O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Grafeno o material do futuro - Esta nova descoberta da Samsung pode tornar os smartphones flexíveis


grafeno Ilustração: estrutura cristalina hexagonal do grafeno



O Instituto de Tecnologia Avançada da Samsung (SAIT) descobriu uma forma de usar o grafeno para substituir o silício em aparelhos eletrônicos. Com isso, a empresa pode tornar os smartphones mais finos, mais duráveis e flexíveis.



O grafeno é mais fino (considerado bidimensional), resistente (mais que o aço) e condutivo (conduz elétrons 100 vezes melhor que o silício) do mundo. O material é formado por uma única camada de átomos de carbono que juntos formam uma estrutura hexagonal — o que o torna mais fino que papel.


Os cientistas do SAIT desenvolveram uma técnica para usar o grafeno sem prejudicar sua condutividade elétrica. O método permite que um único cristal sintetize grandes partes de grafeno e retenha as propriedades elétricas e mecânicas em uma área maior. 
Esse material é perfeito para ser usado na próxima geração de gadgets, como os smartwatches e smartphones, por causa da sua espessura, flexibilidade e quase total transparência. Como ele também é mais resistente que os componentes atuais, pode fazer com que os smartphones do futuro durem mais tempo e sejam mais resistentes a danos físicos.

O grafeno também pode mudar o design dos dispositivos eletrônicos. O iWatch da Apple, por exemplo, pode ser muito mais parecido como o conceito que circula na internet do que como os smartwatches atuais da Sony e Samsung.
É difícil dizer quando vamos ter aparelhos usando o grafeno, já que a empresa não citou planos de usar o novo método em seus produto, mas a descoberta da Samsung é um passo importante para trazer o futuro para o mundo real.

Vale lembrar que a fabricante já chegou a anunciar que lançaria dispositivos flexíveis e dobráveis em 2015, contudo, essa previsão foi feita antes da nova descoberta, no ano passado, durante o evento de analistas de mercado chamado de Analyst Day, realizado na Coreia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário