O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

juliana-alves-4
Rojane Frodique

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. 



Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.



A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.



O vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, diz que a luta que os governos do partido têm travado para ampliar as oportunidades, principalmente para diminuir as disparidades entre brancos e negros no País. “A democracia plena, pressupõe que haja uma verdadeira igualdade de oportunidades para todas e todos”, afirma o dirigente.



 Em 2003, durante governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar nacional. Em 2011, gestão da presidenta Dilma Rousseff, foi instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.



As ações afirmativas para promoção da igualdade racial também ganharam força após a chegada do Partido dos Trabalhadores na Presidência da República. Em 2010, o ex-presidente Lula instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, com objetivo de garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, defesa dos direitos étnicos e combate à discriminação.



De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros e pardos correspondem a 50,7% da população brasileira. Os programas sociais implantados pelos governos do PT beneficiaram diretamente a população negra brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário