O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Máquinas políticas terão peso decisivo na reta final

247 – Em nova coluna em seu blog no 247, Tereza Cruvinel afirma que, mantida disputa equilibrada entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o candidato do PSDB, Aécio Neves (PSDB), "ficará evidente que o marketing não desempata mais a disputa" e que a decisão do vencedor no segundo turno terá de vir da força das máquinas políticas. "Isso acontece quando, esgotados todos os recursos de autopromoção e desconstrução do outro, a decisão passa a depender da força eleitoral dos agentes políticos aliados a cada um", diz ela.
"No caso presente, dos candidatos a governador, dos prefeitos e caciques regionais com poder de influência sobre a decisão de grandes blocos de eleitores. São os feudos, outrora chamados de currais eleitorais", continua a jornalista, sobre o cenário atual. Ela cita que, em 2002, as máquinas pesaram muito a favor da vitória de Lula contra Serra, assim como no segundo turno de 2010, quando Lula articulou a ação dos aliados de peso a favor de sua candidata, Dilma Rousseff.
"Em matéria de marketing, a não ser que voltem a partir para os golpes baixos, tática de que parecem ter desistindo, os dois candidatos já queimaram os principais cartuchos", observa Tereza. Ela acredita que, "estando no poder, tendo a gratidão e o apoio de boa parte dos governadores e dos prefeitos, Dilma leva vantagem na ação das máquinas eleitorais nos estados". Mas que Aécio, "em matéria de 'grandes máquinas', conta com alguns puxadores importantes, como a família Campos em Pernambuco, Geddel Vieira Lima na Bahia, os Bornhausen em Santa Catarina, Marcone Perillo em Goiás, para ficar nos estados com maior peso".
Com a vantagem numérica nas pesquisas e uma militância aguerrida, o PT pode novamente fazer a diferença nos últimos dias. Leia a íntegra em Quando as máquinas é que decidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário