shows com finalidades sociais, e sem apelação, são sempre bem-vindos. Longa vida a Chip Foose! <3 span="">
DESCE
"Divertics", da Globo
Fórmulazinha batida de humor, que lembra os piores momentos de "Zorra Total" (Globo) e "Vai que Cola" (Multishow). Piadinhas sem graça, enredos tolos... Melhor era ter deixado os "Os Caras de Pau" nos domingos à tarde mesmo.

Divertics Rogéria participa do "Divertics"

Fonte: F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário