O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Brasil e EUA reabrem diálogo na cúpula do G20



247 – Em uma primeira agenda formal desde a crise diplomática provocada pelos abusos da espionagem norte-americana, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir com Barack Obama durante o G20 na Austrália, neste final de semana.
No último G20, logo depois da descoberta da ação da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) no Brasil, Obama tentou, sem sucesso, convencer Dilma a não cancelar a visita de Estado a Washington, marcada para outubro.




Desde então, a Casa Branca sinalizou vários gestos de reaproximação, incluindo iniciativas para controlar o serviço de espionagem. Em visita à Copa do Mundo no Brasil, o vice-presidente Joe Biden também tentou relançar o convite dos EUA. O último gesto foi feito após a reeleição de Dilma Rousseff em uma ligação pessoal de Barack Obama para felicitá-la.
Com a reabertura de diálogo, os dois líderes devem relançar acordos comerciais como o Open Skies, que ampliaria opções de rotas para viagens aos EUA a partir do Brasil. Outra tema em pauta é o Visa Waiver, que derrubaria a obrigatoriedade de visto para turistas dos dois países. 
A presidente também deve se encontrar com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente da China, Xi Jinping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário