O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Jogo sujo!: A estratégia da ultradireita de emparedar Dilma - Como colocar a crise nas costas dos mais fracos


tavares
Conceição Tavares quer participar do debate. Será que Dilma ouvirá apenas o mercado?

Viomundo da Redação

Primeiro, logo depois do primeiro turno, tratou-se de desqualificar os votos de Dilma Rousseff. Nisso, a mídia contou com o inestimável apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que definiu o PT como o partido dos grotões.

Repetiu-se a estratégia depois do segundo turno, com o mesmo objetivo: a tese do “país dividido”, azul e vermelho, servia à oposição, ainda que baseada em estatísticas enganosas.


O retorno “triunfal” de Aécio Neves ao Senado foi combinado com duas novas palavras no léxico dos colunistas: bolivarianismo e estelionato.
A derrubada do projeto da Política Nacional de Participação Social na Câmara teria sido reação ao primeiro, quando foi muito mais que isso: deveu-se à estratégia de emparedamento praticada pelo PMDB, que sempre antecede a barganha por cargos no Executivo. Neste caso, nenhuma novidade no front.
A tese do “estelionato eleitoral” não se refere ao fato de que Geraldo Alckmin sempre disse que estava tudo bem na crise hídrica paulista — e agora, pós-eleição, a Sabesp anuncia planos para reutilizar água do esgoto, enquanto o governador pede ajuda em Brasília.
Ela — tese do estelionato — cabe apenas no aumento da gasolina. Coisa de Dilma.
Desqualificar para enquadrar, é o que está em andamento.
Objetivo: forçar a adoção da plataforma eleitoral dos derrotados.
Por que?
Para conquistar a austeridade que garanta o pagamento dos juros. Para garantir que o peso da crise não ameace os banqueiros, mas recaia sobre os assalariados.
É incrível como a matriz se repete. Teríamos um apagão elétrico. A Copa do Mundo seria um fracasso retumbante.
O segundo mandato de Dilma, antes mesmo de começar, está inapelavelmente fadado a sucumbir. Basta ler os jornais para constatar.
Tem até gente fugindo do Brasil para evitar o naufrágio de uma economia com pleno emprego!
A pergunta que cabe fazer, agora, é a que Ricardo Melo fez hoje. Dilma vai mesmo se render às manchetes?
Acompanhem:

Dilma e seus dilemas

Manchete de alguns dos principais veículos de comunicação do mundo, o esquema de sabotagem tributária praticado por bancos e multinacionais dá ideia dos desafios colocados para governos como o de Dilma Rousseff.
A reportagem é produto de uma ação colaborativa de jornalistas de diversos países.
No Brasil, Fernando Rodrigues, do UOL, orientou o trabalho investigativo e a publicação da papelada. O resultado mostra números estarrecedores, com a licença do adjetivo tão caro à presidente.
Para falar apenas daqui, em 2008 e 2009 os bancos Itaú e Bradesco “economizaram” R$ 200 milhões em impostos graças a um esquema montado num paraíso fiscal europeu “Luxemburgo”. Formalmente, a negociata atende pela rubrica de elisão fiscal, eufemismo usado por bilionários para explorar brechas da lei com o objetivo de fugir de tributos. A sutileza obviamente não está ao alcance da maioria trabalhadora e assalariada: esta é mordida pelo Leão diretamente no holerite.
A essência da jogatina é declarar lucros muito menores do que os obtidos. Uma imoralidade completa. Para “lavar” a mentira, os grupos entram em acordo com empresas de auditoria para desbravar os caminhos da “elisão fiscal”.
No momento seguinte, as mesmas firmas de controle endossam os balanços dos clientes. A promiscuidade lembra a tabelinha entre agências de risco, auditorias e a banca internacional que desembocou na crise de 2008. Vários nomes, aliás, aparecem nos dois momentos. Uma diferença: enquanto em países como os Estados Unidos e Grã-Bretanha a banca tem sido obrigada a devolver ao menos parte dos prejuízos, por aqui nada acontece.
Os sonegadores, claro, juram respeitar a Justiça. É o cinismo vendido como verdade. Citam em sua defesa uma lei escrita a quatro mãos com o paraíso fiscal justamente para atender a interesses do tubaronato multinacional. “Trata-se de mais um planejamento tributário internacional abusivo, com o único propósito de gerar redução dos impostos”, resumiu o subsecretário de Fiscalização da Receita, Iágaro Martins (Folha de S.Paulo, 06/11).
Além de mostrar o tamanho do problema, semelhante avaliação de uma autoridade oficial torna ainda mais incômodo o silêncio dos altos escalões do governo Dilma diante destes descalabros. Pior.
Em vez disto, a presidente reeleita e seus auxiliares vêm entoando músicas para agradar o tal mercado. Fala-se em cortar gastos, em ampliar a fiscalização sobre benefícios da Previdência e reduzir a ação de bancos públicos.
Nada se ouve nos altos escalões a respeito de demandas sociais e, por exemplo, da cobrança de multas bilionárias como a devida pelo Itaú por conta da fusão com o Unibanco. Já os bancos continuam batendo recordes de lucratividade enquanto a economia do país patina.
O Planalto pode tentar fazer os malabarismos habituais para adiar medidas a favor do povo que o elegeu. Invocar a governabilidade, a necessidade de acordos com a base aliada etc. são platitudes habituais. Tampouco imagina-se que a montagem de um governo seja simples como a troca de diretoria de clube de futebol.
Mas os sinais são importantes, sobretudo na política. E é impossível manter compromissos com a maioria mais pobre sem que os ricos aceitem abrir mão de ganhos imorais. A conta não fecha. Na sua estreia, o maior risco da nova administração não é o de desagradar a oposição. É o de perder o pé da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário