O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

CAMPANHA 'EU QUERO CRECHE' É LANÇADA OFICIALMENTE HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM





A despeito do governo federal ter criado o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. 

Lamentavelmente o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e sua equipe, passa ao largo deste esforço de grande significado humano, social e político.


Não se vê nos distritos da capital um esforço sincero que denote um avanço libertário neste sentido, onde a maioria da população não dispõe de creches. Por conta deste desleixo inadmissível, a força de trabalho das mulheres mães,especialmente as mais carentes, fica seriamente prejudicada.
Sandra Batista, na base da fé e muita coragem, lidera o movimento em Belém do Pará "Eu Quero Creche"debatendo nas comunidades sobre a necessidade de multiplicação da importante campanha
Levando em consideração esta dura realidade, e ao mesmo tendo a necessidade de uma ampla mobilização da sociedade para a busca e consolidação do Proinfância, o Mandato da Vereadora Sandra Batista (PCdoB-PA) que, justiça se faça, tem se desdobrado em busca de apoio em parceria com os movimentos sociais organizados comprometidos com esta luta, esta lançando hoje na CMB a campanha “Eu quero creche”. 
Exibindo Convite Lançamento Campanha Eu Quero Creche.jpg
Cartaz oficial da mobilização

Este importante movimento pretende desenvolver inúmeras ações visando esclarecer e mobilizar melhor a sociedade sobre a necessidade de acesso à essa importante política pública. 
 
Para se ter uma uma ideia sobre a necessidade desta luta, próximo a setenta por cento da soma dos tomadores de microcrédito do Programa municipal Ver-O-sol, são mulheres, que se tornaram empreendedoras, muitas dela exercendo o provedor papel real de chefes das suas famílias, a maioria sem ter onde ou com quem deixar seus filhos, comprometendo a produtividade.


As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. 
 
Segundo esclarece a vereadora Sandra Batista,  que reivindica da prefeitura providencias para garantir o financiamento visando a construção de 79 creches e pré-escolas, além de mais 6 quadras escolares em Belém, entre 2007 e 2011, o Proinfância investiu na construção de 2.543 escolas, por meio de convênios com os entes federados; assinala também que, a partir de 2011, com a inclusão do Programa no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 3.135 creches e pré-escolas foram apoiadas com recursos federais, totalizando 5.678 novas unidades de educação infantil em todo o país. Em 2013 e 2014, o Proinfância tem o desafio de apoiar a construção de mais 6.000 creches e pré-escolas, além de repassar recursos para equipar as escolas em fase final de construção, com itens padronizados e adequados ao funcionamento das creches e pré-escolas. Mais de 2.500 municípios receberam apoio do FNDE para compra de móveis e equipamentos, como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros. Infelizmente o município de Belém esta entre os últimos colocados no usufruto destes benefícios por falta de interesse do atual prefeito e seu antecessor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário