O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 27 de maio de 2014

UCRÂNIA: NOVO PRESIDENTE INICIA MANDATO DERRAMANDO MAIS SANGUE - GUERRA ABERTA EM DONETSK


Grief: A woman in the city of Slovyansk after seeing the body of her neighbour, a civilian killed by shrapnel

Caças do governo de Kiev bombardeiam posições de independentistas que tomaram o aeroporto internacional de Donetsk, e há também combates em torno da estação de metrô. 
Action: The crisis in eastern Ukraine spilled over into violence, with pro-Russian separatists (pictured) coming under fire from the government after descending with guns and rocket launchers on the airport
Forças pro-Rússia ocuparam o aeroporto se mobilizam durante o ataque ao aeroporto

Petro Poroshenko, novo presidente ucraniano eleito com 54% dos votos, promete lutar por uma Ucrânia unificada.
Helicóptero sobrevoando o aeroporto de Donetsk. Imagem da RT

O aeroporto e a estação de comboios de Donetsk, no leste da Ucrânia, estão transformadas em cenário de guerra... 
Killed: The fighting was not limited to Donetsk airport. In the eastern city of Slovyansk, 60-year-old Olga Prokhorenko lay dead by the roadside (pictured) after being hit by shrapnel. She was attended to by medics
Mulher ferida por estilhaços de bomba é atendida por paramédicos

pouco mais de 24 horas após a vitória do milionário Petro Poroshenko nas eleições presidenciais ucranianas. 
A Pro-Russian insurgent takes position on the roof of the Donetsk international airport
pró-russos se posicionam no alto do aeroporto

Caças e helicópteros do governo de Kiev dispararam sobre as milícias de autodefesa que defendem a independência da região. 
Death: Citizens react as they see the lifeless body of a man killed by shrapnel following a shelling from Ukrainian government forces in Slovyansk
Morte: Cidadãos reagem chorando indignados diante do corpo sem vida de um conhecido morto por estilhaços após um bombardeio das forças do governo ucraniano em Slovyansk

Estas forças ocuparam na madrugada desta segunda-feira o aeroporto internacional, e agora as tropas ucranianas tentam desalojá-las.

Segundo o colaborador do Público.es Alberto Sicília, que se encontra próximo do aeroporto, vários caças Sukoi e MiG sobrevoaram o aeroporto e bombardearam as posições daqueles a quem o governo de Kiev chama de “terroristas”. 
Injury: Pro-Russians helped a fellow fighter into the back of a car after he was hurt near Donetsk airport
Combatente Pró-russo ferido é socorrido por companheiros

Um comunicado da autoproclamada República Popular de Donetsk afirma que “os ocupantes ucranianos bombardeiam o aeroporto internacional de Donetsk. 
The air strikes appeared to be the most visible operation of the Ukrainian troops since they started a crackdown on insurgents last month. Pictured: A flare released by one of the Ukrainian helicopter gunships
Há caças-bombardeiros. Sobre o céu de Donetsk há aviões e helicópteros.”
 Militants: Pro-Russians arrived earlier today and demanded the withdrawal of Ukrainian patrol troops
Ao mesmo tempo, tropas dos dois lados combatiam pelo controle da estação de metrô de Donetsk, onde teriam já morrido pelo menos duas pessoas.

                        Primeiro teste de Poroshenko

Vow: Prior to news of the strike, Ukraine's new president-elect Petro Poroshenko had promised to negotiate an end to a pro-Russia insurgency in the east and saying he was willing to begin talks with Moscow
Petro Poroshenko - inicio de mandato com as mãos sujas de sangue
O milionário Petro Poroshenko venceu as eleições com 54% dos votos, evitando um segundo turno eleitoral. Em segundo lugar ficou a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, com cerca de 13% dos votos.
Um porta-voz do governo ucraniano afirmou que foi dado um ultimato para que as instalações sejam desocupadas; caso contrário, serão tomadas “medidas de força para libertar o aeroporto”.

Caught in the crossfire: A civilian in summer shorts was forced to run for cover amid fighting near the airport
O novo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou que o seu primeiro objetivo é pôr fim à guerra que se instala no oriente do país. O milionário venceu as eleições com 54% dos votos, evitando assim ter de se apresentar a um segundo turno eleitoral. Em segundo lugar ficou a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, com cerca de 13% dos votos.
On the run: Journalists flee from the fighting outside the airport amid tensions unseen since the Cold War
Poroshenko afirmou que a eleição presidencial foi de âmbito realmente nacional, tendo votado todo o país. Prometeu uma amnistia às forças pró-independência que entregarem as armas, mas prometeu uma luta sem quartel aos responsáveis pela morte de pessoas na região.
Sporting chance: Mr Poroshenko appeared alongside Kiev mayoral candidate, heavyweight boxer Vitalii Klitschko at the press-conference in Kiev today
Poroshenko
Poroshenko comprometeu-se na campanha eleitoral a lutar por uma Ucrânia unificada, o que inclui a devolução da Crimeia, e uma opção europeia, com o reforço das ligações com a União Europeia.

 Fonte: Público

Artigos relacionados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário